Por que minha empresa precisa de um blog corporativo?
Conteúdo de qualidade é uma das melhores formas de atrair pessoas pelos buscadores, como o Google, sendo o blog corporativo uma poderosa ferramenta para isso.
Atualmente, existem diferentes maneiras de conseguir clientes pela internet e estar presente em diferentes canais, mas utilizar inúmeros métodos para isso é importante. Engana-se quem pensa que apenas um método é suficiente para conseguir resultados.
Muitas empresas usam os links patrocinados ou posts impulsionados nas redes sociais para vender mais, porém não devem se prender apenas a este método, já que a produção de conteúdo e o marketing de atração também podem ser ótimos aliados.
Inclusive, é importante pensar que links patrocinados conseguem bons resultados quando estão no ar, ou seja, com verba sendo gasta diariamente e quando saem de circulação param de vender.
Contudo, com o blog corporativo isso não acontece, já que ele é uma forma gratuita de se manter presente na internet e para seus clientes, de forma a conquistar resultados a qualquer hora, mesmo sem verba.
Entenda neste post um pouco mais sobre o blog corporativo e como ele pode ser um bom caminho para obter leads, clientes e visibilidade, mesmo com tanta concorrência nos meios digitais.
O que é um blog corporativo?
Considerado um site que pode ser acessado pela página web principal da sua empresa, o blog corporativo é um canal de conteúdo gratuito, que une diversas estratégias, como o storytelling, copywriting, marketing de atração e muitas outras.
É um espaço alimentado frequentemente com conteúdos ricos, geralmente atrelados ao setor de atuação da organização, como novidades, explicações sobre produtos, assim como dicas e panoramas sobre o mercado, por exemplo.
Pode ter seus textos desenvolvidos com as técnicas de SEO, que com o uso de palavras-chave e outras otimizações faz com que, gratuitamente, seus textos apareçam nas primeiras posições do Google, quando as pessoas pesquisarem determinados termos.
Sem “data de validade”, seus posts de blog corporativo podem ficar por meses apresentando uma grande visibilidade para seu negócio, além de cliques e outros benefícios.
Usar essa ferramenta a favor da sua organização é uma necessidade crescente, principalmente pelo fato de que conteúdos não envelhecem e podem ser otimizados a qualquer momento, mantendo você em evidência.
Quais suas vantagens?
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é blog corporativo, entenda quais são os benefícios de investir nesse modo de atrair clientes através de conteúdos.
Traz autoridade
Abordar sobre determinados assuntos com riqueza de conteúdo, detalhes, dados e demais fatores, que os tornem interessantes, faz com que sua empresa ganhe autoridade naquele nicho.
Por exemplo, se sua empresa é da área de logística e apresenta ricos conteúdos sobre os processos do seu nicho de mercado, provavelmente fará com que os leitores percebam que você sabe com propriedade do que está falando.
Assim, ganhará notoriedade e poderá se sobressair perante outros produtores do mesmo setor, já que nenhum conteúdo é igual ao outro.
A autoridade é muito importante quando se trata de internet, principalmente se for uma empresa que vende digitalmente. Muito mais que produtos, as pessoas querem poder confiar na hora de comprar e terem respaldo no pós-venda, por exemplo.
Gera leads qualificados
Engana-se quem pensa que essa ferramenta serve apenas para gerar leitores, o que é importante também. Porém, não produzem vendas diretamente, o que é o foco da maioria das empresas, principalmente quando resolvem investir no digital.
O blog corporativo pode ser um bom caminho para atrair leads qualificados, que estão a um passo de se tornarem clientes. Como ele faz isso? Pelos próprios conteúdos e com chamadas que ativam gatilhos mentais, que podem direcionar para landing pages com formulários.
Além disso, não é nada raro que tenha um espaço para as pessoas inscreverem-se em newsletters. Então, receberem novidades diretamente no e-mail, o que aumenta o contato com sua empresa de maneira positiva.
Essa ferramenta trabalha considerando que conteúdos de qualidade irão atrair pessoas que já possuem certo interesse no que sua empresa vende e apenas precisam “amadurecer” até virarem clientes.
Melhora o processo de vendas
Ele também tem um grande benefício de melhorar o processo de vendas.
Além disso, pode apresentar textos para pessoas em diferentes estágios do funil de marketing, trazendo materiais para usuários que estão descobrindo uma necessidade agora ou que estão em fase de decisão.
Dessa forma, naturalmente, o processo de vendas é otimizado, porque muitas dúvidas podem ser resolvidas pelo blog, assim como ele possui argumentos e formas únicas de incentivar a compra.
Com que tipo de conteúdo alimentar um blog?
Agora que você sabe o que é e os benefícios de um blog corporativo, é hora de saber como alimentar esse site, para ele poder ajudar sua empresa a obter resultados.
É importante que você saiba que sua empresa irá atrair leitores em diferentes estágios do funil de marketing.
Sendo assim, algumas pessoas que irão acessar estão descobrindo uma necessidade agora e querem saber tudo sobre ela, ao passo que outras já sabem o que precisam resolver e necessitam encontrar as melhores formas para lidar com a questão.
Por isso, a ideia é trazer conteúdos variados sobre seu nicho de atuação, de forma que possam atender essas diferentes necessidades dos usuários, podendo agregar um leque grande de possíveis clientes.
Já pensou em investir em um blog corporativo para sua empresa? Aproveite e entre em contato conosco, especialistas em marketing de atração e produção de conteúdo.