
Quais serão as tendências de marketing para 2025?
As tendências de marketing para 2025 oferecem diversas possibilidades, com novas inovações e estratégias, consolidando-se com canais de divulgação eficazes e essenciais.
Com a concorrência cada vez mais acirrada, o desenvolvimento de um bom planejamento de marketing se torna imprescindível. Quando bem executadas, as estratégias de marketing oferecem grandes chances de êxito e ótimos resultados.
De acordo com dados da IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, os investimentos em publicidade digital no Brasil em 2023 atingiram R$ 35 bilhões. Esse valor representou um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Embora ainda não tenhamos os números de 2024, as previsões apontam para mais crescimento e excelentes resultados no novo ano que se aproxima.
Esses números reforçam a força do mundo digital e mostram o quanto as empresas estão empenhadas em divulgar seus produtos e serviços. Essa ação se torna essencial para os empreendimentos que buscam manter sua relevância no mercado e alcançar o crescimento desejado.
Neste post, vamos apresentar as principais tendências de marketing para 2025. Continue lendo e confira os detalhes!
7 tendências de marketing para 2025
Apontamos sete tendências de marketing que devem fazer a diferença em 2025, com foco nos novos hábitos dos consumidores e em estratégias que transformam o cotidiano das empresas. Vamos conhecê-las:
Marketing de voz
O marketing de voz faz parte de uma nova realidade que vem ganhando espaço a partir da criação de assistentes virtuais, como:
- Alexa,
- Google Assistant,
- Siri.
Milhares de consumidores já utilizam essas tecnologias. A tendência é que o número de usuários continue a crescer rapidamente. Portanto, otimizar sua oferta de conteúdo para buscas por voz será fundamental para atrair e engajar potenciais clientes.
Estratégia omnichannel
Uma das tendências de marketing mais importantes para 2025 é a integração de todos os canais de comunicação da empresa por meio de uma estratégia omnichannel.
Isso significa permitir que o cliente inicie uma conversa na loja física, solicite informações via WhatsApp e finalize a compra no e-commerce, sem a necessidade de repetir qualquer informação previamente fornecida. Essa abordagem oferece uma experiência fluida e coesa para o consumidor.
Imersão em conteúdos interativos
Os conteúdos interativos são fundamentais para engajar o público, portanto, cada vez mais será valorizado pelos usuários:
- quizzes,
- enquetes,
- infográficos dinâmicos,
- calculadoras, etc.
É importante lembrar que esse tipo de conteúdo aumenta o tempo do usuário na página, uma vez que ele normalmente deseja fazer um teste ou avaliar alguma informação, gerando uma melhora significativa no SEO e nas taxas de conversão.
SEO e UX
O Search Engine Optimization (SEO) continuará sendo indispensável para que os conteúdos da sua empresa sejam acessados.
Para isso, é preciso estar sempre atento às mudanças e eventuais alterações que precisam ser feitas para que os posts continuem bem posicionados nas pesquisas.
Além disso, a User Experience (UX) ganha cada vez mais importância. Isso inclui garantir que seu site tenha um carregamento rápido, navegação intuitiva e conteúdo relevante e de alta qualidade.
Essas práticas melhoram a experiência do usuário, o que impacta diretamente nas taxas de retenção e conversão.
Isso significa conteúdos e sites que apresentem diferenciais na:
- rapidez no tempo de carregamento,
- navegação intuitiva,
- relevância e alta qualidade.
IA e Big Data
A Inteligência Artificial (IA) e o Big Data continuarão em expansão em 2025, contribuindo para desenvolver ações sobre grandes volumes de dados, como:
- captação,
- análise,
- ações.
Por trabalharem em tempo real, essas tecnologias contribuem para que cada vez mais campanhas sejam criadas com um alto nível de personalização e o direcionamento contribua para excelentes resultados.
A IA continuará contribuindo com o aperfeiçoamento dos chatbots, atendimento a clientes, análise de dados e automação de marketing.
Social Commerce
Uma das maiores tendências de marketing para 2025 está no aprimoramento e crescimento do Social Commerce.
Trata-se da possibilidade que os usuários têm de realizar uma compra sem precisar sair da plataforma social que estão navegando, ou seja, elas se integram ao e-commerce e facilitam toda a operação.
Essa realidade já é percebida no Instagram Shopping e no Facebook Shops.
As redes sociais ficam cada vez mais atraentes e possibilitando grandes oportunidades para as empresas que utilizam esses canais de relacionamento.
Privacidade e transparência de dados
Por fim, a privacidade e a transparência de dados é outra tendência que ganha cada vez mais força no mercado.
Cada vez mais os usuários estão atentos a esses detalhes, uma vez que não são poucos os crimes cibernéticos e o uso indevido de dados, portanto, torna-se necessário a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
As empresas que garantem a adoção de práticas éticas e transparentes passam a fazer parte das escolhas dos usuários, por isso essa ação precisa ser priorizada.
Como se observa, é necessária atenção para as tendências de marketing para 2025, sendo imprescindível contar com quem possa ajudar nesse processo.
Deseja conhecer mais sobre estratégias de marketing? Vale a pena acessar e ler o nosso post que trata da cultura de dados: o segredo para ter bons resultados!