Quais serão as tendências de marketing para 2025?

Quais serão as tendências de marketing para 2025?

Quais serão as tendências de marketing para 2025?

As tendências de marketing para 2025 oferecem diversas possibilidades, com novas inovações e estratégias, consolidando-se com canais de divulgação eficazes e essenciais.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, o desenvolvimento de um bom planejamento de marketing se torna imprescindível. Quando bem executadas, as estratégias de marketing oferecem grandes chances de êxito e ótimos resultados.

De acordo com dados da IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, os investimentos em publicidade digital no Brasil em 2023 atingiram R$ 35 bilhões. Esse valor representou um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Embora ainda não tenhamos os números de 2024, as previsões apontam para mais crescimento e excelentes resultados no novo ano que se aproxima.

Esses números reforçam a força do mundo digital e mostram o quanto as empresas estão empenhadas em divulgar seus produtos e serviços. Essa ação se torna essencial para os empreendimentos que buscam manter sua relevância no mercado e alcançar o crescimento desejado.

Neste post, vamos apresentar as principais tendências de marketing para 2025. Continue lendo e confira os detalhes!

7 tendências de marketing para 2025

Apontamos sete tendências de marketing que devem fazer a diferença em 2025, com foco nos novos hábitos dos consumidores e em estratégias que transformam o cotidiano das empresas. Vamos conhecê-las:

Marketing de voz

O marketing de voz faz parte de uma nova realidade que vem ganhando espaço a partir da criação de assistentes virtuais, como:

  • Alexa,
  • Google Assistant,
  • Siri.

Milhares de consumidores já utilizam essas tecnologias. A tendência é que o número de usuários continue a crescer rapidamente. Portanto, otimizar sua oferta de conteúdo para buscas por voz será fundamental para atrair e engajar potenciais clientes.

Estratégia omnichannel

Uma das tendências de marketing mais importantes para 2025 é a integração de todos os canais de comunicação da empresa por meio de uma estratégia omnichannel.

Isso significa permitir que o cliente inicie uma conversa na loja física, solicite informações via WhatsApp e finalize a compra no e-commerce, sem a necessidade de repetir qualquer informação previamente fornecida. Essa abordagem oferece uma experiência fluida e coesa para o consumidor.

Imersão em conteúdos interativos

Os conteúdos interativos são fundamentais para engajar o público, portanto, cada vez mais será valorizado pelos usuários:

  • quizzes,
  • enquetes,
  • infográficos dinâmicos,
  • calculadoras, etc.

É importante lembrar que esse tipo de conteúdo aumenta o tempo do usuário na página, uma vez que ele normalmente deseja fazer um teste ou avaliar alguma informação, gerando uma melhora significativa no SEO e nas taxas de conversão.

SEO e UX

O Search Engine Optimization (SEO) continuará sendo indispensável para que os conteúdos da sua empresa sejam acessados.

Para isso, é preciso estar sempre atento às mudanças e eventuais alterações que precisam ser feitas para que os posts continuem bem posicionados nas pesquisas.

Além disso, a User Experience (UX) ganha cada vez mais importância. Isso inclui garantir que seu site tenha um carregamento rápido, navegação intuitiva e conteúdo relevante e de alta qualidade. 

Essas práticas melhoram a experiência do usuário, o que impacta diretamente nas taxas de retenção e conversão.

Isso significa conteúdos e sites que apresentem diferenciais na:

  • rapidez no tempo de carregamento,
  • navegação intuitiva,
  • relevância e alta qualidade.

IA e Big Data

A Inteligência Artificial (IA) e o Big Data continuarão em expansão em 2025, contribuindo para desenvolver ações sobre grandes volumes de dados, como:

  • captação,
  • análise,
  • ações.

Por trabalharem em tempo real, essas tecnologias contribuem para que cada vez mais campanhas sejam criadas com um alto nível de personalização e o direcionamento contribua para excelentes resultados.

A IA continuará contribuindo com o aperfeiçoamento dos chatbots, atendimento a clientes, análise de dados e automação de marketing.

Social Commerce

Uma das maiores tendências de marketing para 2025 está no aprimoramento e crescimento do Social Commerce.

Trata-se da possibilidade que os usuários têm de realizar uma compra sem precisar sair da plataforma social que estão navegando, ou seja, elas se integram ao e-commerce e facilitam toda a operação.

Essa realidade já é percebida no Instagram Shopping e no Facebook Shops.

As redes sociais ficam cada vez mais atraentes e possibilitando grandes oportunidades para as empresas que utilizam esses canais de relacionamento.

Privacidade e transparência de dados

Por fim, a privacidade e a transparência de dados é outra tendência que ganha cada vez mais força no mercado.

Cada vez mais os usuários estão atentos a esses detalhes, uma vez que não são poucos os crimes cibernéticos e o uso indevido de dados, portanto, torna-se necessário a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

As empresas que garantem a adoção de práticas éticas e transparentes passam a fazer parte das escolhas dos usuários, por isso essa ação precisa ser priorizada.

Como se observa, é necessária atenção para as tendências de marketing para 2025, sendo imprescindível contar com quem possa ajudar nesse processo.

Deseja conhecer mais sobre estratégias de marketing? Vale a pena acessar e ler o nosso post que trata da cultura de dados: o segredo para ter bons resultados!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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