5 páginas que não podem ficar de fora da estrutura de um site
Quando o assunto é sobre a estrutura de um site, há quem pense que basta uma única página com os dados de contato da empresa e esperar a mágica acontecer.
Provavelmente, você deve fazer parte do grupo de pessoas que já deve ter ouvido falar sobre a importância de criar uma página na web para a sua empresa, mas que por algum motivo ainda não colocou esse projeto em prática.
Seja por ainda não achar que vale a pena o investimento ou até mesmo por não entender de fato o peso de ter um marco para a presença da sua empresa dentro dos mais variados cantos da internet.
Mesmo que pareça clichê e muitos empresários estejam mais do que acostumados a ler sobre isso, ter um site completo e com uma estrutura de qualidade é indispensável para ter sucesso nos dias de hoje.
Desde as marcas que estão há um tempo no mercado, até os autônomos e pequenos empresários que estão começando agora a empreender, precisam estar onde o público marca presença todos os dias.
O Brasil é um dos países onde a população mais fica por dia na internet, totalizando cerca de 46 horas a cada mês apenas nas redes sociais. Já pensou o quanto de oportunidades você perde a cada segundo deixando de fazer parte desse meio?
Um site é como uma vitrine virtual, permitindo que as empresas mostrem seus produtos, serviços e informações importantes para o público.
Quando os clientes em potencial encontram uma página com estrutura de site bem projetada e organizada, eles percebem a empresa como confiável e séria.
Isso ajuda a construir uma imagem positiva daquela organização e estabelecer confiança com os visitantes. Além disso, um site oferece acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Isso significa que os usuários podem acessar informações sobre a empresa, produtos e serviços a qualquer momento, independentemente do horário comercial. Ah, claro, caso seja um e-commerce, conseguem fazer compras em paz e no conforto de casa.
E aí, pronto para conhecer o que não pode faltar na estrutura de um site de sucesso? Continue por aqui e descubra quais são as cinco páginas indispensáveis em um endereço web de qualidade.
As páginas que não podem faltar na estrutura de um site
Muitos empresários que estão cansados de ouvir sobre a necessidade de ter um site, não sabem exatamente o que uma página web de qualidade precisa ter para conseguir atingir os objetivos de alcance, vendas e maior visibilidade dentro do mercado.
Se você pensa que basta entrar em uma plataforma de domínios gratuitos, arrastar um layout pronto e colocar o nome da sua marca, saiba que para marcar a mente do público é preciso ir além.
Veja a seguir as cinco páginas fundamentais para a estrutura de um site, seja qual for o seu segmento de atuação e entenda o que geralmente compõem cada uma delas.
Home page
A home é literalmente a primeira apresentação da sua empresa para o usuário. Ela deve ter em primeiro lugar, uma interface condizente com a identidade da marca e também um campo de pesquisa para que a pessoa consiga tirar dúvidas e encontrar o que precisa.
Ela desempenha um papel crucial na criação de uma primeira impressão positiva e no direcionamento dos visitantes para as demais seções relevantes do site.
Não adianta querer economizar em design, boas imagens, um menu intuitivo e, claro, na experiência do usuário nesta página, principalmente levando em conta a importância de ter um site responsivo.
Página de apresentação da empresa/marca
Essa página é onde a empresa pode contar sua história, apresentar sua equipe, compartilhar sua visão, missão, valores e estabelecer uma conexão com os visitantes.
É uma oportunidade para transmitir a personalidade da empresa e construir confiança, bem como apresentar um pouco da história e, se possível, fotos do ambiente de trabalho e dos colaboradores.
Página de produtos e serviços
Já nessa página, é fundamental que apresente de forma completa e objetiva os produtos ou serviços realizados pela empresa, bem como a descrição deles.
Quanto mais imagens dos produtos, melhor. Elas precisam ser de qualidade, mostrar todos os ângulos dos itens e também eles em funcionamento.
Em alguns casos, como em lojas de produtos de maquiagem, vale a pena ter um modelo com o produto sendo usado para mostrar na “prática” como ele funciona.
Página de contato e suporte
Essa página é crucial para fornecer informações de contato, como endereço físico, número de telefone, e-mail e redes sociais, por exemplo.
É importante facilitar para os visitantes entrarem em contato com a empresa, seja para fazer perguntas, solicitar informações adicionais ou iniciar uma conversa comercial.
Nessa página podem ser utilizados formulários de conversão para conseguir mais leads.
Blog
Ter um blog bem estruturado pode fazer toda a diferença, tanto para quem encontrou seu site pelas outras páginas dele quanto para quem estava pesquisando algum tema direcionado a sua empresa pelo Google.
Essa possibilidade permite que a empresa compartilhe conteúdo relevante e útil com os visitantes.
Isso ajuda a posicionar a empresa como uma autoridade em seu setor, melhorar o engajamento dos visitantes e oferece oportunidades para otimização de mecanismos de busca (SEO).
Por isso, é importante focar na produção de conteúdo relevante para converter leads e aproximar o consumidor da marca de um jeito que ele se sinta representado.
Dica extra: não esqueça de ter uma navegação simples e intuitiva
Essa dica serve para todo o site e não é negociável! Um site de qualidade não é bonito apenas, mas também é rápido, leve e simples de mexer.
O seu site também precisa abrir em qualquer plataforma e tela, bem como ter acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência.
Por fim, não podemos esquecer que a experiência do usuário é um dos algoritmos que mais penalizam do Google, hein! Portanto, pense na qualidade da navegação e também em pontos que podem fazer o seu site ter ainda mais sucesso no maior buscador do mundo.
Agora que você sabe tudo sobre a estrutura de um site digno de sucesso, é hora de contratar quem entende do assunto para colocar esse projeto em prática!
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