Como se destacar e ter um bom e-commerce?
Sua empresa já avaliou a possibilidade de desenvolver um bom e-commerce e expandir os negócios?
As estatísticas apresentam dados muito favoráveis para implantação de uma loja virtual, oportunizando ao seu empreendimento o atendimento a novos mercados e excelentes negócios.
Segundo um levantamento da Neotrust, o e-commerce no Brasil registrou, em 2021, um faturamento recorde, atingindo a impressionante marca de R$ 161 bilhões.
Esse número foi 26,9% maior se comparado ao resultado de 2020.
A empresa prevê para o ano de 2022 um novo recorde, onde as projeções indicam que o mercado virtual irá atingir os R$ 174 bilhões, ou seja, um novo crescimento na ordem de 9%.
Outro dado que vale a pena conhecer é que, conforme a pesquisa anual TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 83% da população brasileira possui acesso à internet.
Diante desses dados, não é difícil reconhecer que um bom e-commerce pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e de que forma a sua loja virtual pode se destacar e conquistar grandes resultados. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante e fundamental assunto!
Dicas para um bom e-commerce
Apesar dos números positivos e das possibilidades que a internet oferece a quem deseja ter sucesso através desse canal, não basta marcar presença, é preciso que um bom e-commerce seja desenvolvido para se atingir os objetivos.
Para isso ocorrer, algumas ações precisam ser desenvolvidas e técnicas utilizadas no dia a dia da operação. Vamos conhecê-las:
Ter um funil de vendas
Funil de vendas se refere a reconhecer em que etapa do processo de compra o seu visitante se encontra.
O lead, como é chamado o visitante que chegou na sua loja e está interessado em conhecer algum produto ou serviço, precisa de apoio para:
- conhecer a solução da sua empresa,
- localizar facilmente o que deseja,
- receber informações de qualidade para ajudá-lo na decisão da escolha,
- realizar o pedido de forma fácil e intuitiva,
- confirmar o pedido e receber o seu produto no prazo estabelecido.
Para cada uma dessas etapas, ações devem ser realizadas, facilitando o processo e incentivando o lead ao fechamento do negócio.
Isso significa que não basta apresentar apenas a relação de produtos e os preços em sua página de vendas, é preciso estratégia para ajudar o cliente a decidir e fechar o pedido.
Bom relacionamento com o cliente
Relacionar-se bem com o cliente não é mais segredo para nenhuma empresa, portanto, mesmo que virtualmente, é necessário que ações sejam tomadas para que o lead sinta-se valorizado e bem recebido pelo seu negócio.
Ações de marketing precisam ser tomadas para que o visitante lembre-se da sua empresa em suas navegações na internet, onde materiais e conteúdos relevantes a respeito das buscas realizadas sejam apresentados.
Para isso, existem ferramentas que podem ser utilizadas, negócios podem ser gerados a partir da troca de mensagens e materiais adequados remetidos aos potenciais clientes.
Técnicas de SEO
Aproveitando o assunto que envolve “conteúdos”, não basta apenas desenvolver uma boa redação sobre algum tema e publicá-lo na internet, é preciso aplicar as técnicas de SEO.
O SEO, Search Engine Optimization, é a estratégia utilizada para a otimização de mecanismos de busca, ou seja, são os parâmetros que precisam ser utilizados e atendidos para que aplicativos como o Google possam localizar o seu artigo e apresentá-lo ao usuário que está fazendo alguma pesquisa a esse respeito.
Para isso, esses posts precisam ser escritos obedecendo alguns critérios, como, por exemplo:
- utilização de palavra-chave,
- links internos,
- links externos,
- uso de bullet-points,
- tamanho máximo de linhas por parágrafo,
- chamadas para ação, etc.
A aplicação dessas regras possibilita que o seu post seja apresentado nas primeiras páginas de uma pesquisa, o que aumenta substancialmente as chances do usuário clicar em seu link e ter acesso ao seu conteúdo.
Presença de marca nas redes
Marcar presença na internet não se limita a disponibilizar um bom e-commerce e um blog com conteúdos de qualidade.
Sua empresa precisará estar presente nas redes sociais, ou seja, deve avaliar as melhores opções para o seu negócio e publicar conteúdos em plataformas como:
- Facebook,
- YouTube,
- Instagram,
- WhatsApp,
- LinkedIn,
- Twitter, etc.
Bom planejamento
Todas essas ações necessitam de um bom planejamento.
É preciso saber o que, como e quando realizar ações, campanhas e publicações que possam trazer resultados a operação.
A criatividade e a interatividade com o seu público é fundamental para se alcançar os resultados, algo impossível de ser realizado se não houver um estudo estratégico e um plano de trabalho organizado e de qualidade.
Gestão logística
Por fim, nenhuma dessas ações terá sucesso se a gestão logística da sua empresa não for bem estruturada. Isso significa:
- possuir nos estoques os produtos oferecidos na loja virtual,
- ter capacidade de atendimento aos pedidos,
- entregar as mercadorias no tempo estabelecido,
- capacitar os colaboradores para o desenvolvimento das tarefas que envolvem um bom e-commerce.
Possivelmente, você esteja pensando em como desenvolver todos esses processos, pois não imaginava existirem tantos detalhes envolvendo a implantação de uma loja virtual.
O melhor caminho para atingir os objetivos é contar com especialistas que conheçam do assunto e possam ajudá-lo a implementar e manter cada um dos itens aqui mencionados.
Agora que você já sabe o que fazer para implantar e destacar-se com um bom e-commerce, leia nosso post que apresenta detalhes em como promover um blog!