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Tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas – Parte 1

Tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas – Parte 1

Repleto de estratégias e possibilidades, o marketing digital tem se tornado peça fundamental para o posicionamento e crescimento das empresas perante ao mercado e, principalmente, frente às necessidades do público consumidor.

Desta forma, é preciso expertise e feeling para saber em qual momento determinada estratégia deve ser colocada em prática para que seja alcançado o sucesso dentro de qualquer tipo de campanha de marketing digital.

Entretanto, um método vem despertando o interesse dos gestores e empreendedores, além da expertise e criatividade dos profissionais de marketing digital. Trata-se do funil de vendas, que consiste em um modelo de representação de toda a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato, o aprendizado, passando pela compra, até o pós-venda.

 

Como funciona o funil de vendas?

Dividido em três etapas, o funil de vendas, para que cumpra de verdade o seu papel e seja realmente eficiente para os negócios, exige que cada uma das fases da jornada do cliente seja trabalhada de forma distinta, sendo:

 

O topo do funil

Nesta primeira etapa, o cliente em potencial ainda não está interessado, de fato, no produto ou serviço oferecido pela empresa. Na verdade, esta fase consiste, basicamente, na descoberta de algum problema ou necessidade. Porém, por não ter uma consciência muito definida “desta necessidade”, o cliente também não entende que determinada empresa possui a solução.

Com isso, nesta fase, a técnica do funil de vendas funciona como um ponto de atração, fornecendo informações suficientes para que o consumidor tenha a curiosidade desperta para acessar o seu site ou blog, a fim de apresentá-lo informações básicas sobre o seu tipo de negócio/produto.

A partir deste ponto, é que tem o início da construção da sua audiência enquanto empresa prestadora de serviço/produto. É o momento em que o cliente começa a reconhecer o seu negócio como uma marca que oferece uma possível solução para o problema que ele tem e que ainda está por vir.

Assim, com o foco voltado para trazer o cliente para perto da marca, a dica é trabalhar conteúdos como e-books, infográficos, blog posts, vídeos e apresentações que abordam, especificamente, sobre o problema dele. 

Com isso, é possível transformar os “visitantes” do seu blog/site em leads, separando os mais propensos a fechar a compra daqueles que precisam de mais conteúdo para absorver e decidir pelo o seu negócio.

Tendo isso em mente, e para capturar esses leads, é muito importe que a empresa passe a desenvolver materiais direcionados e ricos em informações, como por exemplo: e-books, que, para ter acesso, o potencial cliente precisa fazer um cadastro, transformando-se assim em um lead.

 

O meio do funil

É nesta etapa que o potencial cliente, de certa forma, precisa de informações mais detalhadas sobre os seus produtos/serviços, visto que ele já tem conhecimento do problema que ele possui e está buscando por soluções viáveis e que estejam adequadas à sua realidade.

Por se tratar de um consumidor que já recebeu o seu conteúdo, seja por meio de e-mails ou que em algum momento foi impactado por publicações do seu blog/site, é preciso que você, enquanto empresa, entenda que ele é um lead que tem a consciência de que você entende do problema dele.

Com isso, é muito provável que ele venha buscar e testar a qualidade e eficiência das soluções que a sua empresa oferece no mercado. Por isso, é muito importante que você tenha à disposição dele diversos tipos de materiais explicativos e educativos, como cases, catálogos, FAQ e amostras grátis.

 

Fundo de funil

Você está quase lá. Pois, é no fundo do funil que o cliente já reconheceu para si mesmo o problema que ele possui, além de ter conhecimento de todas as alternativas e soluções que a sua empresa oferece e que irão ajudá-lo a resolver as suas dores.

No entanto, ele se colocada diante de uma pergunta: de qual empresa comprar? Qual oferece os melhores custos x benefícios? Ou seja, é nesta etapa que tem início o processo de decisão de compra.

Diante deste dilema, é essencial que os seus processos referentes ao meio do funil tenham sido muito bem executados, assim, é bem provável que o consumidor acabe por desenvolver um vínculo mais forte com a sua marca, tendo em mente exatamente o que a sua empresa pode fazer por ele, a ponto de optar pelo seu negócio.

Pensando nisso, para que a construção e alimentação do funil de vendas sejam bem feitas, é indicado contar com o apoio de uma agência parceira, que entenda do assunto, classificando os leads que estão no momento de compra e os que precisam de mais informações para chegar no momento de compra.

Quer saber mais como a geração de leads pode alavancar o seu negócio? Acompanhe o nosso blog. Iremos trazer mais detalhes no próximo post. Aproveite para entrar em contato com a Orin e solicite um orçamento.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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