Relatórios Google Ads: descubra quais são indispensáveis para o sucesso do seu negócio!

Relatórios Google Ads: descubra quais são indispensáveis para o sucesso do seu negócio!

Relatórios Google Ads: descubra quais são indispensáveis para o sucesso do seu negócio!

Os relatórios Google Ads são grandes aliados no acompanhamento das suas campanhas e na elaboração de estratégias de marketing digital.

Com informações precisas e completas sobre diversos aspectos dos anúncios criados na plataforma, eles permitem um monitoramento mais eficiente do seu desempenho.

Assim, é possível saber como os anúncios estão sendo recebidos pelos usuários, quais deles obtiveram maior sucesso e quais estratégias precisam ser reformuladas.

Para chegar lá, é preciso conhecer os diferentes tipos de relatório e entender como cada um deles pode contribuir para o aprimoramento das suas ações de marketing digital.

Neste conteúdo, você poderá conhecer os principais relatórios Google Ads, além de conferir algumas dicas de como utilizá-los de forma eficaz. Confira!

5 relatórios Google Ads essenciais para o seu negócio

Não é novidade que o Google é o principal motor de busca utilizado pelas pessoas. Dados da Statista mostram que ele é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo o mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais.

Por isso, sua plataforma de anúncios não pode passar despercebida em uma campanha de marketing digital, sendo essencial implementar estratégias eficientes na criação dessas mídias pagas.

Além de realizar um estudo prévio sobre a plataforma e conhecê-la bem, é preciso monitorar os resultados obtidos pelos seus anúncios.

É aí que entram os relatórios Google Ads, com informações cruciais para o aprimoramento das suas estratégias. A seguir, conheça cada um deles:

Relatório de campanhas

O relatório de campanhas é aquele quadro geral que você precisa conhecer para realmente entender como está o desempenho dos seus anúncios.

Nessa aba do Google Ads, você encontra informações como:

  • valor de investimento e rendimento das campanhas,
  • quantidade de cliques obtidos por cada um dos seus anúncios,
  • CPC médio, ou seja, o seu custo por clique,
  • quantidade de cliques necessária para levar a uma conversão,
  • quantos acessos você perdeu por não apresentar valores competitivos.

Esse é um panorama geral bastante importante para começar a acompanhar os seus resultados e entender o que precisa ser melhorado na sua estratégia.

Relatório de palavras-chave

As palavras-chave são elementos fundamentais em qualquer tipo de conteúdo digital, incluindo as mídias pagas, e é por isso que elas também estão incluídas nos relatórios Google Ads.

Com a ajuda dessa função da plataforma, você pode acessar dados como:

  • termos que exigem maior investimento, mas geram uma baixa conversão,
  • palavras-chave que podem ser relevantes para o negócio, mas não obtém bons resultados,
  • escolhas que geraram mais conversões,
  • palavras que têm relevância no Google, mas que não alcançaram boas posições.

Ter essas informações em mãos permite que você passe a analisar a escolha desses termos de forma mais estratégica, aliando essa etapa a outras ações importantes para impulsionar os seus anúncios.

Relatórios de termos de pesquisa

Enquanto as palavras-chave são aquelas que você utiliza ao criar um conteúdo, os termos de pesquisa correspondem ao que os usuários digitam na barra de pesquisa do Google ao buscar informações sobre determinado assunto.

Ao obter relatórios Google Ads sobre os termos de pesquisa, você pode identificar quais deles acionaram os seus anúncios, levando sua campanha até o usuário.

Esse é um dado importante para melhorar os anúncios no futuro, optando por termos cada vez mais assertivos, além de ajudar a compreender melhor o comportamento dos usuários que chegaram até a empresa.

Relatórios de estatísticas sobre leilões

Quando um anúncio é criado na plataforma do Google, ele concorre com outros anunciantes em um leilão de links patrocinados.

Aqueles que serão exibidos ao usuário correspondem às mídias que melhor atendem às boas práticas do Google Ads.

Por isso, com um relatório voltado a esse aspecto, é possível obter informações importantes, como:

  • quantas vezes o seu anúncio e o de outros anunciantes ocuparam a primeira posição nas buscas,
  • quantas vezes o seu anúncio e o de um concorrente aparecem juntos como resultados de uma pesquisa,
  • com qual frequência o anúncio do seu concorrente esteve melhor posicionado no ranking.

Relatórios de funis de pesquisa

Por fim, os relatórios Google Ads podem ajudar a compreender melhor o comportamento dos usuários que chegam até as suas campanhas na plataforma. Aqueles que tratam do funil de pesquisa, por exemplo, oferecem dados relacionados a:

  • caminho realizado até a conversão,
  • intervalos de tempo,
  • conversões assistidas,
  • impressões e cliques de assistência.

Como analisar e gerar bons resultados com os relatórios Google Ads?

Os relatórios gerados pela plataforma podem ser muito úteis, já que, como você pôde ver, oferecem um conjunto de informações preciosas para a elaboração das suas estratégias.

Para aproveitar ao máximo esse recurso, é importante tomar algumas medidas que influenciam nesse processo.

A primeira delas é a definição de metas. É preciso ter clareza em relação aos objetivos das suas campanhas, seja em relação ao número de conversões esperado, ao retorno sobre investimento (o ROI) ou a taxa de cliques, entre várias outras possibilidades.

Dessa maneira, é possível definir parâmetros mais claros ao avaliar o desempenho dos anúncios e analisar o que precisa ser aprimorado.

Os testes A/B também são um recurso importante nesse processo, pois permitem que a estratégia elaborada seja colocada em prática de maneira controlada.

Por fim, outro princípio fundamental é utilizar as ferramentas disponíveis para uma análise mais profunda dos dados obtidos. O Google Analytics, por exemplo, pode ser bastante útil para melhorar sua compreensão a respeito do comportamento do usuário após clicar no anúncio.

Para uma análise de dados completa e assertiva, também vale a pena contar com quem entende do assunto. Entre em contato com a Agência Orin e conte com nossos especialistas para cumprir essa missão!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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