4 dicas para sua empresa começar a ter presença digital

4 dicas para sua empresa começar a ter presença digital

O uso da internet está consolidado em todas as faixas da sociedade, que por sua vez pode ser empregada desde para se entreter até fazer negócios. É aí que entra a presença digital, que é a forma das empresas estarem presentes na web para conseguir atingir seus objetivos.

Inclusive, com o uso crescente da rede mundial de computadores, tornou-se essencial investir no ambiente virtual, já que para muitas pessoas, se sua empresa não tiver como ser achada online, ela simplesmente não existe, deixando de ser uma opção.

E os dados comprovam essa importância, pois 96% dos brasileiros que acessam a internet pesquisam no Google antes de ligar ou entrar em contato com um negócio.

Ou seja, para que você consiga mais clientes, é preciso ser facilmente encontrado por eles, criando uma presença digital forte. Confira as 4 dicas que separamos para você fazer isso da melhor forma. Veja.

Qual a importância da presença digital?

A presença digital é a maneira como seu empreendimento se posiciona nos ambientes digitais, que podem ser variados, como ter um site, redes sociais, blogs, dentre outros espaços.

É estando na internet que se consegue ter contato com milhões de pessoas diariamente, que por sua vez podem se interessar pelas soluções apresentadas, assim como se sentirem representadas pelos produtos e até mesmo pelos valores da organização.

E isso vai muito além do que apenas ter um perfil nas redes sociais, por exemplo. Também pode ser definida como a forma que o público-alvo, clientes e qualquer outra pessoa enxergue a marca na internet.

Sendo assim, mesmo que sua empresa não tenha um e-commerce ou não queira vender online, estar presente nos meios digitais também é uma forma de se consolidar no “mundo real” e obter os benefícios disso.

E diferente do que muitas pessoas podem acreditar, para se manter presente, é interessante alimentar as redes sociais frequentemente, assim como manter seu site atualizado e os canais de contato digitais sempre ativos.

Como ter presença digital?

Agora que você já sabe o que é e por que é tão importante ter relevância na internet, saiba como fazer isso, com 4 dicas essenciais que separamos. Confira.

Estude o seu público

Antes mesmo de criar um site ou os perfis comerciais nas redes sociais, é preciso ter em mente com quem a empresa estará falando diariamente e como fazer isso da melhor forma.

Para isso, é essencial estudar o seu público-alvo e conhecer suas preferências, comportamentos na internet, assim como entender qual conteúdo ele consome, com que frequência e onde (blogs, redes sociais, sites, dentre outros).

E só fazer isso não basta. De acordo com dados da jornada do seu tipo de consumidor e levando em conta os outros dados, é preciso criar um tom de voz para eles, é um tipo de conteúdo que irá agregar para essas pessoas.

Se o negócio for B2B, por exemplo, não é recomendado produzir conteúdos que o consumidor final seja atraído.

Invista em um site

Ter um site é o pontapé inicial para marcar sua presença online. Também conhecido como um cartão de visita digital, ele precisa prender a atenção dos visitantes em poucos segundos, para que eles continuem navegando por lá.

Considerando que a média que as pessoas demoram para adquirir impressões sobre alguma empresa é de cerca de 7 segundos, é preciso ser criativo, inteligente e investir em uma página de qualidade, para fazer a diferença e conseguir a atenção que deseja.

O site precisa ser claro no quesito de dados de contatos, como telefone, e-mail, WhatsApp e chat online, por exemplo, assim como em poucas palavras definir exatamente o seu nicho de atuação, seus produtos e soluções.

Quanto mais completo e objetivo, melhor. E apesar de muitas pessoas acreditarem que essas palavras não se combinam, quando se trata de sites, a objetividade aliada à informação rápida e completa é essencial.

Ele pode também contar com páginas de cases de sucesso, história da empresa, um blog com artigos interessantes, assim como espaço para enviar mensagens, dentre outras que achar necessário.

Além disso, deve ter design arrojado, de acordo com a identidade visual da organização e, claro, não seja poluído visualmente, assim como ser programado e criado para ser leve e responsivo.

Aposte nas redes sociais

E se você pensou que apenas um site é essencial para se consolidar digitalmente, está enganado!

Apostar em perfis nas redes sociais, como o Instagram, é muito importante para ter um contato mais próximo do seu público e trazer informações e conteúdos que no blog ou no site não sejam possíveis, ou adequados.

Crie conteúdos com uma frequência determinada, que não seja exagerada, como mais de 1 post por dia, ou muito espaçada, como apenas 1 por semana.

Depois de estudar o seu público, será mais fácil compreender a frequência e o tipo de conteúdo a ser ofertado.

A dica é mesclar post educativos com comerciais, para criar uma relação de confiança e credibilidade com seus seguidores, que não querem apenas um tipo de publicação ao visitar seu perfil.

Estude muito!

E após fazer a sua presença, não esqueça que é preciso manter frequência de conteúdos, atualizações e posts, de maneira a agregar em quem o acompanha.

Além disso, continuar estudando e buscando novas tendências, maneiras de utilizar a web a seu favor, dentre outros fatores, é extremamente importante.

A internet, as redes sociais e suas ferramentas estão em constante evolução e é preciso acompanhar essas mudanças para aprender como lidar com elas.

E por falar em presença digital, aproveite para nos seguir no Instagram, curtir a página do Facebook, ver nossos insights no LinkedIn, assim como nossos vídeos do YouTube, para ficar por dentro das novidades do marketing digital!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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