O que são canais de marketing: tudo o que você precisa saber aqui!
No marketing digital, existem diversas maneiras de se comunicar com as pessoas.
Várias ferramentas do mercado permitem uma comunicação mais direta e intimista com cada um. Nesse cenário eles são chamados de Canais de Marketing.
Usar os canais é a melhor forma que você tem para falar com a sua audiência qualificada. Isso porque ter um bom produto ou serviço não é o suficiente.
Eles precisam chegar ao conhecimento do público no momento certo e pelo canal certo.
Utilizar bem essa estratégia será uma forma de levar sua empresa a outro patamar no cenário digital, saindo de um espaço ainda obscuro, sem direção e sem muitas perspectivas, para ser protagonista em frente às suas personas.
Mas isso não é tudo! Os canais de marketing vão muito além de ser apenas um caminho para entrar em contato com possíveis clientes.
Então vamos conhecer mais a fundo esse componente essencial no marketing digital e quais as principais vantagens de utilizá-los da maneira certa.
Principais canais de marketing digital
Para deixar mais claro o que são de fato os canais de marketing digital, podemos dizer que são os meios ou caminhos que sua empresa vai utilizar para distribuir a informação no meio digital.
Vamos fazer uma analogia com outro canal muito mais conhecido do público, que é o canal de televisão, para entender na prática o seu funcionamento:
Um canal de TV faz a transmissão de informações passadas pela emissora, e é através dela que o telespectador vai ter acesso às mensagens enviadas.
Então é isso, os canais de marketing são a forma que temos para levar o que a nossa empresa oferece até as pessoas que estão precisando daquela solução, deixando o acesso disponível para a compra.
Depois de entender melhor o que realmente são esses canais de marketing, vamos conhecer agora quai os principais e mais usados hoje.
Blogs e Busca Orgânica
O blog é um dos canais mais importantes para qualquer tipo de negócio.
É no blog que nós postamos artigos solucionando dúvidas da nossa Persona.
Eles serão encontrados pelo Google quando alguém que precisa dos seus produtos ou serviços buscar pela palavra-chave referenciada naquele conteúdo.
A luta que existe com esses artigos é fazer com que eles apareçam na parte superior das pesquisas do Google, recebendo acessos orgânicos.
Para manter seu negócio ativo, é importante focar nesses conteúdos usando as principais estratégias de SEO.
Redes Sociais
Cada vez mais impactantes na vida das pessoas, as Redes Sociais se tornaram um canal de marketing digital bastante influente.
Os principais hoje em dia são o Facebook, rede com mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o YouTube com 1,5 bilhão e o Instagram, com 800 milhões de perfis.
Interagir com as pessoas da maneira certa, conversar com elas sobre os temas que estão dispostas a ouvir e nas redes que estão mais acostumadas a usar é a rota do sucesso para ter resultados com a sua comunicação digital.
Referência
No marketing digital como um todo, ter referências suas na internet é uma das formas de criar autoridade e ser relevante para um número cada vez maior de pessoas.
Essas referências são basicamente links em outros sites ou páginas que levam diretamente para o seu.
Ações de Co-marketing são uma das principais formas de colocar isso em prática.
Lembrando que aparecer referenciado em outros sites também ajuda no SEO.
Mídia Paga
Pequenos investimentos podem trazer retornos incríveis para um negócio que procura por mais engajamento e contato no ambiente digital.
Essa é a maneira mais fácil de fazer sua empresa estar no topo das pesquisas dos mecanismos de busca ou aparecer o mais rápido possível na timeline das redes sociais.
Por isso podemos considerar o uso de mídias pagas como canais de marketing digital, mas sempre alinhados com as palavras-chave relacionadas com o que o seu negócio realmente oferece.
E-mails
O e-mail é uma ferramenta poderosíssima e um dos canais de marketing mais importantes atualmente. Afinal de contas, quem não tem e-mail hoje em dia, não é mesmo?
No mundo inteiro já são 4,3 bilhões de usuários, e a grande parte deles é ativa.
Através dele, você pode manter um relacionamento contínuo, levando conteúdos de valor com frequência.
Só que a dificuldade encontrada nesse canal de marketing digital é fazer com que as pessoas realmente abram as mensagens.
Já parou para imaginar quantos e-mails diferentes chegam na caixa de entrada de cada usuário diariamente?
É preciso fazer algo diferente para se destacar e chamar a atenção.
Utilizar técnicas de mensagens persuasivas no e-mail pode ser o melhor caminho para alcançar bons resultados.
Como os canais de marketing podem influenciar na jornada do cliente?
Não adianta entrar em contato com um dos possíveis clientes, usando um canal de marketing, para tentar fechar uma venda antes mesmo desse usuário ter recebido algum contato anterior.
Esse problema é muito comum e está relacionado ao bom uso do Funil de Vendas.
Em cada uma das etapas do funil ou dessa jornada do cliente, se faz necessária uma comunicação diferenciada.
Foque cada vez mais em entregar o que ele está buscando naquele determinado momento.
É preciso que cada um dê o próximo passo na jornada.
Só assim você terá o retorno dos seus investimentos no marketing digital. Mas lembre-se: a comunicação deve ser feita de forma personalizada para cada estágio que o futuro cliente se encontra.
Se está no estágio inicial, como visitante, entregue conteúdo que faça ele ter esse contato inicial.
Use ferramentas de análise de tráfego para escolher o canal de marketing digital certo
Saber onde o seu público está é uma maneira de escolher o melhor canal de marketing para se comunicar.
Uma loja que se propõe a vender refeições prontas dificilmente vai usar uma rede social como o LinkedIn como canal de comunicação.
É importante saber onde seu público realmente está para conseguir mostrar que você é um especialista naquilo que faz ou que vende um bom produto.
As empresas precisam desenvolver métricas cada vez mais específicas para fazer um rastreamento mais aprofundado sobre as práticas e caminhos seguidos por cada usuário.
Sabendo de onde vem cada acesso, fica mais fácil de focar suas ações nos melhores canais.
Colocando em prática essas soluções, você vai conseguir também medir seus resultados de marketing.
Lembre-se de deixar tudo alinhado com as vendas, seja ela direcionada para outras empresas (B2B) ou para o cliente final (B2C).
Em um próximo post, vamos falar mais sobre a importância de diferenciar a comunicação quando se quer atingir um público B2B ou B2C.
Mas enquanto isso, dá uma olhada no nosso super artigo que fala sobre Personas, uma das peças fundamentais da sua estratégia de marketing digital. Até mais!