SEO para iniciantes: tudo que você precisa saber!
Se você está pesquisando sobre formas de conseguir melhores resultados na internet, provavelmente ouviu falar sobre SEO para iniciantes.
Essa sigla está presente em quase todos os sites de publicidade, principalmente os que ensinam dicas, como este aqui, e é muito mais que uma moda ou tendência passageira, que irá apenas ocupar o seu tempo e parar de dar resultados em meses.
A verdade é que o segredo do SEO é justamente o tempo: as estratégias que envolvem essa sigla tão poderosa não funcionam de um dia para o outro, assim como conteúdos de meses atrás podem ser otimizados e voltarem a estar nos topos de páginas de pesquisa.
Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber quando o assunto é SEO para iniciantes é que essa estratégia é como um caminho que precisa de paciência, foco, trabalho duro e constância para que você chegue onde quer.
Diferente de um conteúdo patrocinado, como os links do Google Ads, que basta colocar determinada verba, definir os objetivos e demais características da campanha e colocar no ar, o SEO demanda mais tempo.
No entanto, as horas que você irá investir em criar conteúdos de qualidade, otimizar páginas do seu site, trazer melhorias nas imagens, URLs e até mesmo na melhoria de conteúdos já feitos serão recompensadores no futuro.
Ao passo que um link patrocinado deixa de estar no primeiro lugar na página de resultados de pesquisa do Google quando a verba investida nele acaba, com um texto de SEO feito com maestria não tem período para que ele saia do topo.
Sendo assim, mesmo que você não tenha um período exato de quando o seu conteúdo ficará em primeiro lugar, pode ter a tranquilidade de saber que quando ele conseguir a tão desejada posição pode ficar lá por anos dependendo do tema!
E aí, preparado para entender mais sobre o universo do SEO para iniciantes e mudar o futuro da sua empresa no ambiente digital? Continue por aqui e prepare o papel e caneta para fazer as anotações necessárias.
O que é SEO?
Pode parecer clichê e até ser um pouquinho, mas como saber o que fazer para ter resultados com o SEO se você não sabe exatamente do que ele se trata?
Vamos começar com a tradução: a sigla significa otimização dos mecanismos de busca, ou seja, é um conjunto de estratégias com o foco em fazer com que o seu site consiga resultados ótimos no Google de forma orgânica.
Quando falamos orgânico, é isso mesmo que você deve estar pensando agora: gratuitamente!
Os resultados conseguidos a partir dessa metodologia de otimização de conteúdos e códigos são imensuráveis, principalmente pelo fato de que você terá milhares de visualizações diariamente.
Provavelmente, dentro dessa multidão, alguém irá virar um cliente feliz, certo?
Como SEO funciona?
Agora que você já não tem mais dúvidas do que essa sigla significa, é hora de entender como essas estratégias fazem alguém tão poderoso como o Google dar aquela atenção especial para a sua empresa.
Não, não é nenhum truque mágico ou curso que você precisa comprar. É apenas tecnologia, estudo e bastante trabalho.
Em primeiro lugar, você precisa entender que para o Google indexar tantos sites todo dia ele conta com a ajuda de milhares de robôs, que seguem determinados algoritmos e programação para fazer as suas análises.
Alguns exemplos de pontos que o Google considera muito importantes são a experiência do usuário, de forma que o seu site precisa carregar extremamente rápido, trazer conteúdos de qualidade, o uso correto de palavras-chave, evitar qualquer tipo de mentira e promessas.
Quando entramos no mundo dos conteúdos de qualidade, queremos dizer que você não deve trazer plágio, dados mentirosos, manchetes sensacionalistas, informações sem confirmação ou o exagero de palavras-chave para tentar enganar os robôs.
Por falar em textos de qualidade, sobre o que você irá falar? Simples: as soluções que trabalha, o porquê delas serem tão importantes, porque o seu público precisaria delas, assim como dicas do setor, dados de mercado e o que mais fizer sentido.
SEO para iniciantes: o que você precisa saber?
Como você deve imaginar, são muitos detalhes para aprender de uma vez só, por isso que nesse post sobre SEO para iniciantes separamos alguns pontos fundamentais e que ajudarão no aprendizado futuro. Vamos lá.
Palavras-chave
As palavras-chave, que já citamos algumas vezes hoje, são os termos que quando pesquisados indicam conteúdos, é aqui que você quer aparecer como resultado de uma pesquisa no Google.
Se, por exemplo, alguém perguntar sobre: “Neurologista em Campinas”, a palavra-chave é esse termo de pesquisa, onde você deve trabalhar nos conteúdos (na quantidade certa) para que o seu site seja encontrado.
Mas como saber quais usar para ter resultados? De fato, não é qualquer termo que irá apresentar uma boa performance, por isso existem ferramentas para você pesquisar a melhor para a sua marca.
Um grande exemplo, que inclusive permite acessos gratuitos, é o Ubersuggest. Vale a pena testar.
Produção de conteúdo
Para que os seus esforços com o SEO façam sucesso e as palavras-chave consigam ser notadas pelo Google, é preciso usá-las de forma assertiva nos conteúdos que você criar.
Elas precisam fazer parte do título do seu post, da meta descrição e estar preferencialmente na primeira linha do primeiro parágrafo do conteúdo.
Não adianta querer pular etapas e escrever um texto como: “Procurando neurologista em Campinas? Aqui temos ótimos neurologistas em Campinas, onde você pode cuidar da sua saúde e contar com os neurologistas em Campinas.”
Infelizmente, textos totalmente repetitivos e sem sentido ainda são presentes em alguns sites, como parte de uma tentativa infeliz de enganar os robôs com a quantidade de palavras-chave.
Produção de conteúdo relevante
Mesmo que as palavras-chave sejam um importante guia para a sua produção de conteúdo, a verdade é que ela não deve ser a sua única preocupação.
No final das contas, você quer atingir o seu cliente em potencial e fazer com que ele encontre a sua empresa quando estiver pesquisando algo relacionado a ela no Google.
Sendo assim, pense nas principais dúvidas sobre o seu setor de atuação, necessidades dos consumidores e formas que você pode ajudar, bem como os seus diferenciais.
Não se esqueça que os usuários possuem a internet toda a disposição deles e para que se encantem com o seu conteúdo é preciso se esforçar.
Produção de conteúdo é com a Agência Orin!
Agora que você sabe um pouco mais desse universo tão rico e cheio de possibilidades, que tal continuar focado no aprendizado e deixar a gente com a estratégia?
Temos uma equipe especializada em SEO, bem como na produção de conteúdos estratégicos e otimizados, para que a sua marca atinja os objetivos desejados.
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