E-mail e automação marketing: quando utilizá-los?

E-mail e automação marketing: quando utilizá-los?

E-mail e automação marketing: quando utilizá-los?

Dentro do universo do envio de e-mails, muitos gestores ficam em dúvida entre escolhê-los ou a automação de marketing, que se trata de um sistema mais completo.

O uso do e-mail está presente na humanidade há algumas décadas e com o passar do tempo, assim como outros canais de comunicação, passou por diversas melhorias, inovações e maiores utilidades, tornando-se um meio fundamental para diversas empresas.

Muito mais que aquele e-mail que você recebe com promoções ou aqueles enviados depois de uma compra, esse tipo de estratégia pode ter outras proporções, servindo como mais uma forma de encantar os seus clientes e estreitar a sua relação com o público.

Com uma das maiores taxas de abertura e engajamento em comparação a outros tipos de mídia, o e-mail veio como um grande aliado de e-commerces, lojas físicas, pequenos empreendedores e até mesmo as maiores multinacionais.

Ao passo que esse canal foi crescendo, muitas organizações de tecnologia e serviços viram no e-mail uma oportunidade de obter resultados também.

Com isso, nasceram softwares de envio de e-mails agendando, serviços de automação e até mesmo sites que permitem a criação de layouts gratuitos, sem grandes segredos.

Por falar em softwares, os responsáveis por automação de marketing geralmente são integrados e podem apresentar uma dezena de benefícios, que envolvem desde a criação de listas segmentadas, envio para bases diferentes, e-mails transacionais e muito mais.

Não podemos esquecer de falar que atualmente esse tipo de ferramenta também permite a mensuração de dados em tempo real, a higienização das listas de contatos com muito mais rapidez e, claro, segurança tanto para a sua empresa quanto para os destinatários.

De fato, o universo do e-mail e a automação de marketing é gigante e para quem ainda não o conhece profundamente pode ter bastante dúvidas e até mesmo incertezas sobre usar ou não essas ferramentas.

Continue por aqui e entenda um pouco mais sobre elas e qual usar, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Quais as diferenças entre e-mail e automação de marketing?

Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing e os sistemas de automação são a mesma coisa, mas a verdade é que não são.

Ao passo que o e-mail marketing em si geralmente é focado para alguma ação específica, como o envio de e-mail de promoção na Black Friday, a automação envolve uma estratégia completa, com a intenção de alimentar a base e desenvolver os leads.

Geralmente, a automação de marketing é aquela que envia e-mails mais elaborados, para tornar aquele simples usuário em um cliente fiel e realmente fã da empresa e do produto ou solução que adquiriu.

Também é usada para vendas mais complexas ou soluções não tão comuns, ideais para um nicho bem específico do mercado.

Sabendo disso, veja a seguir as particularidades de cada ferramenta, que podem ser úteis para diferentes tipos de campanhas dentro da sua organização.

Particularidades do e-mail marketing

O e-mail marketing, assim como dissemos agora pouco, trata-se de um tipo de comunicação mais simples e geralmente enviada para determinadas campanhas, como aquelas usadas para divulgar produtos, enviar promoções e novidades, por exemplo.

Por se tratar de envios isolados, é ideal para transações comerciais mais simples e um processo de compra mais rápido, sem grandes desafios. Eles geralmente são usados pelas grandes empresas de varejo e fazem um grande sucesso.

Outros usos de e-mail marketing podem ser o envio de convites de eventos online, mensagens em datas comemorativas, promoções de datas sazonais, novidades, newsletter e até mesmo os transacionais, que ocorrem depois de uma ação específica.

Grandes exemplos de e-mails transacionais são os de boas-vindas, abandono de carrinho, aprovação do pagamento e status do pedido, bem como as pesquisas de pós-vendas e outra comunicação, caso seja necessário.

Particularidades da automação de marketing

Já a automação de marketing é usada para processos de vendas mais longos, onde aquele usuário que em algum momento se interessou pela empresa e cadastrou os seus dados de contato, como o e-mail, precisa ser trabalhado para virar um cliente.

Esse tipo de régua de e-mails tem como foco direcionar aquelas pessoas captadas em diferentes locais do funil de vendas ao destino final, trazendo informações ricas, dados de mercado, infográficos e demais materiais que aproximem a marca daquela pessoa.

As vendas mais complexas, como aquelas de itens de alto valor, tanto de soluções quanto produtos físicos, precisam mostrar de forma transparente o porquê de valerem o investimento e como irão auxiliar no cotidiano da organização.

E-mails enviados por ferramentas de automação são programados para alimentar os leads e informar a equipe de vendas simultaneamente, de forma que os profissionais podem ganhar tempo e focar no fechamento de vendas em si.

Quando utilizá-los?

Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre e-mail marketing e as réguas para envios automáticos, deve estar se perguntando sobre qual delas deve ser a mais indicada para o seu caso.

No entanto, não existe uma receita mágica ou uma regra de que você pode usar apenas uma das soluções.

Muitas empresas utilizam de ambas as estratégias para conseguir resultados com bases diferentes e principalmente para atender da melhor forma cada fase de compra dos usuários.

Desde um e-mail de boas vindas até aquele de carrinho abandonado podem ser usados, de forma que uma estratégia pode fortalecer a outra.

E aí, ainda com dúvida? Aproveite e entre em contato conosco para entender de uma vez por todas como escolher a ferramenta certa e como usar o grande potencial dela a favor dos seus resultados.

Somos uma agência especializada no digital, criada para trazer resultados, inovação e, claro, bons cases de sucesso. Esperamos você.

 

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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