Conheça as maiores tendências para o SEO em 2020
Durante este período de isolamento social uma coisa ficou bastante em evidência: o poder que a internet tem de conectar pessoas e marcas.
Em um mercado que vive em constante movimento é ideal utilizar este período para refletir a presença digital da sua empresa e como o SEO deve fazer parte desse processo.
Para que seu site seja encontrado nas pesquisas é preciso que ele esteja otimizado nas diretrizes corretas. Por isso, listamos algumas tendências para o SEO que chegaram em 2020 e vieram pra ficar. Confira:
Pesquisa com foco em interação
Antes de pensar nas palavras-chaves os conteúdos precisam se atentar a algo muito mais importante: responder as dúvidas reais dos consumidores.
O Google utiliza alguns mecanismos que apostam na alta concentração de palavras-chaves como o Neural Matching, por exemplo, que é utilizado para descobrir o significado da consulta.
Essas atualizações criam uma espécie de fórum ou comunidade onde as pessoas conversam entre si para tirar dúvidas sobre algo.
Acontece que pela falta de contexto em algumas buscas as respostas oferecidas para determinadas palavras-chaves acabam saindo erradas.
Por isso, para um bom SEO o ideal é não focar apenas em uma palavra-chave, mas sim no contexto, no conteúdo relevante e de valor, que ensina, engaja e resolve a dor do cliente.
Assim é possível alcançar as visualizações do jeito certo e sem erros durante a busca.
Pesquisa por voz
As pesquisas por voz cresceram muito nos últimos anos e é claro que elas não podiam ficar de fora das principais tendências para o SEO deste ano.
De acordo com a previsão da ComScore, este ano mais de 50% devem fazer suas buscas usando o sistema de voz. Uma previsão ousada e bastante significativa.
Esse dado reforça o quanto é importante criar conteúdos não apenas olhando para as palavras-chaves que se quer ranquear nas buscas, mas sim por contextos que os usuários podem procurar no comando de voz.
Consultas sem cliques
Uma pesquisa do Jumpshop no ano passado revelou que mais da metade das pesquisas do Google não resultam em cliques.
Isso reforça que cada vez mais as perguntas devem ser respondidas dentro das próprias páginas de pesquisa.
Isso gera bastante contradição. Por um lado, muitos não gostam, pois com a resposta na página de busca o acesso ao site acaba sendo mais difícil, mas é preciso reconhecer que se o usuário teve sua dúvida sanada na pesquisa talvez não fosse um clique qualificado para seu site.
Fragmentos Ricos (Rich snippets & featured snippets)
Em um cenário onde as informações são facilmente encontradas na página de pesquisa, ter as respostas bem otimizadas com SEO em seu site é fundamental.
Os Rich Snippets são “fragmentos ricos”. É uma ferramenta que o Google implementou para deixar a navegação melhor no navegador.
Nela o usuário visualiza produtos, eventos, procuras e categorias dentro do seu site.
Faça uma rápida pesquisa no Google para conferir se seu site está dentro da realidade de Rich Snippets. Caso não esteja é muito fácil consertar: peça ao programador que aplique o código HTML por meio de dados estruturados.
Tenha os dados do seu site bem estruturados
As Features Snippets são os blocos de informações que aparecem embaixo da caixa de buscas do Google com explicações resumidas ou listadas.
Para conseguir que o Google mostre isso em uma pesquisa, é preciso que seu site esteja utilizando lista numérica ou de pontos marcadores, otimizados com SEO.
Outra forma de utilizar esse mecanismo é adicionar um FAQ PAGE para que sua página possa aparecer no Google na estrutura falada anteriormente.
Diversificação de conteúdo
As pesquisas do Google têm se destacado cada vez mais por mostrar os mais variados conteúdos para uma única pergunta.
Por isso, é importante que você como empresa invista em conteúdos diversificados dentro do seu site.
Sabe a velha máxima de contar a mesma história de maneiras diferentes? É isso! Uma diversificação bem otimizada nos padrões SEO aumentam as chances da sua empresa aparecer de forma estratégica nas pesquisas do Google.
Além disso, é importante diversificar também na forma como esse conteúdo é apresentado: invista em vídeos e imagens.
Especialização, autoridade e confiabilidade (E.A.T)
Em 2019 o Google revelou que essa tríade é fundamental para o algoritmo: E.A.T: Especialização, Autoridade e Confiabilidade.
Há algum tempo conteúdos de pouca qualidade tem sofrido penalizações severas do Google. Por isso é importante ser um especialista.
Neste contexto, ser um especialista é criar a autoridade necessária para falar de um determinado assunto. Isso é uma das diretrizes mais importantes do SEO.
Já deu pra perceber que há uma série de detalhes para que seu site seja encontrado pelo usuário no momento da busca, não é mesmo? Você identificou algo que sua empresa não esteja fazendo?
Caso a resposta tenha sido sim, saiba que podemos te ajudar.Entre em contato com a gente e veja como podemos melhorar a otimização SEO de seu site e fazer com que mais clientes te encontrem!