Dicas de campanhas de e-mail marketing
Quando o assunto são estratégias digitais, as campanhas de e-mail marketing possuem bastante procura e visibilidade, já que são conhecidas pelos resultados surpreendentes.
No entanto, para muitos gestores é difícil escolher o tipo de estratégia, já que existem diversos canais, como o site, blog, redes sociais, landing pages e ferramentas no digital, que podem confundir na hora de decidir.
Outro ponto é que algumas pessoas ainda acham que os e-mails são uma estratégia ultrapassada e sem resultados, o que está longe de ser a realidade atual.
Além disso, até mesmo quando esses gestores optam pelo uso de campanhas de e-mail para agregar no relacionamento com a sua base de leads e conseguir bater metas como o aumento de vendas e fidelização, por exemplo, nem sempre inovam na hora de criar.
Dentro do universo do e-mail marketing, além de existirem diferentes formas de encantar os usuários, existem opções cada dia mais inteligentes de segmentação da base de e-mails, possibilidades de layouts e também de tipos de conteúdos a serem passados.
Já se foi o tempo onde ao falar nesse tipo de material as pessoas logo pensavam em e-mails de SPAM lotados de promoções e oportunidades focadas apenas no comercial, que elas nem mesmo sabem como chegaram a sua caixa de entrada ou na lixeira.
Com cada dia mais acesso à informação, formas de melhorar as estratégias existentes e até mesmo se adequando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muitas empresas estão trazendo outro significado para o e-mail marketing, tornando-o mais requisitado.
No entanto, ainda existem gestores que usam o e-mail marketing apenas para uma finalidade, perdendo a oportunidade de explorar todo o potencial dessa estratégia presente na internet há muitos anos.
De fato, o marketing digital está em constante inovação, sendo necessário se atualizar junto, tanto para atender as necessidades do mercado quanto para entregar apenas o melhor para os seus clientes, leads e a audiência no geral.
Que tal ver as nossas dicas de campanhas de e-mail marketing que saem da caixinha e trazem mais oportunidades para a sua empresa? Continue a leitura e veja como os e-mails podem ser criativos, de forma a gerar curiosidade, cliques e, claro, as vendas.
Exemplos de campanhas de e-mail marketing
Veja a seguir algumas dicas de campanhas que você pode aplicar em sua estratégia digital, de forma a obter uma melhor relação com os seus leads, além de melhorar as taxas de abertura, conversão e até mesmo o engajamento.
Observe que nem todas essas campanhas são voltadas para vender e muitas vezes um e-mail apenas com mensagens positivas, por exemplo, pode ser essencial para melhorar o branding e a percepção do usuário pela sua empresa.
Boas-vindas
Esse deve ser sempre o primeiro enviado para qualquer pessoa que tiver algum interesse pela marca, provavelmente ao se cadastrar em seu site. Apesar de parecer clichê, é um jeito de mostrar que se importa com aquele cliente e que a presença dele faz a diferença.
Além disso, esse e-mail serve para iniciar a relação com aquele usuário da melhor forma, mostrando que cada pessoa é única e a empresa enxerga cada novo lead de maneira especial e com carinho.
Esse e-mail pode ser personalizado com o nome da pessoa e ainda trazer alguma mensagem falando sobre a empresa e a importância de conquistar mais um lead.
Newsletter
Esse tipo de e-mail é bastante usado por empresas de segmentos variados, principalmente aquelas que trabalham com sistema de blog ou possuem uma aba de notícias no site.
Esses e-mails são enviados para todas as pessoas que assinaram a newsletter, geralmente quinzenalmente ou por mês, trazendo as últimas novidades do blog, sobre a empresa e até mesmo o setor de atuação.
Agradecimentos
Seja depois de uma venda, cadastro na newsletter ou a solicitação do download de um e-book, enviar uma mensagem de agradecimento é fundamental para mostrar gratidão pelo interesse daquela pessoa pela sua empresa.
Além disso, deixa claro que a organização não se importa apenas em vender ou atingir mais uma pessoa, mas sim trazer as melhores soluções.
Datas comemorativas
Datas comemorativas, como o aniversário do usuário, Natal, Ano novo, Páscoa, Ação de Graças e muitas outras que façam sentido para o segmento da organização são ótimas oportunidades de estreitar laços com a audiência.
Esses e-mails possuem unicamente o intuito de desejar felicidades e fazer com que o usuário lembre da empresa com mais carinho.
Pós-vendas
E-mails de pós-vendas são diferentes dos de agradecimento, pois geralmente envolvem o envio de uma pesquisa de satisfação, perguntas sobre o uso daquele produto e até mesmo abrem a oportunidade para críticas e alguma reclamação.
Esse tipo de conteúdo é muito importante para deixar claro que a organização não quebra os laços com os clientes depois que vende, pelo contrário, quer mantê-los felizes, para se tornarem fiéis e verdadeiros fãs da marca.
Fluxo de e-mail automático
Os fluxos de e-mails automáticos são essenciais para tornar o seu trabalho de relacionamento com os clientes e leads facilitado, de forma que e-mails de abandono de carrinho, boas-vindas, rastreamento e muitos outros sejam enviados automaticamente.
Para isso, é preciso contar com ferramentas de automação, onde você pode criar listas específicas e em poucos cliques fazer disparos para as bases desejadas, além de ter acesso a informações em tempo real sobre o andamento da campanha.
Conte conosco!
Agora que você sabe dessas dicas incríveis de como fazer campanhas de e-mail de sucesso, é hora de colocar em prática o que aprendeu.
No entanto, não precisa se preocupar sozinho com o layout, programação, uso de ferramentas e análise dos envios, basta contar conosco!
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