Como criar anúncios que convertem?

Como criar anúncios que convertem?

Como criar anúncios que convertem?

Desenvolver anúncios que convertem o público-alvo e os incentivam a tomarem determinadas decisões que os transformem em leads é um desejo muito comum no digital.

Gestores das mais variadas áreas criam publicidade em diferentes canais, principalmente nas redes sociais e nos mecanismos de busca, como o Google.

Com diferentes objetivos, como aumentar o engajamento, alcance, conversões e até mesmo a compra, esses anúncios podem ser encontrados em diferentes formatos e canais, desde pequenas chamadas na lateral de sites como vídeos completos no YouTube.

Quando o assunto é anunciar algum produto, empresa ou solução, é preciso pensar em uma série de fatores que irão ditar o desempenho daquela peça e não apenas pegar uma CTA qualquer, imagens chamativas e cores vibrantes.

Há uns 30 anos, pode ser que pensar dessa forma mais rasa até faria sucesso, principalmente pelo fato dos brasileiros não terem a mesma adesão e conhecimento que possuem hoje em dia da publicidade digital e os seus avanços.

Assim como a TV era o principal meio de entretenimento, diversão, informação e impulsionamento de compras e hoje não é mais tão forte, o mesmo ocorreu com as chamadas, ofertas, argumentos e até mesmo a linguagem.

Anúncios sensacionalistas, que interferem no cotidiano do cliente, como as ligações telefônicas, com promessas milagrosas e cheios de informação, deixaram de ter aquele peso de antigamente, sendo necessário inovar nas estratégias.

Por falar nisso, alguns dos maiores responsáveis pela falta de conversão em anúncios online é justamente a falta de conhecimento no canal em que eles se encontram e o comportamento do público-alvo daquela marca.

Ah, não podemos esquecer de algo muito importante: o comportamento do público! Hoje em dia as pessoas pensam seriamente antes de fazerem uma compra e levam em conta mais fatores do que antigamente.

Há um tempo, bastava o preço ser surpreendente e o produto ter alguma função inovadora. Hoje em dia outros fatores são levados em conta, como a sustentabilidade, utilidade do produto, tempo de vida útil, condições de trabalho dos colaboradores da marca e mais.

Perceba que para criar anúncios que convertem, a sua empresa precisa se preocupar com o quebra-cabeça responsável por encaixar diferentes pontos importantes. Nunca será apenas um ponto e sim a união deles.

Pense em si: para comprar algo que nunca viu em um anúncio, você não leva apenas o preço ou a beleza do conteúdo, certo? Os seus clientes pensam a mesma coisa.

Considerando isso, criamos este post para você entender quais são os principais pontos envolvidos nos anúncios que convertem e tornam-se verdadeiros cases. Continue a leitura.

Como criar anúncios que convertem?

Sem mais delongas, veja a seguir alguns pontos fundamentais para a sua publicidade online atingir os objetivos esperados.

Considere o seu público-alvo

Essa dica não poderia estar em outro lugar a não ser o primeiro. Quem você quer que tome determinadas decisões é o seu público-alvo. Então, os esforços devem ser em entender essas pessoas.

Características de consumo, comportamento de compra, preferências de tom de voz, vantagens na hora da compra e até mesmo o tipo de CTA devem ser levados em conta.

Não siga a ideia de que basta seguir o que o seu concorrente direto faz, porque não vai funcionar. O público dele pode ser bastante semelhante, mas não é exatamente o mesmo.

Tenha linguagem e tom de comunicação adequados

Você não fala com o mesmo tom de voz com uma criança pequena e o seu advogado, certo? Entenda que os seus clientes também preferem uma determinada forma de comunicação, que deve ser definida pela sua marca.

De fato, em um primeiro momento será necessário fazer ajustes, testes e medir o resultado de cada conteúdo em tempo real.

Defina seu objetivo

Para convencer uma pessoa a realizar determinada ação, primeiro tem que saber qual é ela, certo? Se por acaso você quer que uma pessoa vire lead, não pode criar anúncios para aumentar os seguidores na página.

Em vez disso, direcione para a sua landing page ou para a página daquele conteúdo gratuito da marca e perceba que os resultados irão começar a surgir.

Entenda qual é a melhor plataforma para o anúncio

Atirar para todos os lados nunca será a solução, principalmente se você tiver um orçamento apertado para o setor de publicidade digital.

Após ter informações mais concretas sobre o seu público, é hora de compreender quais os canais em que eles estão mais presentes.

Dificilmente o público que tende a usar o TikTok todos os dias irá ser impactado pelo seu anúncio no LinkedIn.

Faça testes

Mesmo com um grande volume de dados em mãos, não existe receita para o sucesso. É importante fazer testes de CTAs, criativos, canais, artes e até mesmo de gatilhos mentais.

Até mesmo as gigantes do varejo podem ter anúncios com diferentes resultados de acordo com esses fatores.

Sendo assim, teste e veja qual anúncio converteu mais, bem como apresentou resultados reais.

Metrifique e ajuste

Como saber se aquele anúncio é um dos bons? Acompanhando os resultados, é claro! Todas as plataformas de anúncios possuem gráficos de desempenho e análise em tempo de KPIs, como o ROI, CPC, CPA, ROAS e demais. Tudo de acordo com a estratégia.

É importante se atentar aos dados, bem como na sua percepção. Após determinado anúncio, a sua empresa recebeu mais orçamentos ou até mesmo mais cadastros na landing page? É hora de ver o que funcionou e ajustar pontos que podem ser melhores.

Agora que você sabe disso tudo, é hora de contar com os parceiros certos para criar anúncios que convertem e fazem a sua marca ir para mais longe.

Entre em contato conosco e entenda porque somos a opção certa para a sua marca.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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