Otimização de site: entenda o conceito e como realizá-la

Otimização de site: entenda o conceito e como realizá-la

Otimização de site: entenda o conceito e como realizá-la

A otimização de sites é uma operação fundamental para quem quer se destacar no ambiente digital e ganhar autoridade nesse meio.

Hoje em dia, grande parte das empresas está presente na internet, por meio de páginas institucionais que demarcam o seu posicionamento no meio virtual. Por outro lado, sem uma visão estratégica, essa presença acaba não sendo bem aproveitada.

Ao mesmo tempo em que já não é possível ficar de fora do meio digital, também não é mais suficiente entrar nele sem os recursos certos, que são capazes de gerar mais visibilidade e influência.

Com as técnicas certas, um site pode se adequar melhor aos critérios dos mecanismos de busca, como o Google, e assim chegar ao seu público de forma muito mais eficiente.

É aí que entra a otimização de sites! Continue a leitura, entenda no que consiste esse processo e conheça algumas ações para aplicá-lo.

O que é uma otimização de site?

Fazer pesquisas em motores de busca como o Google já se tornou algo rotineiro na vida das pessoas. É isso que fazemos quando temos uma dúvida, um problema ou até quando queremos adquirir algum produto.

A partir da busca feita pelo usuário, os motores de busca possuem algoritmos que fazem um ranqueamento dos resultados, colocando nas posições iniciais as páginas que podem atender melhor às necessidades do usuário.

Aqui vai um dado famoso e muito importante: os sites que aparecem na primeira página de resultados reúnem quase 100% dos acessos. O primeiro da lista atrai 27% dos usuários e o segundo, 15%. Já abaixo do sétimo, são apenas 4%.

Por isso, é preciso aplicar estratégias que adequem as suas páginas aos critérios aplicados pelos motores de busca, as famosas técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

A otimização de sites consiste na aplicação dessas técnicas, que geram uma posição melhor no ranqueamento do Google e, dessa forma, geram mais visibilidade e autoridade no meio digital.

Isso envolve tanto aspectos relacionados à produção de conteúdo, como nos blogs, quanto à própria estruturação do site, envolvendo fatores como a funcionalidade dos recursos utilizados e a facilidade na sua navegação.

Por que otimizar?

Como mencionamos, o processo de otimização de sites tem uma forte relação com o ranqueamento nos motores de busca.

Assim, a primeira vantagem desse processo é a possibilidade de adquirir mais visibilidade no meio digital, construindo uma presença mais forte e influente.

Um posicionamento como esse é o primeiro passo para a construção de uma imagem de mais credibilidade frente ao público, o que significa que a confiança dos clientes começa a aumentar e a sua taxa de conversão também.

Também é importante ter em mente que a otimização traz melhorias importantes para a navegação dos usuários no seu site, proporcionando uma experiência mais positiva e capaz de gerar efeitos importantes sobre a relação com a própria marca.

Principais dicas para uma otimização de site bem-sucedida

Agora você já sabe o que é uma otimização de site e por que ela é tão importante. Assim, só falta conhecer algumas ações para colocar esse processo em prática.

Confira algumas dicas para começar a aproveitar todas as vantagens de adotar esse prática:

Pesquise e analise as suas páginas

Um primeiro ponto a ser considerado é que um bom site precisa ser funcional e oferecer uma experiência de navegação agradável ao usuário.

Por isso, uma forma de verificar se esse aspecto das suas páginas precisa ser otimizado é pesquisá-las e analisar o seu desempenho.

Além de fazer isso manualmente, também é possível utilizar ferramentas destinadas a esse processo, chamado de auditoria do site, como o Quick Sprout.

Produza conteúdo relevante

A otimização de sites também precisa passar por um bom planejamento dos conteúdos produzidos e disponibilizados nas suas páginas, especialmente no blog.

Para obter um bom ranqueamento, é preciso criar materiais que atendam aos requisitos de SEO, como presença de palavras-chaves e de hiperlinks, mas também é essencial focar em um processo voltado para o público-alvo.

Assim, é crucial encontrar temas relevantes para solucionar as dores dos clientes da empresa e também optar por uma linguagem que seja adequada à finalidade do conteúdo.

Tenha um site responsivo

Um bom site precisa de páginas atrativas e conteúdos relevantes, mas tudo isso deve ser facilmente acessado por diferentes usuários.

Por isso, é preciso focar na criação de um espaço responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes aparelhos e garanta que todos os recursos podem ser utilizados tanto no computador quanto em um celular ou tablet.

Escolha as palavras-chave certas

A escolha de palavras-chave é um dos processos mais importantes para uma boa estratégia de SEO e, portanto, esse precisa ser um aspecto considerado durante a otimização de site.

É a partir desses termos que os motores de busca localizam as suas páginas e as oferecem como resultados possíveis para a pesquisa do usuário.

Por isso, além de encontrar as palavras-chave que melhor se adequam aos temas abordados, também é preciso selecioná-las de acordo com a intenção de pesquisa do seu público e persona.

Ferramentas como o SEMrush podem ajudar muito nessa tarefa.

Garanta o bom desempenho do site

De modo geral, podemos concluir que uma otimização eficiente depende de um bom planejamento e também do monitoramento das páginas.

Por isso, é essencial traçar caminhos estratégicos para que o site apresente um bom desempenho e acompanhar a sua performance, corrigindo erros e aplicando ações cada vez mais eficazes.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e descubra o que é o co-marketing: a união que acelera resultados!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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