Geração de conteúdo: como os usuários podem ajudar nisso?

Geração de conteúdo: como os usuários podem ajudar nisso?

Geração de conteúdo: como os usuários podem ajudar nisso?

Assim como empresas possuem suas redes sociais, blogs, sites e demais formas de geração de conteúdo, os usuários também.

Sejam clientes, fãs da marca e o público-alvo em geral, eles usam a internet diversas horas por dia. Inclusive, no Brasil, as pessoas ficam mais de 10 horas diariamente conectadas, seja por causa do trabalho ou até mesmo se divertindo nas redes sociais.

Como você deve estar imaginando, não são apenas as empresas as grandes responsáveis pela produção de informações relacionadas a ela e seu ramo de atuação. A grande parcela da população conectada produz a cada segundo e em grande quantidade.

Com a chegada da internet, os consumidores deixaram de ser apenas espectadores e agora são parte ativa de milhares de diálogos e produção de conteúdos, seja para falar bem da marca, expor uma crítica, trazer sugestões e muito mais.

A população tende a gostar de compartilhar detalhes de sua vida principalmente nas redes sociais, o que pode ser uma ótima forma do seu empreendimento aproveitar para poder ganhar credibilidade e confiança para o cliente final diretamente.

Apesar dessas pessoas influenciarem menos do que grandes campanhas de publicidade, principalmente com os influencers digitais, são elas que podem ser fatores decisivos na compra de seus amigos e familiares, podendo alterar em parte os resultados da sua empresa.

Sendo assim, é muito importante se atentar ao conteúdo feito por terceiros, de forma a entender claramente quais são seus desejos, dores e maneiras de usar suas opiniões para gerar mais informação e demais pontos de contato.

Entenda, neste material, porque a geração de conteúdo é tão necessária e porque o usuário é muito importante ao fazer isso. Continue a leitura.

O que é geração de conteúdo?

Essa prática é todo material que sua empresa cria, seja para divulgar um produto, relacionar-se com os clientes, alavancar estratégias e mais, podendo fazer parte do marketing de conteúdo, que é conhecido por atrair clientes por meio dessas produções.

Grandes exemplos são as redes sociais, blog, site, e-mail marketing, e-books, vídeos e infográficos, que podem ser usados para atingir pessoas que ainda estão no topo do funil, até pelas que já são fãs da marca.

Atualmente, os usuários estão numa fase mais ativa de compra, seja por causa da internet, que permite que eles procurem as organizações, assim como se expressem muito mais facilmente, o que faz com que esse tipo de marketing ganhe cada dia mais espaço.

De fato, anúncios na TV, rádio, nos vídeos da internet e os famosos links patrocinados são ótimos aliados das vendas, mas não se pode esquecer que agora os usuários também vão atrás das empresas, sendo necessário focar nas duas frentes.

Mais do que apenas produzir conteúdo, é preciso ter uma estratégia sólida para obter resultados que façam a diferença.

Qual a importância do conteúdo gerado pelo usuário?

Ao passo que a sua empresa pode se preocupar com a própria geração de conteúdo em seus canais de contato, sejam as redes sociais e o blog, por exemplo, é importante lembrar que os usuários geram constantemente.

Essa produção é muito importante para avaliar como a sua empresa é vista pelos seus clientes finais, os responsáveis por comprar, avaliar e decidir se continuam ou não.

Ouvir o que essas pessoas têm a dizer, mesmo sendo duras críticas, e responder de forma educada e marcada pela empatia pode ser um grande divisor entre fracasso e sucesso perante essa fatia da população.

Além disso, trata-se de um conteúdo original, autêntico e que pode ser visto com mais aceitação por outros possíveis compradores, já que não é algo patrocinado pela organização.

Que tipo de conteúdo é gerado pelo usuário?

Ao saber que os usuários também são grandes responsáveis pela geração de conteúdo que envolve a marca, muitas empresas se questionam sobre quais tipos de materiais podem ser considerados como gerados pelos utilizadores:

Redes sociais: nas próprias redes sociais da marca pode-se encontrar avaliações, comentários e até mesmo a marcação em materiais da marca.

Já nos perfis das pessoas pode-se encontrar reviews em forma de vídeo, compartilhamentos e até mesmo fotos e textos.

Blog da empresa: comentários nos blogs e até mesmo o compartilhamento do link deles nas próprias redes do usuário.

Avaliações no geral: seja no Google, sites de reclamações, redes sociais, loja online, dentre outros.

Perguntas: nos canais de contato podem ser encontradas perguntas e dúvidas comuns sobre o uso de produtos e sobre a organização em si.

Vídeos: não é raro ver materiais no YouTube e demais plataformas de vídeo com opiniões e críticas sobre empresas e itens.

Como utilizar esse tipo de conteúdo?

Esse tipo de conteúdo, mesmo que nem sempre seja positivo, principalmente se for uma crítica a organização, pode ser aproveitado.

Um grande exemplo disso é criar campanhas que incentivem o uso de hashtags, para que as pessoas compartilhem seus momentos utilizando produtos da sua empresa, ou criar algum desafio, que envolva a criação de um vídeo.

Outra opção interessante é oferecer descontos ou alguma vantagem para quem avaliar seu empreendimento em determinado canal, como, por exemplo, o Google meu negócio.

Por fim, e não menos importante, pode responder às redes sociais com um tom despojado e que faça realmente sentido para o cliente, criando uma relação muito mais próxima e que outros usuários possam ver também.

Agora que você sabe o quanto a geração de conteúdo é necessária, continue por aqui e leia também porque ter um blog corporativo é importante para sua empresa.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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