Open Graph: a chave para melhorar a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo

Open Graph: a chave para melhorar a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo

Open Graph: a chave para melhorar a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo

Quem está em busca de mais visibilidade e engajamento no ambiente digital não pode subestimar o papel desempenhado pelo Open Graph.

Esse recurso começou a ser usado pelo Facebook e logo se espalhou para outras redes sociais, criando maneiras mais eficazes e atraentes de compartilhar páginas nessas plataformas.

Para isso, a estratégia usa metadados de forma simples, mas muito eficiente, trazendo melhorias que impactam até mesmo o desempenho de um site nos mecanismos de busca.

Ou seja, quando falamos em estratégias de marketing digital que trazem visibilidade e engajamento, o Open Graph não pode ficar de fora. Continue a leitura e entenda como esse recurso funciona!

Entendendo o Open Graph 

Mesmo que você ainda não saiba o que é Open Graph, você com certeza já se deparou com ele ao usar redes sociais como Facebook, LinkedIn ou o X.

Esse é um recurso utilizado pelos usuários ao compartilhar uma página de um site, como um conteúdo de blog, para que a publicação se torne mais atraente e informativa.

Assim, a exibição desses conteúdos compartilhados pode ser padronizada, trazendo título, descrição do conteúdo e uma imagem, por exemplo.

Trata-se de uma estratégia para que o compartilhamento se torne mais eficaz, chamando a atenção de usuários que passam pela publicação e se sentem mais convidados a conferir o conteúdo exibido.

Para isso, o Open Graph faz uso de metadados, ou seja, uma série de tags são aplicadas no código-fonte do site, com o objetivo de definir a estrutura da página ao ser compartilhada em redes sociais.

A primeira plataforma a usar esse recurso foi o Facebook, que o aplicou às suas publicações em 2010. Desde então, a estratégia já se espalhou para o LinkedIn, o X e até mesmo o Pinterest.

Com a ajuda dessas tags, a experiência dos usuários se tornou muito mais positiva e o compartilhamento de conteúdos nas redes sociais passou a ser muito mais eficiente.

Benefícios do Open Graph para o marketing digital

Incluir esse recurso nas estratégias de marketing digital pode trazer muitos benefícios, já que ele gera impacto sobre os acessos do site e o engajamento dos usuários nas redes sociais.

Que tal conhecer melhor as vantagens de usar os metadados a seu favor? Confira algumas delas:

Melhor visibilidade e engajamento 

Ao compartilhar um conteúdo nas redes sociais, é preciso considerar quais elementos influenciam a decisão do usuário, que pode ou não acessar a página compartilhada.

Um número maior de informações, como um título chamativo e uma boa descrição, podem ser fatores importantes nessa decisão. Além disso, o uso de imagens é sempre uma boa maneira de tornar a publicação mais atraente.

Dessa maneira, o Open Graph contribui para que os links compartilhados nas redes sociais ganhem mais visibilidade e atenção, refletindo diretamente sobre o engajamento dos usuários na publicação.

Controle sobre a aparência do conteúdo 

Todos sabemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas a verdade é que a aparência é um elemento muito relevante quando falamos em estratégias de marketing digital. 

A comunicação visual é um dos fatores mais importantes para a percepção dos usuários que passam pela sua publicação.

Uma exibição bem elaborada pode prender a atenção e levá-los a clicar no link. Já uma apresentação pouco cuidadosa pode passar despercebida em meio a tantos outros posts mais chamativos.

Assim, o uso estratégico das tags permite que os profissionais de marketing personalizem a aparência do conteúdo compartilhado, garantindo que as informações e imagens sejam apresentadas da melhor forma possível.

Impacto no SEO e no tráfego

Os princípios de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para motores de busca, é uma das grandes preocupações dos profissionais de marketing digital.

Com a ajuda desses recursos, torna-se possível posicionar o site de forma mais visível e atrativa entre os resultados das pesquisas feitas pelos usuários em mecanismos como o Google.

O tráfego gerado por uma implementação eficaz do Open Graph pode ser um grande aliado, afetando positivamente o tráfego de referência para o site ou página.

Dessa maneira, os mecanismos de busca passam a atribuir mais relevância ao site, o que gera impactos positivos sobre o seu ranqueamento.

Como implementar o Open Graph nas suas campanhas? 

Agora que você já sabe o que é esse recurso e por que ele é tão importante para as suas estratégias de marketing digital, só falta entender como colocá-lo em prática.

Como mencionamos, a sua aplicação envolve o uso de metadados. Assim, uma boa forma de entender a sua implementação é conhecer as principais tags:

  • og:title, usada para fazer a indicação do título da página que será compartilhada na rede social,
  • og:description, serve para exibir uma pequena descrição do conteúdo da página, que ficará localizada abaixo do título,
  • og:image, responsável por indicar a imagem que será apresentada na hora de linkar o conteúdo,
  • og:type , um pouco mais avançada, descreve o tipo de site que está sendo compartilhado na publicação,
  • og:url, utilizada para apresentar a URL da página compartilhada na rede social.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e aprofunde seus conhecimentos com o nosso post sobre cultura de dados: o segredo para ter bons resultados!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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