O que é vantagem competitiva? Saiba tudo e veja exemplos!

O que é vantagem competitiva? Saiba tudo e veja exemplos!

Toda empresa, mesmo que não saiba, vive em busca da vantagem competitiva, afinal, é isso que coloca a empresa à frente dos concorrentes e diferencia a empresa das demais no mercado.

Em uma disputa contínua por espaço, se destaca aquele que tem mais diferenciais e as empresas que não se sobressaem acabam ficando para trás.

Segundo dados do IBGE, há quatro anos consecutivos, o Brasil registra mais negócios morrendo do que nascendo. A maioria deles não passa de cinco anos.

Isso se dá por diversos fatores e a falta de vantagem competitiva é um deles. Aprenda mais sobre este assunto no blog que a Orin preparou:

 

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva de uma empresa se refere a qualquer processo, ação ou atividade na qual ela se posiciona à frente das demais.

Em outras palavras, resulta na diminuição da capacidade de agir dos concorrentes, colocando-se em evidência em um determinado setor de mercado.

É o que dá destaque a uma marca, que a faz ser lembrada pelo público e, com frequência, a torna a escolha lógica quando uma necessidade de consumo surge.

No marketing, por exemplo, existe um segmento voltado a encontrar brechas para definir as tais vantagens competitivas: é o chamado growth hacking.

Isso inclui novas técnicas de SEO, redes sociais e e-mail marketing, além de diversas outras estratégias.

 

Vantagem competitiva na prática

Imagine que uma pequena loja negocia com um atacadista com um valor unitário menor. Aqui, temos mais um caso simples de vantagem competitiva.

Ou seja, a economia que ela gera junto ao seu fornecedor lhe concede vantagem perante o mercado. Em outras palavras, melhores condições de enfrentar os concorrentes.

 

Por que ter vantagem competitiva?

A busca por vantagem competitiva deve ser constante, pois seus concorrentes também estão em busca dela.

Fato é que nenhuma empresa consegue se manter em posição privilegiada por muito tempo, sem adquirir uma vantagem competitiva. E é por isso que ela é tão importante.

As empresas que possuem vantagem competitiva adquirem alguns diferenciais:

 

Aumento da cartilha

Com os benefícios gerados pela vantagem competitiva, você poderá aplicar preços mais moderados.

Em consequência disso, a tendência é que o volume de vendas cresça e seus clientes se multipliquem.

 

Fidelização de clientes

Quanto maior a sua vantagem competitiva, maiores os índices de retenção.

Muitas vezes, os recursos economizados em outros segmentos podem ser utilizados para o pós-vendas, por exemplo.

 

Receita

Com o bom uso das vantagens adquiridas, os ganhos também se elevam. Eles aparecem nas vendas, na economia em processos e até mesmo no aumento do ticket médio.

 

Retorno

Quando a vantagem competitiva no marketing é alcançada, você terá maior Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Afinal, seu objetivo é fazer mais com menos. A consequência disso é a otimização de suas ações e melhores resultados no geral.

Viu só como a vantagem competitiva pode trazer resultados para seu negócio? Que tal bater um papo com um de nossos especialistas e saber como podemos te ajudar?

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

No Comments

Post a Comment