Navalha de Occam: a simplicidade como a essência do marketing

Navalha de Occam: a simplicidade como a essência do marketing

Navalha de Occam: a simplicidade como a essência do marketing

O marketing digital é, sem dúvida, uma estratégia complexa que exige conhecimento aprofundado e muito planejamento. Para tornar tudo mais simples, você pode aplicar a Navalha de Occam.

Esse princípio filosófico baseia-se na adoção de soluções simples e rápidas, priorizando o que é realmente importante.

Com ele, torna-se possível inovar e alcançar ótimos resultados de forma eficaz e direta, sem dores de cabeça ou dificuldades na tomada de decisões.

Quer saber mais sobre a Navalha de Occam e ver como aplicá-la na sua empresa? Continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

O que é a navalha de Occam?

A Navalha de Occam é um conceito filosófico que sugere que, diante de diversas possibilidades, a solução mais simples tende a ser a melhor.

Esse princípio foi proposto por William de Ockham, um monge do século XIV, e tem sido aplicado em diversas áreas ao longo dos séculos.

Na medicina, por exemplo, isso é visto toda vez que você tem febre, dor de garganta e tosse. O médico, ao analisar seus sintomas, pensará que é uma gripe e só estudará outras possibilidades caso o quadro piore. E, normalmente, esse primeiro diagnóstico é mais do que suficiente para resolver o problema.

No contexto do marketing, busca-se focar em estratégias que são diretas, claras e eficazes, eliminando complicações desnecessárias.

Vale ressaltar aqui que a simplicidade proposta pela Navalha de Occam não é sinônimo de superficialidade!

Pelo contrário, a ideia é escolher abordagens que realmente trazem resultado, eliminando elementos que tendem tornar os processos mais longos, onerosos e complexos de forma desnecessária.

Simplificando as estratégias de marketing

No marketing digital, a Navalha de Occam pode ser uma grande aliada. Em vez de tentar criar campanhas complexas e multifacetadas, por que não focar nas estratégias que realmente funcionam?

Quando aplicamos esse princípio, priorizamos o que é realmente eficaz e simples, garantindo que cada ação tenha um objetivo claro e contribua diretamente para os resultados almejados.

Isso significa investir em estratégias que já mostraram bons resultados, ao invés de testar processos complicados que exigem muito esforço e podem não trazer o retorno desejado.

Assim, você otimiza os recursos, facilita a tomada de decisões e a mensuração das metas.

Dicas para aplicar a Navalha de Occam

Confira nossas dicas para aplicar a Navalha de Occam nas suas estratégias de marketing digital.

Pesquisa de palavras-chave simples e eficazes

Uma das maneiras de aplicar essa prática no marketing é durante a pesquisa de palavras-chave.

Foque em termos simples e impactantes para criar conteúdos que realmente impactem o seu público.

Lembre-se que as palavras-chave escolhidas precisam fazer sentido para o conteúdo e devem ser facilmente compreendidas pelo seu público-alvo.

Nessa hora, não esqueça de escolher termos que contam com altos níveis de busca e, preferencialmente, com dificuldade baixa. Isso faz com que o seu texto alcance mais pessoas.

Leia também: SEO para iniciantes: tudo que você precisa saber!

Crie títulos diretos e atraentes

Os títulos são a primeira coisa que as pessoas veem, então, eles devem ser claros e atraentes.

Fuja dos famosos clickbaits que prometem conteúdos que, muitas vezes, não são entregues. Isso faz com que as pessoas entrem na sua página, mas saiam rapidamente dela, o que prejudica o seu ranqueamento.

Para criar títulos atraentes, recomendamos:

  • use a palavra-chave de forma natural,
  • evidencie o que será tratado no conteúdo,
  • seja direto sem ser óbvio.

Lembre-se do princípio da Navalha de Occam: na dúvida, a opção mais simples, de forma geral, é a melhor!

Estrutura de conteúdo clara e organizada

Na hora de criar um conteúdo, mantenha uma estrutura clara e organizada. Afinal, segundo a Navalha de Occam, não há motivo para inovar algo que já funciona!

Organize o texto de forma lógica para facilitar a leitura e despertar interesse

Quando o conteúdo é claro e bem organizado, a absorção das informações ocorre com mais facilidade e as chances do leitor permanecer na página são maiores.

E não esqueça também de considerar a escaneabilidade! Separe o que foi criado em parágrafos menores, em títulos e subtítulos para ser possível encontrar informações rapidamente.

Esse conteúdo, por exemplo, foi separado de um jeito estratégico, mas considerando a forma mais simples possível para compartilhar o que sabemos sobre o tema. Se você quisesse saber apenas como aplicar a Navalha de Occam, bastava você pular para essa parte.

Isso permite que você e outros leitores naveguem facilmente pelas informações e encontrem exatamente o que querem.

Adotar a Navalha de Occam no marketing digital é uma forma inteligente de simplificar os processos e garantir que cada ação seja eficaz. Ao eliminar o excesso e focar no que realmente importa, você pode otimizar seus esforços e alcançar mais resultados.

Esse princípio pode ser aplicado em diversas outras ações de marketing. Na segmentação de público, por exemplo, o foco deve ser em identificar os pontos mais relevantes para entender o público-alvo, deixando de lado dados que não são relevantes para a jornada de compra.

E na análise de dados, priorize métricas que realmente importam para o seu negócio. Já nas campanhas de e-mail marketing, opte por mensagens claras e objetivas, focando em comunicar o que realmente é essencial.

Gostou de saber mais sobre a Navalha de Occam? Continue no nosso blog e leia Google Ads: qual o segredo para não perder dinheiro?.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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