Quando trocar a identidade visual da minha empresa?
Se você acha que a preocupação com a identidade visual da empresa acaba quando ela é criada, enganou-se. Pode ser necessário trocá-la.
De fato, quando esse assunto é posto em pauta muitos gestores e donos de organizações acreditam que ela não merece mais atenção ou até mesmo inovações após criada. Afinal, deve ser a mesma para sempre?
Ela é conhecida por ser o conjunto de elementos visuais que caracterizam a imagem da sua organização, como cores, tipografia, logotipo, visão, missão e valores, dentre outros, que definitivamente fazem com que as pessoas se lembrem daquele estabelecimento.
A identidade visual serve como um verdadeiro mapa que fala muito sobre a empresa, devendo ser padronizada e usada em todos os pontos de contato entre organização e o público, envolvendo desde um envelope até mesmo o site todo.
No entanto, assim como uma pessoa, a marca passa por inovações, novas perspectivas e crescimentos, pode ser que em alguma parte dessa trajetória a estética atual deixe de fazer sentido.
Empreendimentos que estão há muitos anos no mercado precisam fazer mudanças para acompanhar as novas tendências e manter-se fortes perante a concorrência e o público-alvo, cada dia mais exigente e sedento por inovações.
Essa mudança é mais comum do que muitos donos de empresas pensam e diferente do que possam achar, está longe de ser uma vergonha ou descaracterização da marca. Trocar a identidade pode ser o caminho para abrir novas portas e chamar a atenção positivamente.
Continue a leitura para entender qual a hora certa de passar por essa mudança e, caso tenha chegado, o que fazer para que seja um sucesso. Afinal, precisa de planejamento e muita criatividade.
Devo trocar a identidade visual da minha empresa?
Não é raro ver grandes marcas mudando suas identidades a cada era, principalmente nos dias atuais. Em um primeiro momento, pode surgir a pergunta se é preciso fazer isso também, para seguir essa possível tendência.
No entanto, quando se fala nesse quesito, é algo muito delicado e particular de cada organização, pois como dissemos no começo do artigo, trata-se de um conjunto do que torna a empresa diferente de outras, exprimindo seus valores, dentre outros pontos.
Sendo assim, a identidade visual não deve ser mudada porque outras empresas estão fazendo isso e sim porque você acha necessário. Além disso, não existe uma hora certa ou data de validade para essa composição, por exemplo.
Por que às vezes é necessário mudar a identidade visual?
Afinal, algumas empresas mudam suas identidades visuais, mas isso não significa que a da minha sua precisa ser mudada, o que torna necessário alterar esse conjunto de sinais, cores e estilos visuais? Essa pergunta é muito importante e deve ser feita.
Como dissemos um pouco acima, essa representação é algo que remete unicamente a empresa, então em alguns acontecimentos, que diremos a seguir, geralmente podem indicar a hora de passar por uma repaginada:
Mudanças internas: serviços, produtos, donos e até mesmo a junção de mais uma organização para o grupo podem ser fatores decisivos para mudar e torná-la mais representativa para o novo momento da organização.
Identidade desatualizada: mesmo que não tenha acontecido uma grande mudança na marca, os gestores podem perceber que o logotipo ou até mesmo o visual em si não estão dentro dos novos conceitos, então será interessante mudar.
Problemas e crises: assim como a antiga TAM virou Latam e a Telefônica se transformou em Vivo, sua empresa pode inovar para se tornar mais querida pelas pessoas e mídia depois de algum problema.
Dicas de como mudar a identidade visual
Se de acordo com um estudo sobre a sua empresa foi observado que ela precisa de uma mudança frente aos acontecimentos, pode ser hora de seguir estas dicas.
Procure boas referências
Antes de mudar a identidade ou refazer o logotipo, por exemplo, é importante traçar uma estratégia, pensar no que você quer passar com esses novos elementos visuais, assim como buscar referências.
Esses estudos podem envolver cores, formas, tipografias e até mesmo concorrentes e grandes designers do momento. Acredite, isso irá abrir um leque de oportunidades na hora de desenvolver os novos elementos.
Conheça bem a persona da sua marca
Mais do que inovar, a sua empresa precisa pensar em atender da melhor forma a persona da marca, ou seja, o perfil de cliente ideal.
Se essas pessoas, por exemplo, gostam da sua marca atualmente, não façam uma mudança drástica, altere alguns elementos que remetem à modernidade sem perder as raízes.
De fato, é essencial compreender o que as pessoas que mais importam para a empresa pensam.
Contrate um especialista
A não ser que você tenha conhecimentos específicos em design gráfico, marketing, publicidade e ferramentas de desenho, é importante deixar esse trabalho pesado para um especialista.
Além de erros e refações serem bem mais raros, o profissional poderá ajudar com sua visão e experiência, entregando um resultado que surpreenda positivamente.
Que tal contar para gente o que você deseja em sua nova identidade visual? Entre em contato e saiba como podemos começar a traçar esse novo horizonte em sua organização com nossa equipe completa e altamente experiente.