Crescimento do e-commerce: confira as tendências

Crescimento do e-commerce: confira as tendências

Crescimento do e-commerce: confira as tendências

O crescimento do e-commerce é uma realidade não só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo importante aproveitar as tendências para poder crescer junto.

Seja a pandemia, que fez com que a população mundial ficasse mais tempo dentro de casa, assim como as novidades tecnológicas e a mudança do comportamento do consumidor, fez com que as lojas online de diferentes nichos crescessem.

No entanto, para que a sua empresa acompanhe essa evolução e cresça junto no ambiente digital, é preciso que esteja alinhada com as novas tendências de consumo, incluindo o e-commerce, é claro.

Mas para isso, é necessário informação. Continue a leitura e saiba quais são as novidades de 2022 sobre o crescimento do e-commerce para poder tomar as melhores decisões e conseguir bons resultados.

Dados sobre o crescimento do e-commerce

2020 e 2021 estão sendo os anos de maior mudança quando o assunto é o crescimento do e-commerce, e ver como isso se refletiu na economia do país é uma boa forma de começar.

Em primeiro lugar, estamos falando em recordes. Só no primeiro semestre de 2021, esse setor do mercado movimentou mais de R$ 53 bilhões, apresentando 31% de aumento em relação ao mesmo período em 2020.

Por falar em dados astronômicos, acredita-se que mais de 13 milhões de pessoas começaram a comprar pela internet a partir de 2020, e que as datas sazonais fizeram uma grande mudança no faturamento das mais variadas empresas que possuem lojas online.

Inclusive, se você pensa que esse aumento se deu apenas por causa da pandemia e esse setor do mercado irá diminuir o volume de vendas, pode estar enganado. Acredita-se que 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.

Além disso, o e-commerce conseguiu conquistar até a faixa mais idosa da população, que geralmente tendia a comprar apenas pessoalmente por não confiar na internet ou não saber mexer com esse tipo de tecnologia.

Cerca de 75% dos idosos que têm internet em casa compraram pelo menos alguma coisa em lojas online em 2020, e parece que gostaram da ideia!

Quais as tendências para e-commerce em 2022?

Agora que você sabe um pouco mais do panorama sobre o crescimento do e-commerce, aproveite para saber quais as tendências que prometem bombar ainda mais esse mercado em 2022.

Perceba que muito mais do que tecnologia, novos métodos de venda e estar atento a mais canais de contato com os clientes é importante, confira.

Mais meios de pagamento

Trabalhar com os mais variados meios de pagamento é uma tendência que veio para ficar e está cada dia mais forte. Além disso, elas tornam mais fácil para os consumidores finalizar a compra, e evita que a falta de possibilidades de pagamento faça você perder clientes.

O famoso pix, pagamento por QR code, boleto bancário, diversos tipos de cartões e até mesmo o WhatsApp Pay, dentre outros aplicativos de vendas online devem começar a fazer parte do seu comércio eletrônico, para que ele possa crescer.

Além disso, com o PIX, por exemplo, você recebe rapidamente e é até melhor para os negócios, assim como é para o cliente, que não é cobrado pela transferência e pode finalizar o pagamento em poucos toques, com seu celular.

Vendas pelas redes sociais

Apesar de terem sido criadas para gerar entretenimento e conectar pessoas, as redes sociais são um bom espaço para vender. Por falar nisso, a maioria delas agora possui interface para facilitar as compras e podem servir de vitrines virtuais.

Inclusive, até mesmo o WhatsApp possui sua versão business, permitindo a criação de catálogos e mensagens automáticas, que tornam tudo mais fácil.

Aproveitar esses novos canais pode ser um ótimo caminho para aumentar as vendas e o crescimento do e-commerce da sua empresa.

Experiência omnichannel

Integrar online ao offline é uma necessidade cada dia maior, além de facilitar e dar mais opções para seus clientes. Um grande exemplo disso é comprar por telefone e receber em casa, ou comprar pela internet e buscar na loja física.

Apesar de parecer mero detalhe, muitas pessoas se beneficiam disso e acabam comprando por esse motivo, o que é mais uma forma de conseguir aumentar as vendas.

Além disso, é importante treinar a equipe, para que todos tenham as mesmas informações e possam permitir que essas compras “híbridas” aconteçam sem percalços.

Realidade virtual

A tecnologia não poderia deixar de fazer parte dessa lista, até porque ela é responsável por grandes saltos tanto no mercado, como na sociedade em si.

E-commerces que investem em novas tecnologias, como por exemplo a realidade virtual, que permite os usuários se sentirem mais próximos de produtos, como as roupas e acessórios podem facilitar a decisão de compra das pessoas.

Tornar o virtual mais próximo do real, assim como se manter presente na vida das pessoas é cada dia mais necessário.

Agora que você sabe as principais tendências de 2022 para promover o crescimento do e-commerce da sua empresa, continue por aqui e leia também sobre como criar uma loja no Instagram.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

No Comments

Post a Comment