
Técnicas de rapport que trazem ótimos resultados para sua empresa
As técnicas de rapport são fundamentais para alcançar grandes resultados nos negócios, pois ajudam a aproximar os interlocutores e criam um ambiente favorável para a realização de bons negócios.
Uma pesquisa realizada pela plataforma de CRM Pipedrive, quando entrevistou 1.600 vendedores e gestores comerciais, demonstrou que a maior preocupação desses profissionais está na prospecção de negócios.
Outro dado interessante é que desses profissionais, mais da metade aponta enfrentar dificuldades nessa etapa do processo.
O fato é que existem sérios problemas a serem vencidos na área comercial quando o assunto envolve comunicação.
Isso porque as pessoas, cada vez mais, desejam receber a atenção devida para as suas demandas e, mais do que isso, buscam por soluções onde os vendedores e atendentes ofereçam e transmitam segurança e transparência no relacionamento.
Apesar da grande importância que o preço do produto ou serviço tenha na decisão de compra, outros aspectos são considerados para o fechamento de um negócio.
Dentre eles, está a forma com que a relação entre fornecedor e cliente acontece, onde as técnicas de rapport podem fazer toda a diferença e alavancar os resultados do seu empreendimento.
Para saber mais sobre como aplicar o rapport em suas negociações, continue a leitura e confira os detalhes!
A importância do rapport nas vendas
Rapport é um termo que significa “relacionamento”, e se refere a uma técnica que facilita a conexão entre duas pessoas.
Essa conexão é essencial no processo de vendas, pois a forma como a negociação é conduzida pode determinar se o cliente fechará o negócio ou buscará outro fornecedor.
Construir uma relação de confiança e empatia com o cliente é fundamental para aumentar as chances de sucesso e fortalecer o vínculo entre vendedores e clientes, o que contribui para fechamentos de negócios mais eficazes.
5 técnicas de rapport para aplicar na sua empresa
Independente do produto ou serviço que sua empresa oferece, existem 5 técnicas de rapport que devem ser parte da estratégia de vendas da sua equipe.
Essas ações são essenciais para o processo de capacitação e treinamento dos atendentes e vendedores:
Escuta ativa
A escuta ativa é um dos principais elementos das técnicas de rapport, pois valoriza a relação e possibilita que o profissional possa entender exatamente os objetivos do seu potencial cliente.
Através da escuta, detalhes que fazem toda a diferença em um processo de negociação poderão estar presentes na proposta, quando o cliente perceberá:
- que seus objetivos estão sendo considerados na solução,
- existe uma personalização da proposta,
- a solução foi desenhada sob medida para o atendimento das suas necessidades,
- existe um interesse genuíno em resolver a situação por parte do vendedor.
Comunicação espelhada
A comunicação espelhada acontece quando o vendedor ajusta sua postura, tom de voz e linguagem corporal para se alinhar ao comportamento do cliente.
Essa técnica envolve:
- Usar um tom formal ou mais descontraído dependendo da abordagem do cliente,
- Espelhar a linguagem do cliente para criar empatia e uma sensação de entendimento mútuo.
Identificação de interesses comuns
Identificar interesses comuns entre o vendedor e o cliente fortalece a conexão.
Esses interesses podem ser de natureza pessoal ou profissional e ajudam a construir um vínculo de confiança, criando uma base sólida para o relacionamento.
Validação de sentimentos
A validação de sentimentos consiste em ouvir as preocupações e dúvidas do prospect, compreender a situação e buscar por alternativas que possam ajudá-lo.
Isso significa criar uma empatia, já que a relação sai de uma simples conversa comercial e pode se transformar em um compromisso profissional onde esforços serão realizados para que esclarecimentos sejam apresentados e preocupações possam ser resolvidas.
Fechamento colaborativo
Por fim, uma outra excelente técnica de rapport consiste no envolvimento do cliente no processo de fechamento, onde a sua opinião possibilita que se construa a solução ideal a ser apresentada.
Isso significa envolver o prospect, criando um senso de parceria, quando a decisão pela melhor solução acaba acontecendo em conjunto, ou seja, ele próprio está construindo, a partir das soluções da sua empresa, a melhor opção para as suas necessidades.
Como se observa, essas técnicas aproximam as relações, constroem parcerias consistentes e possibilitam a fidelidade por parte do cliente que acaba assumindo um compromisso moral com o vendedor que lhe atende.
Consequentemente, os resultados aparecem e o que seria uma simples negociação de compra e venda, transforma-se em negócios ainda mais consistentes, onde todos os envolvidos saem ganhando.
Agora que você conhece mais sobre as técnicas de rapport, vale a pena também conferir nosso post que apresenta dicas valiosas para ter sucesso no atendimento por WhatsApp. Acesse e confira os detalhes!