O que é landing page e como promovê-la?

O que é landing page e como promovê-la?

O que é landing page e como promovê-la?

Provavelmente, você já deve ter sido impactado por uma, mas não percebeu. Afinal, o que é uma landing page? É bastante semelhante a um site comum, mas tem suas peculiaridades.

De fato, principalmente para quem não conhece as ferramentas do marketing digital a fundo, ao acessar uma landing page acredita que se trata de uma página na web como qualquer outra, apenas mais curta, por assim dizer.

No entanto, o que parece apenas uma simples característica de um site, na verdade é uma estratégia completa, criada para auxiliar o marketing digital de empresas de diferentes setores a obterem mais resultados.

Dentro do digital, muitos esforços podem ser agregados, como, por exemplo, a estratégia de redes sociais auxiliar nos acessos do blog, posts patrocinados auxiliarem no tráfego, bem como a landing page para enriquecer todas essas ações e demais esforços.

Consideradas ousadas, versáteis e bastante chamativas, são páginas na web justamente criadas para causar reações, emoções e determinados comportamentos, de acordo com o que a organização deseja.

Como mais uma ferramenta para melhorar o alcance de objetivos diversos, ela pode ser agregada tanto em empresas que estão começando agora no digital e até mesmo para as veteranas que já investiram nesse tipo de ação outras vezes.

Engana-se quem pensa que dedicar a sua atenção e esforços em apenas uma ou no máximo duas estratégias digitais é o limite.

Quando se trata do online, podemos pensar em diferentes abordagens, métricas, ferramentas e formas de atingir objetivos.

No entanto, será que uma landing page é ideal para todas as metas e vale a pena o investimento em mais uma página para a sua organização?

Entenda neste post o que é uma landing page em si e a resposta para perguntas diversas sobre esse tipo de investimento, que ganhou o coração de muitos gestores ao redor do globo. Confira.

O que é landing page?

É claro que a primeira resposta que iremos trazer nesse conteúdo é sobre o que é uma landing page. Só depois de entender de uma vez por todas para que serve essa invenção surpreendente, você entenderá porque ela é bastante desejada.

Conhecida como página de aterrissagem ou de conversão, a landing page possui uma característica bastante peculiar: geralmente existe por poucas semanas, já que é desenvolvida para determinada campanha ou ação isolada.

Diferente de um site institucional, não serve como portfólio, não foi criada para contar uma grande história ou muito menos ter um banco de dados grande para textos de blog com SEO, notícias e conteúdos no geral.

Como o seu nome indica, é um endereço na web criado unicamente para converter os usuários em leads.

Sendo assim, tem como principais características as CTAs em diversas partes da sua extensão, que geralmente é uma única página, cores chamativas, textos curtos e impactantes e um formulário de cadastro.

Exemplos de campanhas que tem como as landing pages uma das ferramentas para conversão está o pré-lançamento de produtos, participação de promoções, cadastro em aplicativos de terceirização, acesso a materiais exclusivos e descontos especiais.

Vantagens de utilizá-la

Agora que você sabe o que é landing page, é hora de entender porque esse site tão pequeno no tamanho é um grande leque de benefícios para as campanhas da sua organização.

Em primeiro lugar, as landing pages trabalham com chamadas que possuem gatilhos mentais específicos, para que os usuários tomem determinada decisão sem pensar muito, de forma impulsiva.

Além disso, é um canal seguro, dentro da lei e rápido para captar dados de contato de pessoas que possuem algum interesse na empresa e que poderão ser trabalhadas depois em campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Por fim, é um ambiente que traz informações objetivas, claras e dão ao cliente, sem rodeios, o que ele deseja, como, por exemplo, acesso a um outro site, material gratuito, promoções e vantagens.

Como criar uma que converta?

Para que a sua landing page realmente atenda os objetivos da sua empresa, não basta ser criada de um dia para o outro sem planejamento, estratégia e análise de dados. Assim como qualquer outra ação de marketing, necessita de uma estrutura sólida.

Entre os principais fatores que tornam a sua página de conversão um sucesso estão um título e subtítulo diretos, objetivos e claros, imagens chamativas e que contam uma história, CTAs em áreas estratégicas e um formulário rápido e simples de ser preenchido.

Além destes, existe também a identidade visual da empresa que deve ser respeitada, a oferta valer a pena para o seu público, vídeos e demais elementos visuais, bem como provas sociais, como depoimentos e avaliações de outras pessoas.

Como promover uma landing page?

Apesar de serem conhecidas pelo seu alto potencial de convencimento a tomar determinada decisão, as landing pages precisam, em primeiro lugar, chegar ao seu público!

Por isso, é preciso divulgá-la com os esforços necessários, como posts nas redes sociais que explicam sobre a ação e direcionam os seguidores para a URL dela, posts no blog com links que direcionam as pessoas e também os famosos links patrocinados.

Ao pesquisar sobre determinada palavra-chave no Google, o usuário irá ver o link da sua landing page em uma das primeiras posições da página principal de pesquisas do buscador, de forma a gerar um grande alcance e aumento na taxa de cliques e conversão.

Por fim, por que não contar com o que você já tem? Aproveite para divulgar essa página para a sua base de clientes, em um canal de bastante sucesso, como o e-mail marketing, que pode ser mensurado em tempo real.

Viu como a landing page é muito mais que um “site curto”? Com bastante potencial, pode ser a escolha certa para agregar no digital da sua empresa. Mas para colocar esse projeto em prática, você não precisa fazer tudo sozinho.

Com expertise, equipe completa e um portfólio de encher os olhos, somos uma agência focada em soluções que tornam os seus objetivos palpáveis e facilmente alcançados.

Entre em contato e conte para nós os seus desejos!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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