Como definir uma paleta de cores para marcas?

Como definir uma paleta de cores para marcas?

Como definir uma paleta de cores para marcas?

Um dos motivos da Coca-Cola ser tão inesquecível é o seu vermelho único, junto com o branco das letras. Sabe por que isso? O uso de paleta de cores para marcas!

Se você acha que esse vermelho tão vivo foi escolhido à toa, saiba que quando falamos em branding, o que por sua vez envolve a comunicação visual, tipografia, logo, uso de cores, tom de voz e até mesmo a disposição de elementos, nada é em vão.

Assim como o amarelo presente no McDonald’s é digno de causar água na boca e aquela vontade de passar no drive thru, o verde-escuro do Starbucks faz você lembrar do cheiro do café saindo na hora. Percebeu? A psicologia das cores está presente em muitas marcas.

Pode até parecer coisa de filme de ficção científica para algumas pessoas, mas a verdade é que as cores possuem significados e não é só a gente que fala sobre isso não.

Provavelmente, você já deve ter percebido que restaurantes tendem a seguir o padrão de cores, como amarelo, laranja e vermelho, ao passo que hospitais e clínicas usam outras, como o branco, verde e azul.

Não é uma convenção quase que mundial por nada. O amarelo com o vermelho pode dar a sensação de pressa, agilidade e até mesmo incentivar você tomar uma decisão, como comer, ao passo que o verde e azul trazem segurança e tranquilidade.

Pense na seguinte situação: você acabou de sofrer um acidente doméstico e precisa ir ao médico cuidar do ferimento. Você prefere que a sala de espera do hospital seja vermelha com avisos em amarelo ou branca com detalhes em verde-claro?

Você pode até ser fã das cores mais vivas (e não tem nada de errado nisso), mas determinadas paletas precisam ser escolhidas com base em uma série de fatores, inclusive o comportamento do seu público-alvo.

Inclusive, Camila Farani, uma das empresárias mais bem sucedidas da atualidade, disse que o seu primeiro empreendimento, diferente do que muitos podem imaginar, foi um fiasco, teve como principal erro a sua comunicação visual.

O que era até então para ser um café saudável, com saladinhas prontas e outros quitutes fit, era lilás e branca, quase sempre confundida com uma sorveteria.

Os pratos eram gostosos e o atendimento de qualidade, mas as pessoas não sabiam do que se tratava aquele restaurante e, no primeiro mês, a magnata teve faturamento de apenas R$ 1.500,00.

Percebeu como até mesmo uma das sharks do programa Shark Tank Brasil pode ter prejuízos milionários se não usar as cores da maneira correta? Agora que você viu esse caso, repense a sua ideia sobre o uso da paleta de cores para marcas.

Continue por aqui e entenda porque investir em uma boa paleta pode fazer toda a diferença e confira também dicas de como escolher certo a paleta da sua empresa.

Ah, não se esqueça: as cores devem ser atrativas para os seus clientes. Mesmo que a empresa seja sua, é eles que você quer encantar, certo? Boa leitura.

Qual a importância de ter uma paleta de cores?

Parte essencial do branding, a paleta de cores da sua marca transmite sensações e desperta a atenção do consumidor, além de gerar determinada conexão. Dificilmente alguém irá querer entrar na sua loja de doces se a fachada for escura, triste e nada encantadora.

Por isso é muito importante que você pense em cada detalhe visual da sua marca, para que todos os elementos possam se comunicar entre si, gerar gatilhos positivos e incentivem determinados comportamentos, como a vontade de conhecer os seus produtos.

Não se baseie apenas no concorrente, já que cada empresa tem as suas características, mas procure entender o motivo da escolha das cores dele, assim como o que ele pretende passar com cada uma.

Dicas para definir paleta de cores para marcas

Agora que você sabe que uma paleta de cores para marcas é muito importante, veja a seguir algumas dicas para criar a sua e surpreender, tanto os seus clientes quanto o público em geral.

Conheça a psicologia das cores

Como você vai escolher a paleta ideal se não conhece o significado das cores? Veja a seguir uma breve explicação de cores comumente usadas:

Branco: paz, pureza e limpeza.

Preto: respeito, isolamento, medo e solidão.

Azul-claro: tranquilidade, compreensão e frescor.

Azul-escuro: serenidade, harmonia e espiritualidade.

Verde: esperança, liberdade e saúde.

Lilás: purificação, respeito, mudança e dignidade.

Amarelo: juventude, alegria, otimismo e juventude.

Considere os valores da sua marca

Quais valores da sua marca você quer transmitir visualmente? Separe os principais, veja quais cores representam cada um e comece a esbanjar a sua criatividade.

No entanto, não se esqueça que elas precisam ficar harmonicamente unidas e não uma mistura sem sentido para os usuários. As cores podem contar histórias.

Veja cores que combinam

O círculo cromático pode ser um grande aliado nessa importante hora. Muitas cores são bonitas quando sozinhas, mas se misturadas com tons muito destoantes podem perder o seu brilho e até mesmo o seu sentido em meio a tanta mistura.

Faça testes, pense nos tons complementares e na aplicação da logo e demais aspectos visuais.

Evite excesso!

Quando o assunto é a escolha da paleta de cores da sua marca, pode ser mais fácil do que você pensa exagerar na quantidade de cores.

Por isso, recomendamos que você escolha até três, combine-as e faça algumas aplicações em mockup.

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Não existe parceria melhor do que uma agência de publicidade para definir a paleta de cores da sua marca e criar os aspectos visuais da melhor forma.

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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