Identidade visual: como definir?
Assim como cada pessoa possui elementos únicos, como personalidade, estilo de roupa, cor de cabelo e até mesmo a voz e o cheiro, empresas possuem identidade visual.
Ela é o que torna cada ambiente único e diferente dos aspectos humanos. São símbolos, cores, tipos de letra e formas. Provavelmente, ao observar a cor vermelha, você deve se lembrar da Coca-Cola, ao passo que o amarelo remete ao Mc Donalds.
Isso é comum, pois essas empresas possuem uma imagem muito bem planejada e criada exatamente para que sempre lembrem delas por causa desses elementos.
É normal que ao lembrar você tenda a comprar mais lá ou até mesmo se manter atualizado sobre ela, seguindo suas redes sociais ou assinando uma newsletter.
A identidade visual tem essa e muitas outras intenções, como, por exemplo, trazer determinados sentimentos, já que a psicologia das cores e até mesmo o logo podem fazer isso.
Letras mais grossas são impactantes, já as mais cursivas trazem leveza, o que é ideal para determinadas organizações conseguirem conquistar seus clientes no primeiro contato em meio a tanta concorrência.
Por falar nisso, saiba mais neste artigo porque a identidade visual é tão importante e alguns passos para criar a sua e ter muito sucesso com esses elementos que tornam sua empresa mais especial. Continue a leitura.
Por que é tão importante definir a identidade visual do seu negócio?
Antes de aprender a definir essa aplicação, é importante compreender porque é tão necessário ter uma, para estruturar uma estratégia conforme o que você realmente quer passar para o público.
Falando em grau de importância, essa estratégia pode ser considerada um dos pilares mais importantes de uma empresa, pois é o primeiro item que alguém verá ao ter contato com a marca. As cores, letras, logo e demais itens devem ser muito bem definidos.
A velha frase de que a primeira impressão é a que fica pode ser considerada verdade ao falar desse elemento, devido à concorrência ser muito grande, principalmente na internet, e as pessoas contarem com poucos segundos para tomarem a decisão de entrar em seu site ou não.
Sendo assim, é importante considerar todos os pontos de contato que os usuários podem ter com o seu negócio, desde a facilidade de lembrar o nome até o uso de cores, que serão replicados no site, redes sociais e blog.
Como definir a identidade visual?
Agora que você sabe que a identidade visual é especial por tornar sua empresa única e lembrada pelas pessoas, veja a seguir nossas dicas para definir a sua e ter muito sucesso, seja na internet ou fora dela.
Identifique a personalidade da sua marca
É muito importante que em primeiro lugar você decida a personalidade da sua marca, considerando seu público-alvo, produtos, valores, visão e missão.
Com dados tão importantes em mãos, você poderá começar a pensar em como quer que vejam sua empresa.
Se, por exemplo, seu produto é algo delicado e dedicado a crianças pequenas, provavelmente irá usar cores pastéis e tipografia mais delicada.
Procure referências
Referências sempre são uma boa escolha, principalmente ao analisar concorrentes. O uso dos elementos normalmente possuem alguma semelhança, como o azul que é muito usado na área da saúde e o amarelo para alimentação.
As referências também podem servir como caminho para você encontrar possibilidades que ainda não foram usadas e que podem fazer toda a diferença para seu público.
Defina a paleta de cores
Após analisar a concorrência, leve em conta os outros fatores que você estudou e definiu sobre a sua empresa e escolha as cores que melhor representam a marca. É importante considerar que elas serão usadas em todos os elementos.
Sendo assim, site, redes sociais, logo, camiseta e até mesmo banners e demais itens offline deverão seguir a identidade visual estabelecida.
É importante também testar bastante e lembrar que não são itens que podem ser mudados com facilidade posteriormente.
Escolha a tipografia
Em conjunto com as cores, a tipografia também é um elemento muito importante, pois dará mais sentido para todo o conjunto. Apesar de parecer mito para algumas pessoas, as fontes possuem personalidade e podem trazer muitas impressões sobre a sua marca.
Sendo assim, a dica é continuar testando e, se for o caso, criar uma especialmente para os seus desejos.
Defina o símbolo
Esse é o momento de definir um símbolo para seu empreendimento. Um grande exemplo é a cruz, usada em empresas de saúde e clínicas, patinhas em pet shops e até mesmo flores para lojas de decoração.
O símbolo faz com que as pessoas, assim que olharem para a sua identidade visual, saibam a especialidade da sua organização. Por isso, é muito importante escolher para conseguir entregar o que deseja.
Defina os formatos
Agora que muitos itens estão sendo escolhidos, é hora de definir formatos e estilos dessa construção. Você gosta de elementos mais redondos ou quadrados? Geométricos ou feitos a mão?
Leve em conta que até mesmo uma forma geométrica pode trazer impressões sobre a empresa.
Faça a criação do logotipo
Chegou o momento de montar tudo. O logotipo é um dos principais pilares da construção da identidade visual e agrega muito na estratégia de branding.
Ele é o conjunto de elementos que você decidiu ao longo do tempo, onde terá as cores, formas, tipografia e o nome do estabelecimento, para que tudo fique completo.
Você pode testá-lo em mockups de site, camisetas, banners e até mesmo na fachada da sua empresa.
Aproveite nesse momento para fazer as mudanças necessárias e decidir se está dentro das suas expectativas.
Por falar em criação de identidade visual e logotipo, que tal parar de se preocupar com tantos elementos e contar com nossa ajuda?
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