O que são leads e como impactam o seu negócio?

O que são leads e como impactam o seu negócio?

Se a sua empresa se preocupa com o Marketing Digital, você precisa saber o que são leads. E caso essa não seja parte da sua estratégia de negócios, atenção: é bem provável que você esteja desperdiçando excelentes oportunidades de vendas.

Parece que estamos falando alguma língua alienígena? Não se preocupe: a Agência Orin, especialista em Marketing Digital, trouxe um artigo completo sobre o que são leads e como usá-los a favor da sua empresa.

Boa leitura!

O que é um lead?

Em linhas gerais, entendemos leads como os contatos de possíveis consumidores. Eles fornecem essas informações em troca de alguma recompensa fornecida pela empresa. Por exemplo, acesso a eBooks, palestras com especialistas e outros materiais relevantes.

Ou seja: saber o que são leads significa desvendar novas oportunidades de negócio. Afinal, são pessoas que demonstram interesse no tema da sua empresa. Agora cabe a você orientá-las da melhor forma possível até o processo de venda.

No entanto, é preciso traçar uma linha muito importante: não é porque a pessoa deixou o seu contato que ela precisa ser imediatamente abordada por alguém do setor comercial. Pelo contrário! De acordo com Chet Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, uma das referências na área de vendas, apenas 3% do público está ativamente buscando opções e querendo comprar algo.

Por isso, ter o lead é apenas o começo da sua estratégia de Marketing Digital. Com essa base de contatos, sua equipe (ou uma agência contratada) vai desenvolver e oferecer conteúdos úteis, que vão variar de acordo com a etapa em que eles se encontram no funil de vendas.

Por que nutrir leads?

Como vimos no tópico anterior, saber o que são leads e criar uma base com esses contatos é o primeiro passo. Para realmente desfrutar os benefícios dessa estratégia, é preciso ir além.

Perceba que usamos a palavra nutrir. Isso já indica o que deve ser feito: “alimentar” o lead durante toda a sua jornada, com conteúdos relevantes sobre o tema em que ele demonstrou interesse. Seja através de e-mails, eBooks ou vídeos, o objetivo é aprofundar o tema e entregar as informações necessárias para que a pessoa entenda que a sua empresa é especialista naquele assunto.

Outro aspecto positivo é que a captação de leads é uma estratégia muito eficaz e de baixo custo — ideal para as empresas. É uma excelente oportunidade de mostrar o seu produto para uma audiência que já está disposta a ouvir, o que impacta diretamente no rendimento da equipe de vendas.

Fazer o acompanhamento dos leads é necessário para identificar se eles estão no momento de compra e se eles estão “frios”, é preciso continuar com a nutrição. No entanto, se eles estão “quentes”, talvez seja a hora de enviar uma comunicação mais direcionada para venda, colocando sua equipe à disposição para conversas.

Assim, é fácil entender o que são leads e qual é a sua importância para as empresas. Além disso, ter uma base estruturada de leads ajuda a compreender o perfil das pessoas interessadas naquele assunto. E um estudo aprofundado da geração de leads pode indicar melhorias na estratégia de marketing digital.

Por onde começar?

Se você chegou até aqui, parabéns! Isso demonstra o seu interesse em saber o que são leads e como eles podem ajudar a potencializar os resultados da sua empresa. Ainda assim, é bem comum não saber o que fazer com esse conhecimento ou como dar o próximo passo.

Nessas horas, ter uma agência para criar sua estratégia de conteúdo pode ser o caminho ideal. Lembre-se: é através do marketing de conteúdo que o negócio gera, atrai e converte leads. Para fazer isso, é preciso criar conteúdos relevantes, que conversam com as necessidades dos possíveis clientes e chegam até eles pelos canais certos.

Além disso, ter uma ajuda especializada permite que os gestores possam se dedicar a outros pontos do negócio. É uma excelente alternativa para quem busca custo-benefício, pois pode ser mais em conta do que estruturar seu próprio departamento de marketing.

Na Agência Orin, nosso time de especialistas une estratégias de marketing com a produção de conteúdo para engajar e educar seu público-alvo. Essa estratégia é feita através de materiais com informações relevantes para esses usuários, gerando valor e percepção positiva sobre sua empresa.

Quer saber mais? Então aproveite para clicar aqui e trocar uma ideia com a gente. E se você achou esse artigo interessante, compartilhe nas suas redes sociais! Assim, vamos aumentar a comunidade do Marketing Digital e trocar experiência sobre as melhores práticas.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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