Apresentação comercial: 4 dicas para ter sucesso nesta etapa de vendas

Como fazer uma apresentação comercial?

Apresentação comercial: 4 dicas para ter sucesso nesta etapa de vendas

Qualquer negócio desenvolve suas atividades com um intuito principal: gerar vendas. Mas nesse caminho vários processos precisam ser realizados para ter sucesso no final dessa cadeia. E tudo começa pela primeira e importantíssima etapa, que é da apresentação comercial.

Por isso desenvolvemos esse conteúdo para ajudar você a conseguir vender de forma mais rápida criando uma apresentação comercial de alto nível. Ela deve impactar seus possíveis clientes e aumentar suas chances de fechar novos negócios e parcerias.

Se a primeira impressão é a que fica, conheça agora as 4 dicas especiais que preparamos para você conseguir alcançar seus objetivos durante essa fase. Confira:

1. Lembre-se que “tempo é dinheiro”

Sabemos que esse jargão já conhecido em qualquer lugar retrata bastante a nossa realidade. Hoje cada segundo que temos pode ser muito valioso quando empregado da melhor forma possível.

Concentre o foco nessa frase ao fazer sua apresentação comercial para seus clientes. Busque utilizar o menor tempo possível, mas agregando o máximo de valor durante esse período. Dessa forma você já consegue mostrar de cara que oferece soluções ágeis, que resolverão os problemas encontrados pelo seu público.

Trabalhe bem suas falas para sempre prender a atenção dos ouvintes, pois é isso que fará eles continuarem atentos às suas explicações. Também lembre-se de sempre ser claro e objetivo para que as mensagens que deseja  passar sejam compreendidas durante o processo de apresentação comercial.

2. Conte uma história

Durante a apresentação comercial dos seus produtos ou serviços, é comum que a linha de raciocínio seja perdida. Isto ocorre tanto por conta de distrações que possam surgir ou por ser uma comunicação não muito interessante para o ouvinte.

É nesse sentido que você precisa trabalhar para manter o foco total do ouvinte na sua fala e demonstração. Para fazer isso, utilize uma história durante a apresentação comercial. As pessoas ficam interessadas em histórias, querendo sempre acompanhar o seu desfecho. Um bom exemplo é contar a trajetória de algum de seus clientes.

Mas não é só isso. Para ter sucesso durante sua apresentação comercial, é importante que use a estrutura de uma história em si. Seguir a linha de começo, meio e fim é o melhor caminho para fazer uma demonstração completa de tudo que pode oferecer.

Confira o que utilizar em cada uma dessas etapas:

  • Começo: mostrar um panorama geral do momento atual e falar sobre o problema no qual o seu público está inserido naquele momento;
  • Meio: falar da solução para o problema, como ela funciona e quais as vantagens que qualquer um pode ter ao escolher por essa opção;
  • Fim: apresentar as formas de adquirir a solução e por que isso deve ser feito o mais rápido possível.

3. Conte com o apoio visual

É muito difícil trabalhar uma apresentação comercial apenas usando a fala. Claro que uma conversa é o melhor caminho para esclarecer tudo aquilo que deseja transmitir. Mas contar com um apoio visual é imprescindível nesse momento.

A maioria se utiliza das ferramentas de criação de slides para ir dando apoio ao que está falando no momento. Essa é a melhor opção, desde que desenvolva um material adequado, de acordo com as mensagens que quer passar.

Confira quais detalhes importantes você deve ficar atento para produzir o melhor material de apoio para a apresentação comercial.

Layout

Ao usar um tema ou modelo de design de slides nos programas existentes, escolha um que seja apropriado para o público. Um layout limpo e direto é sempre melhor para uma apresentação comercial. Selecione um que tenha suas cores e que contenha uma variedade de formas, caso sua apresentação tenha imagens ou vídeos.

Fontes

Escolha uma fonte simples e fácil de ler, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Também é recomendável usar no máximo duas fontes diferentes, uma para títulos e outra para conteúdo. Mantenha todas as fontes grandes o suficiente – pelo menos 24 pt e de preferência 30 pt – para que todos possam ler facilmente o que está na tela.

Quantidade de informações

Quem possui mais experiência com a apresentação comercial usa frases nos slides que incluem apenas informações essenciais. Escolha apenas os três ou quatro primeiros pontos do seu tópico e explique cada um deles na sua fala. Simplifique e limite o número de palavras em cada um e tente não usar mais de três marcadores por slide.

4. Mostre que possui credibilidade no mercado

Vamos falar uma verdade muito importante para que tenha sempre em mente ao realizar uma apresentação comercial: é mais provável que seu público escute o que você tem a dizer se eles souberem da sua credibilidade no mercado.

E essa credibilidade não é conquistada, por exemplo, usando uma longa introdução com os destaques da sua carreira. Em vez disso, seja fazendo uma apresentação pública ou uma apresentação interna, comece estabelecendo credibilidade antes de fornecer informações de fato.

Como estabelecer credibilidade durante uma apresentação comercial?

As pessoas abordadas, que podem se tornar futuros clientes, estão sempre focadas em resultados. Por isso, para mostrar sua credibilidade e provar que é digno da confiança deles, busque cases de sucesso e números que mostram uma garantia do seu trabalho.

Uma boa prática é gravar vídeos dos seus clientes falando sobre a experiência de terem fechado um negócio com você ou efetuado a compra de determinado produto. Isso já deixa claro para o seu público atual que está levando resultados positivos para os que resolvem investir naquilo oferece.

Apresente também gráficos de evolução, números de crescimento e novas perspectivas de mercado para comprovar que sua solução não é só melhor que a da   concorrência como também pode gerar valores diferenciados.

Gostou de saber mais sobre como fazer uma apresentação comercial impactante e que pode trazer bons resultados para o seu negócio? Então continue acompanhando o blog da Agência Orin para conhecer mais dicas que vão te ajudar a mudar o nível do seu negócio. Até a próxima!

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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