Como fazer vendas por e-mail de forma eficaz?

Como fazer vendas por e-mail de forma eficaz?

Como fazer vendas por e-mail de forma eficaz?

As vendas por e-mail são uma estratégia comum no marketing e podem trazer resultados bastante positivos para a empresa quando são realizadas de forma eficiente.

Segundo estudos do Content Marketing Institute, em 2019, 87% dos empreendedores já utilizava essa estratégia para compartilhar seus produtos e serviços.

Neste post, explicaremos tudo que você precisa saber para aplicar as vendas por e-mail de maneira eficiente. Continue a leitura!

Como funcionam as vendas por e-mail?

As vendas por e-mail são uma estratégia utilizada por empresas de diversos segmentos, visando aumentar e fortalecer uma base de contatos.

Embora a presença nas redes sociais seja, atualmente, uma das maneiras de estabelecer uma conexão com os membros do seu público-alvo, essas plataformas não oferecem a possibilidade de um acompanhamento efetivo.

A comunicação mais direta do e-mail permite que o empreendimento direcione melhor o conteúdo oferecido, fazendo ofertas mais diretas de produtos ou serviços, por exemplo.

Trata-se de uma forma de criar conexões mais duradouras e criar uma relação mais próxima com esses destinatários.

Existem modelos prontos de e-mail?

A quantidade de informações promovida pela internet facilita diversos processos, incluindo as vendas por e-mail.

Hoje em dia é fácil encontrar modelos desse tipo de conteúdo, que são apenas preenchidos com informações específicas de cada empresa e cliente.

No entanto, é importante ter cautela ao utilizar tais propostas, certificando-se de que a comunicação não se torne impessoal e distante.

A linguagem utilizada, por exemplo, é algo que deve ser observado, para garantir que seu e-mail transmita a imagem desejada ao destinatário.

Além disso, um conteúdo personalizado é sempre a opção mais desejável, pois demonstra autenticidade por parte da empresa e preocupação com o cliente.

Dicas para vender mais por esse canal

Para utilizar as vendas por e-mail de maneira eficaz, conhecer algumas dicas pode ser fundamental.

Mantendo-se atento a alguns fatores que entram em jogo nessa comunicação, é possível aplicar essa estratégia com maiores chances de sucesso.

Faça conteúdo relevante para a persona

Primeiramente, é essencial ter em mente quem é a persona abordada pelo e-mail, quais seus principais objetivos e necessidades.

Ter consciência a respeito do funil de vendas também faz toda a diferença nesse momento, pois permite que o conteúdo produzido seja o mais relevante possível para cada etapa.

Esse funil, dividido entre topo, meio e fundo, diz respeito às fases pelas quais o cliente passa desde o conhecimento da marca até a decisão de compra.

Por exemplo, se seu e-mail é direcionado a pessoas no primeiro estágio, deve ser elaborado de modo que atraia a atenção do destinatário para um problema que seu negócio pode solucionar.

Se o objetivo é atender à etapa de meio, já é possível apresentar soluções mais concretas, fazer ofertas e mostrar seu produto ou serviço.

No estágio final, por outro lado, pode ser o momento de oferecer uma promoção ou outro tipo de vantagem adquirida com a compra.

Esse planejamento é essencial para que o cliente veja relevância no e-mail, otimizando a comunicação e possibilitando a venda.

Inove nas abordagens

Por se tratarem de uma estratégia eficaz, as vendas por e-mail são bastante utilizadas por diversas empresas, por isso é importante que seu conteúdo se destaque entre os demais.

Ao elaborar uma abordagem, procure ser original e autêntico, encontrando maneiras de chamar a atenção do cliente.

Isso pode ser feito ao mencionar um contato em comum, um problema que você pode solucionar ou um desejo ao qual sua empresa pode atender.

Essas são maneiras de estabelecer uma conexão com o cliente desde o primeiro momento, tornando essa abordagem mais efetiva e bem direcionada.

Use frases curtas

Hoje em dia, usuários da internet são constantemente bombardeados por informações, o que pode gerar uma sobrecarga e desinteresse em conteúdos longos.

Nesse cenário, a brevidade e a objetividade se tornam aliados poderosos das vendas por e-mail, pois fazem com que o cliente esteja mais propenso a conferir o conteúdo recebido.

Frases curtas são indicadas tanto para o assunto do e-mail quanto para o corpo do texto, que também deve ser sucinto e eficiente.

Essa estratégia auxilia o cliente na visualização da mensagem elaborada, evitando que sua atenção se disperse ao longo da leitura.

Use uma call to action que chame a atenção

A call to action (CTA), ou chamada para ação, é a condução do cliente a tomar uma atitude frente ao conteúdo recebido.

Trata-se de frases elaboradas com o objetivo de levar o leitor a uma etapa seguinte, que pode consistir em realizar a leitura de um post, assinatura de uma newsletter, entrar em contato ou adquirir o produto oferecido.

Para planejá-la de maneira eficiente, mais uma vez é essencial estar atento à etapa do funil de vendas em que o destinatário se encontra, para que sua ação seja direcionada de maneira eficaz.

Invista em uma CTA que chame a atenção do leitor e destaque-se no texto, impulsionando sua ação na direção que você deseja.

Não esqueça da assinatura

Um dos pontos fundamentais das vendas por e-mail é marcar a presença da empresa no conteúdo, criando uma imagem autêntica e que se aproxime do leitor.

Para isso, pode ser bastante interessante utilizar uma assinatura marcante ao fim do conteúdo.

Incluir a logo da marca, por exemplo, transmite uma imagem que ficará na memória do cliente, além de trazer credibilidade para o e-mail.

As informações de contato da empresa são outro ponto importante a ser incluído na assinatura.

Gostou das dicas de como aplicar as vendas por e-mail? Continue por aqui e confira também nosso post sobre geração de conteúdo e como os usuários podem ajudar nisso!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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