Segmentação: como gerar mais resultados com esta estratégia?

Segmentação: como gerar mais resultados com esta estratégia?

Segmentação: como gerar mais resultados com esta estratégia?

Diferentemente do marketing tradicional, onde as estratégias e criações são voltadas para mídias de divulgação geral, ou seja, que abrange públicos em massa, o marketing digital se preocupa com um termo muito importante para gerar resultados relevantes: a segmentação.

Essa segmentação no marketing digital vai ajudar qualquer empresa a ter um planejamento correto e falar com o seu público específico.

Quer entender mais do que se trata a segmentação no marketing digital e quais os pontos importantes para colocá-la em prática dentro do seu negócio? Então acompanhe nosso artigo até o final.

O que é segmentação no marketing digital?

Você certamente já viu um outdoor com uma propaganda de instituições de ensino informando sobre a data do seu próximo vestibular. Essa prática é bastante comum, mas será que ela consegue atingir quem poderia mostrar interesse pela informação?

Com o marketing digital é mais interessante fazer aquela determinada informação chegar apenas às pessoas que podem realmente se interessar pela mensagem. Nesse caso são, em sua grande maioria, jovens que concluem o ensino médio e se preparam para ingressar no ensino superior.

Com um outdoor você não consegue fazer essa segmentação, pois estará apresentando sua comunicação para qualquer pessoa que passe por ele.

Podemos definir essa segmentação como o ato ou método de identificar intencionalmente o perfil ideal do seu público usando dados como idade, gênero e localização geográfica para criar conteúdos relevantes para ele.

Se a sua segmentação não existir, a mensagem vai aparecer para o público errado, que não tem o menor interesse no que está oferecendo. Por isso, entendendo essa definição fica fácil perceber que não importa o quanto a sua mensagem seja boa – como no caso do outdoor – ainda há grandes chances da comunicação não ser eficiente.

Portanto, a segmentação no marketing digital se torna essencial para fazer um bom trabalho.

Como funciona a segmentação no marketing digital?

Você já fez um anúncio pago no Facebook? Se não fez, essa é uma boa hora de impulsionar uma de suas publicações para entender como é feita a segmentação no marketing digital de forma prática.

Modelo de segmentação de público no Facebook

Modelo de segmentação de público no Facebook

Na plataforma que a rede social disponibiliza, você paga para anunciar publicações da sua página. Nessa etapa, um dos passos mais importantes é a segmentação do público que quer atingir. O próprio Facebook sugere isso entendendo que focar no público certo te dará os melhores resultados.

Exemplo de segmentação no Facebook

Se você trabalha com uma loja física de ferramentas, certamente os seus anúncios não devem aparecer para adolescentes em idade escolar ou então para quem trabalha na área de beleza e estética. Seria mais interessante segmentar o público geral para:

  • Homens
  • De 25 a 50 anos
  • Localizados na cidade onde está a loja

Existiriam apenas alguns interessados fora dessa segmentação, mas a quantidade de pessoas seria baixíssima. Por isso é importante focar na definição do perfil que trará mais resultados.

Isso significa que você precisa ter um alvo certo para fazer a divulgação das suas estratégias de marketing digital e encontrar os interessados no seu negócio.

O que preciso para fazer uma boa segmentação no marketing digital?

Agora que já entendemos do que se trata a segmentação no marketing digital e de como ela é usada na prática, temos que conhecer quais os passos e as informações necessárias para fazer uma segmentação qualificada, que represente com fidelidade o público que precisamos atingir.

Entender quem é seu consumidor

Um dos passos mais importantes para conseguir uma segmentação ideal é conhecer e entender de fato quem é seu público consumidor.

Para isso é preciso captar dados de seus clientes atuais buscando padrões e características em comum.

Várias ferramentas online já fazem esse trabalho. Mas se você tem apenas uma loja física e está começando agora a entender a importância do marketing digital no seu negócio, então adote pequenos questionários impressos ou fichas cadastrais de clientes para conseguir as informações relevantes que precisa.

O mais importante é saber que ter esses dados fará a diferença na hora de colocar em prática qualquer estratégia de divulgação online.

Definir sua persona

Mais do que um público-alvo, as personas são a personificação dos seus clientes. Com essa definição, você consegue estabelecer características específicas e não tão generalistas como vimos até aqui.

Com a produção de um perfil de persona, você vai criar conteúdos ainda mais específicos e usar os canais certos de comunicação. Se não definir sua persona, talvez não consiga perceber que o seu público prefira manter uma comunicação através de e-mail marketing, por exemplo.

Por que posso gerar mais resultados com a segmentação?

Além da certeza de estar falando com as pessoas certas, realmente interessadas nas soluções ou produtos que está oferecendo, você terá mais resultados com a segmentação porque no marketing digital temos diversas ferramentas para medir os resultados em tempo real.

Tanto nas redes sociais, como com o Facebook Ads, tanto nos seus anúncios pagos, com o Google AdWords, e principalmente no seu site, com o Google Analytics, é totalmente possível medir qualquer tipo de resultados nas suas estratégias de marketing digital.

Importância das métricas para conseguir melhores resultados

Medir o quanto os nossos esforços estão gerando resultados é um dos passos mais importantes ao atuar com o marketing digital. É por isso que usando a segmentação correta vamos identificar se os resultados são positivos ou não.

Isso vai ajudar – e muito – a entender se a sua estratégia de segmentação no marketing digital foi feita de maneira correta ou se precisa ser melhorada. Criar um planejamento de acompanhamento também se torna peça fundamental no seu trabalho em busca de melhores canais de comunicação e dos melhores resultados.

Gostou de saber mais sobre a segmentação no marketing digital? Para fazê-la da melhor forma possível, veja o conteúdo que preparamos sobre Personas. Entendendo como criar suas próprias personas, as chances de fazer uma segmentação correta será muito maior, intensificando ainda mais os seus resultados. Até a próxima!

Clique para saber como vender mais e melhor na internet

Patrícia Hörmann

Formada em Marketing pela UCS, especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo (Hubspot, Resultados Digitas, ESPM e Rock Content). Atua com ênfase em estratégia e análise de dados (analytics).

Sem comentários

Deixe um comentário