Saiba como promover um blog
Mais do que produzir materiais frequentes, é muito importante que você saiba como promover sua página, para ela poder atender os objetivos da sua empresa.
Que o marketing de conteúdo é uma realidade nas estratégias digitais é um fato, mas você sabia que o blog é o meio mais popular?
Considerando que existem muitas formas de produzir materiais para obter os mais variados tipos de resultado, saber sobre o assunto, nesse caso textos que usam estratégias de SEO, atração e captação de leads, gera insights.
Inclusive, é importante lembrar que no marketing de conteúdo existe a produção de vídeos, e-books, infográficos, podcasts e e-mails marketing também. Porém, mesmo assim, as pessoas ainda preferem os textos de blog, que são muito interessantes.
Sabendo disso, fica o questionamento: por que os blogs se mantêm no topo? Uma das explicações é que os materiais criados seguem uma estratégia completa, onde podem ser produzidos para pessoas no topo até o final do funil.
Além disso, ele possui rápida aceitação e a leitura é fácil, desde que elaborado com linguagem acessível.
Outro fato é que um texto criado de acordo com estudo de público-alvo e uso correto de palavras-chave é facilmente encontrado e atende as expectativas do leitor, que possuía muitas vezes uma dúvida ou necessidade que esse material supre.
No entanto, promover um blog depende de uma série de estratégias, que iremos abordar nesse conteúdo, já que a concorrência é muito grande, principalmente quando se fala em marketing de atração.
Continue a leitura e saiba como fazer sucesso dentro desse universo que está em constante crescimento.
Por que ter um blog?
Antes de entender como promover um blog, é importante compreender porque investir nessa estratégia e consequentemente promovê-la para obter seus resultados desejados é uma boa pedida para ter mais relevância na internet.
Essa estrutura nada mais é que uma coletânea dentro do seu site com diversos textos completos sobre sua empresa, atuação, serviços e explicação de diversos termos relacionados ao seu mercado e muitas outras produções que fizerem sentido para seu empreendimento.
Considerado atemporal, ou seja, seus conteúdos não possuem data de validade, além de poderem ser otimizados sempre que você desejar, é uma estratégia ideal para conseguir diversos efeitos no ambiente virtual.
Ao escrever usando o SEO, ou seja, diversos métodos de melhoria de ranqueamento da organização, por exemplo, é possível conseguir os primeiros lugares no Google sem gastar com os famosos links patrocinados.
Outro grande diferencial é a credibilidade que a empresa irá ganhar ao ser considerada uma grande especialista do setor que atua ao entregar textos que agregam na vida dos clientes.
Como promover um blog?
Agora que você sabe um pouco mais sobre essa poderosa estratégia, veja alguns passos de como promover um blog e obter melhores resultados.
Guest post
O guest post se trata literalmente de postar o texto de um convidado, que fez especialmente para seu site. Geralmente, contratam-se pessoas especialistas no assunto que sua empresa aborda, de forma a trazer mais visualizações.
Não é raro que esses especialistas já tenham sua base de fãs e contatos, que irão ser atraídos para ler as suas criações.
É aí que sua marca ganha ao ter esse tipo de conteúdo, que servirá como porta de entrada para mais leitores e que no futuro podem virar clientes, visto que possuem interesse.
Otimização de conteúdo
Apesar de blogs não terem textos com data de validade, como, por exemplo, uma notícia, eles precisam passar por otimizações, ou seja, atualizações de materiais já existentes.
Pode ser interessante adicionar dados novos, mais conteúdos ou até mesmo aumentar alguma explicação com novos insumos.
A otimização serve como uma forma de mostrar aos algoritmos que as informações estão relevantes.
Divulgação nas redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas de qualquer estratégia digital da sua empresa, com o blog não seria diferente.
Nelas, você pode trazer link de textos novos, chamadas para seguir mais esse ponto de contato com as pessoas, assim como aguçar a curiosidade trazendo pequenos trechos e convidando as pessoas a lerem tudo direto nas postagens.
Alianças entre blogs
A aliança entre blogs nada mais é que a troca de conteúdos entre parceiros, com o intuito de trocar links internos e fazer com que os leitores de ambos sites visitem os parceiros.
Geralmente, esse convidado cria um texto para o seu e em troca você pode fazer o mesmo, usando bastante links internos.
Com isso, além de aumentar a visibilidade, pode ser mais fácil conseguir leads novos e uma maior quantidade de leitores a cada lançamento de conteúdo.
Imagens atrativas
Fotos de qualidade, ilustrações, gráficos e demais itens visuais são muito importantes para melhorar ainda mais a experiência do usuário ao navegar no blog.
Além disso, as imagens podem ajudar também no ranqueamento, desde que tenham o SEO trabalhado, seja na criação de legendas e textos alternativos acompanhados delas.
Por fim, e não menos importante, as imagens deixam o material mais leve e com uma leitura mais prazerosa.
SEO
O SEO é essencial para quem quer saber como promover um blog, já que por meio do uso de determinadas palavras-chave e outros elementos ele permite que mesmo sem gastar dinheiro com divulgação sua empresa fique nos primeiros lugares do Google.
Como é de se imaginar, por ser o maior buscador do planeta, seu site estando em uma boa colocação terá muito mais visitantes e interessados na sua organização, serviços e soluções.
Conteúdo de qualidade
Essa dica é, na verdade, uma grande necessidade para quem quer saber como promover um blog de maneira justa e que obtenha realmente resultados.
Fake news, sensacionalismo, promessas infundadas, dados sem procedência, conteúdo repetitivo e com linguagem dúbia, além de poderem penalizar o ranqueamento, acabam por desconectar seus leitores, que irão procurar os concorrentes.
Com essas dicas, você agora sabe como melhorar uma página com as melhores práticas. Aproveite para continuar por aqui e ler também sobre o que é copywriting e porque aplicá-lo em sua estratégia de blog.