Conheça as tendências de vendas para 2021
Nós sabemos: 2020 trouxe uma série de desafios e quebras de expectativas que ninguém esperava. Porém, com um novo ano já em curso, é hora de pegar os ensinamentos e tirar o melhor das lições aprendidas.
O mesmo ocorre no setor de vendas, que foi um dos mais impactados com a pandemia do Covid-19. Ainda assim, há muito espaço para recuperar o tempo perdido. Especialmente para quem já estiver antenado nas tendências de vendas para 2021.
Conheça 5 tendências de vendas para 2021
Novo ano, novas chances de surpreender os clientes e entregar mais qualidade nos produtos ou serviços. Parece até contraditório, mas as principais apostas indicam um equilíbrio entre Inteligência Artificial e interações humanas.
Achou confuso? Não tem problema. A seguir, você confere 5 tendências de vendas que prometem balançar a área comercial!
1. Aumento do e-commerce
Sem dúvidas, a principal transformação de 2020 para 2021 foi a expansão do e-commerce. De acordo com a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, as vendas online tiveram uma expansão de 40%.
Segundo especialistas, essa migração de pequenos negócios para o comércio eletrônico foi impulsionada como um reflexo direto da pandemia de Covid-19. Assim, é uma das principais tendências de vendas para o novo ano.
Para se adequar ao “novo normal”, os responsáveis pela área comercial precisam repensar seus processos e orientar os vendedores a adaptarem seus discursos para diferentes plataformas.
2. Personalização
Uma das principais transformações que ocorreram nos últimos anos foi no comportamento do consumidor. O avanço da tecnologia fez com que as pessoas ficassem mais exigentes: elas querem comprar de maneira rápida e fácil, a poucos cliques de distância.
Consequentemente, precisamos citar a personalização como uma das tendências de vendas que vieram para chegar. É através desse fator, junto com a interação, que o vendedor vai se aproximar dos consumidores.
3. Transformação digital
Você já ouviu falar sobre transformação digital? Se não, precisa correr: é uma das principais tendências de vendas não só para 2021, mas para os anos seguintes.
Esse processo envolve melhorias para que as marcas possam se beneficiar, compreendendo e inserindo os avanços tecnológicos dentro de suas empresas. Assim, a ideia é aproveitar a receptividade tecnológica a favor do empreendimento.
No entanto, é importante entender que inserir a transformação digital na realidade dos negócios não é só ter um site ou redes sociais. É preciso capacitar as equipes para que eles possam levar esses conceitos aos consumidores.
4. Inteligência Artificial
Engana-se quem pensa que a Inteligência Artificial está apenas dentro das fábricas. Essa é uma das tendências de vendas mais esperadas para os próximos anos para o setor de vendas.
Afinal, os aplicativos de IA podem prever o comportamento dos consumidores para um determinado setor ou loja. Logo, é possível estudar os hábitos de compras para proporcionar melhores experiências no pré e pós-compra.
Por exemplo: quando você entra na Amazon, é bem provável que vai encontrar recomendações. Os produtos são baseados em itens que você já pesquisou ou comprou — essa personalização, outra aposta para o setor de vendas, só é possível graças à Inteligência Artificial.
5. Experiência do cliente
Por fim, 2021 veio para confirmar uma das principais tendências de vendas dos últimos anos: foco no cliente.
Como falamos anteriormente, as pessoas estão cada vez mais conectadas e exigentes. Elas querem ser atendidas com educação, personalização e rapidez, de preferência na rede social que mais usam. E esse contato não pode acabar na hora da contratação do serviço ou venda de um produto, pois os clientes esperam ter uma boa experiência no pós-venda.
Dessa forma, a equipe de vendas precisa ser treinada para fazer um bom atendimento desde o processo de atração até depois do contrato ser fechado. Lembre-se: sai mais caro conquistar um novo cliente do que reter um, então é preciso investir muito nessa experiência.
Deu para perceber que 2021 chegou cheio de desafios! Quem não prestar atenção às tendências de vendas para este ano pode perder excelentes oportunidades no setor comercial e abrir espaço para a concorrência.
O mais indicado é mapear quais dessas tendências fazem sentido para o seu negócio. Depois, planeje como você poderá integrar as novas práticas dentro do seu empreendimento, garantindo que os passos necessários serão seguidos.
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