Qual é a importância do email marketing para empresas?

Qual é a importância do email marketing para empresas?

Provavelmente você ou alguém que lida com o digital já teve esse questionamento: qual é a importância do email marketing para as empresas?

Muito conhecido tanto pelos usuários da internet quanto por especialistas em marketing digital, essa é mais uma das ferramentas disponíveis que permite diversos caminhos, que podem ser desde nutrir leads até fazer um pós-venda, oferecer um serviço ou produto, ou mesmo trazer uma novidade.

No entanto, por ser relativamente antigo, ter mais de 40 anos e ter surgido muito antes de outras estratégias como as redes sociais e o SEO, algumas pessoas se questionam sobre a relevância do email marketing e se está ele ficando obsoleto.

Por esse motivo, hoje iremos falar sobre a sua importância, seus tipos e como criar a campanha perfeita. Continue a leitura!

Qual é a importância do email marketing para a estratégia digital?

Antes de abordar a importância dessa ferramenta, é importante salientar o quanto ela é usada ao redor do mundo para distribuir conteúdo, ou seja, por 87% das empresas B2B e 79% das empresas B2C.

Além disso, só em 2021, foi constatado que 4,03 bilhões de pessoas usam emails, tanto para se comunicar como para tratar questões de empresas ou apenas acessar sua caixa de mensagens, ou seja, é um público muito grande e com potencial de compra e engajamento.

Agora vamos ao que interessa. Essa ferramenta, que possui bilhões de usuários e é muito bem vista pelas empresas como canal de comunicação e distribuição de conteúdo, também é importante na questão de nutrir leads, aproximar as relações com a base de contatos, assim como enviar promoções, entre outros tipos de comunicação.

A importância do email marketing é muito grande, além do fato do disparo desses conteúdos terem um custo relativamente baixo em relação a outros tipos de mídia, é possível saber quem os recebeu, abriu, tirou seu endereço da lista de leads, dentre outros dados.

Quais são os tipos de email marketing?

Agora que você já sabe da importância do email marketing, conheça seus tipos e aproveite para se inspirar e obter mais presença digital.

Newsletter

O foco desse tipo é estreitar relações com a base de leads, de modo a oferecer apenas conteúdos, sem cunho de vender diretamente alguma coisa.

Geralmente uma newsletter é composta por links para textos de blogs, novidades do setor ou alguma dica para o usuário, de modo a não colocar apenas dados da empresa como prioridade.

Nutrição de lead

Também chamado de fluxo de nutrição, esse tipo de estratégia tem como foco criar uma série de emails com informações importantes e que auxiliam o lead a transitar pelo funil de vendas até chegar à posição desejada, que é a finalização da compra.

Geralmente esse tipo é criado para um grupo específico de contatos que apresentou interesse em determinado tema, mas que precisa ser trabalhado para se tornar cliente.

Transacional

Provavelmente você já recebeu um conteúdo desse tipo. Ele é um modelo pronto e é enviado automaticamente após determinada ação do cliente em potencial.

Exemplos dessa estratégia são os emails enviados após um cadastro, mensagens de agradecimento por uma compra ou até mesmo um aviso de carrinho abandonado, no caso dos e-commerces.

Release

Diferente dos outros tipos, o release é direcionado para jornalistas e veículos de comunicação, falando sobre alguma ação da empresa ou novidade que sejam dignos de cobertura.

É muito específico e direcionado, além de necessitar uma comunicação bem objetiva para interessar esses criadores de conteúdo.

Convites

Os emails também podem ser usados para convidar a base de leads para eventos. Mas, é preciso ser cauteloso na questão de enviar adequadamente todas as informações necessárias para o comparecimento.

Além disso, é interessante informar brevemente a importância do evento e por que ir até ele.

Como criar uma campanha de email?

Mais importante do que apenas saber a importância do email marketing, é preciso aprender sobre como fazer a sua campanha.

Utilize uma ferramenta

É muito importante contar com uma ferramenta, já que ela automatiza envios, traz dados interessantes sobre cada disparo e permite que o trabalho seja mais rápido e com menor chance de erros.

Dependendo da ferramenta escolhida, ela pode te auxiliar com os templates e segmentar a base.

Invista em conteúdo rico e personalizado

Mais do que enviar emails com uma boa ferramenta, é muito importante se atentar ao que você quer conquistar com eles.

Por isso, além de ter objetivos bem traçados, crie conteúdos de qualidade, ricos em informações relevantes e personalizadas para cada base.

Em vez de mandar apenas um modelo para todos, aproveite para separar seus leads de acordo com etapas do funil de vendas, ou dividi-los por clientes antigos, novos e aqueles que entraram agora para a base de mailing.

Tenha um design responsivo

80,8% das pessoas afirmam abrir emails no celular. Por isso, é muito importante que o conteúdo seja responsivo e se adeque perfeitamente a qualquer tipo de dispositivo, sem perder qualidade.

Do contrário, pode ter uma alta taxa de rejeição, perda de engajamento, assim como maiores cancelamentos de assinatura.

Gostou de saber mais sobre a importância do email marketing? Aproveite para continuar em nosso blog e entender mais sobre as vendas omnichannel também.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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