Técnicas de rapport que trazem ótimos resultados para sua empresa

Técnicas de rapport que trazem ótimos resultados

Técnicas de rapport que trazem ótimos resultados para sua empresa

As técnicas de rapport são fundamentais para alcançar grandes resultados nos negócios, pois ajudam a aproximar os interlocutores e criam um ambiente favorável para a realização de bons negócios.

Uma pesquisa realizada pela plataforma de CRM Pipedrive, quando entrevistou 1.600 vendedores e gestores comerciais, demonstrou que a maior preocupação desses profissionais está na prospecção de negócios.

Outro dado interessante é que desses profissionais, mais da metade aponta enfrentar dificuldades nessa etapa do processo.

O fato é que existem sérios problemas a serem vencidos na área comercial quando o assunto envolve comunicação.

Isso porque as pessoas, cada vez mais, desejam receber a atenção devida para as suas demandas e, mais do que isso, buscam por soluções onde os vendedores e atendentes ofereçam e transmitam segurança e transparência no relacionamento.

Apesar da grande importância que o preço do produto ou serviço tenha na decisão de compra, outros aspectos são considerados para o fechamento de um negócio.

Dentre eles, está a forma com que a relação entre fornecedor e cliente acontece, onde as técnicas de rapport podem fazer toda a diferença e alavancar os resultados do seu empreendimento.

Para saber mais sobre como aplicar o rapport em suas negociações, continue a leitura e confira os detalhes!

A importância do rapport nas vendas

Rapport é um termo que significa “relacionamento”, e se refere a uma técnica que facilita a conexão entre duas pessoas. 

Essa conexão é essencial no processo de vendas, pois a forma como a negociação é conduzida pode determinar se o cliente fechará o negócio ou buscará outro fornecedor.

Construir uma relação de confiança e empatia com o cliente é fundamental para aumentar as chances de sucesso e fortalecer o vínculo entre vendedores e clientes, o que contribui para fechamentos de negócios mais eficazes.

5 técnicas de rapport para aplicar na sua empresa

Independente do produto ou serviço que sua empresa oferece, existem 5 técnicas de rapport que devem ser parte da estratégia de vendas da sua equipe. 

Essas ações são essenciais para o processo de capacitação e treinamento dos atendentes e vendedores:

Escuta ativa

A escuta ativa é um dos principais elementos das técnicas de rapport, pois valoriza a relação e possibilita que o profissional possa entender exatamente os objetivos do seu potencial cliente.

Através da escuta, detalhes que fazem toda a diferença em um processo de negociação poderão estar presentes na proposta, quando o cliente perceberá:

  • que seus objetivos estão sendo considerados na solução,
  • existe uma personalização da proposta,
  • a solução foi desenhada sob medida para o atendimento das suas necessidades,
  • existe um interesse genuíno em resolver a situação por parte do vendedor.

Comunicação espelhada

A comunicação espelhada acontece quando o vendedor ajusta sua postura, tom de voz e linguagem corporal para se alinhar ao comportamento do cliente.

Essa técnica envolve:

  • Usar um tom formal ou mais descontraído dependendo da abordagem do cliente,
  • Espelhar a linguagem do cliente para criar empatia e uma sensação de entendimento mútuo.

Identificação de interesses comuns

Identificar interesses comuns entre o vendedor e o cliente fortalece a conexão. 

Esses interesses podem ser de natureza pessoal ou profissional e ajudam a construir um vínculo de confiança, criando uma base sólida para o relacionamento.

Validação de sentimentos

A validação de sentimentos consiste em ouvir as preocupações e dúvidas do prospect, compreender a situação e buscar por alternativas que possam ajudá-lo.

Isso significa criar uma empatia, já que a relação sai de uma simples conversa comercial e pode se transformar em um compromisso profissional onde esforços serão realizados para que esclarecimentos sejam apresentados e preocupações possam ser resolvidas.

Fechamento colaborativo

Por fim, uma outra excelente técnica de rapport consiste no envolvimento do cliente no processo de fechamento, onde a sua opinião possibilita que se construa a solução ideal a ser apresentada.

Isso significa envolver o prospect, criando um senso de parceria, quando a decisão pela melhor solução acaba acontecendo em conjunto, ou seja, ele próprio está construindo, a partir das soluções da sua empresa, a melhor opção para as suas necessidades.

Como se observa, essas técnicas aproximam as relações, constroem parcerias consistentes e possibilitam a fidelidade por parte do cliente que acaba assumindo um compromisso moral com o vendedor que lhe atende.

Consequentemente, os resultados aparecem e o que seria uma simples negociação de compra e venda, transforma-se em negócios ainda mais consistentes, onde todos os envolvidos saem ganhando.

Agora que você conhece mais sobre as técnicas de rapport, vale a pena também conferir nosso post que apresenta dicas valiosas para ter sucesso no atendimento por WhatsApp. Acesse e confira os detalhes!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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