Motivos para sua empresa investir em conteúdo audiovisual
Não é novidade que determinados tipos de materiais apresentam melhores resultados na internet, principalmente em alcance e engajamento, como no caso do conteúdo audiovisual.
Desde o surgimento do cinema, TV, streamings e demais tipos de plataformas e materiais em áudio com vídeo, a preferência da audiência é quase que majoritária.
Isso se explica por diversos motivos, principalmente pelo fato dos vídeos serem autoexplicativos e contarem com recursos como música, narração, efeitos sonoros e muitos outros fatores que tornam a narrativa ainda mais rica e atrativa.
Desde um programa infantil até um filme repleto de efeitos especiais são responsáveis por manter a atenção de milhões de pessoas de diversas idades, além de unir grupos de pessoas, fãs e legiões de apaixonados por esse tipo de produção.
Agora direcionando a atenção para o ambiente digital, os vídeos são grandes aliados das mais variadas campanhas.
Isso se explica tanto pelo fato de chamar ainda mais a atenção dos usuários que são bombardeados com conteúdos todos os dias, como pelo fato de serem mais simples de entender.
Nem sempre a sua audiência estará afim ou com tempo de ler um material mais comprido, de forma que ao assistir um pequeno vídeo que deixe claro tudo que a sua empresa quer passar pode ser mais fácil e rápido de transmitir a mensagem.
Por falar nisso, os vídeos podem ser desenvolvidos em diferentes tamanhos e formatos, de maneira que pequenas chamadas de alguns segundos podem ser suficientes para ganhar uma quantidade maior de cliques em um anúncio.
Por falar em cliques, o alcance e engajamento dos vídeos são maiores em relação a outros tipos de conteúdos, como o texto e imagens estáticas, além do fato de conseguirem atrair a atenção por mais tempo e facilitar a conversão.
No entanto, o conteúdo audiovisual não se resume a isso apenas, por isso preparamos este post. Fique por aqui e entenda mais sobre os vídeos, os seus diferenciais e, claro, dicas para colocar em prática essa estratégia. Boa leitura.
Por que investir em conteúdo audiovisual?
Entenda a seguir bons motivos para fazer a sua empresa dar mais atenção a essa forma de criar conteúdos e obter ainda mais resultados dentro das métricas esperadas nos canais digitais, como as redes sociais, Google e o site da sua empresa.
Proporciona uma comunicação direta com o cliente
Um bom vídeo pode até tirar lágrimas dos usuários, o que indica que a sua construção não só ganhou a atenção das pessoas, como gerou conexão, interesse e uma identificação com aquela história.
Não é raro lembrar das propagandas de TV que o Bradesco faz que, inclusive, viraram cases de sucesso para agências internacionais de curtas e cinema no geral.
Muito mais do que vender um produto ou trazer uma ideia mirabolante nunca pensada, os vídeos precisam encantar as pessoas e atingi-las, de forma que mais cedo ou tarde se lembrem positivamente da empresa.
Formato mais consumido na internet
Com os dados cada dia mais surpreendentes do TikTok e o foco das demais redes sociais, como Instagram e Facebook, em trazer ainda mais vídeos para as suas timelines, fica difícil não perceber o quanto esse formato está em alta.
Inclusive, foi considerado o tipo de conteúdo mais consumido da internet, de forma que apenas no Brasil cerca de 80% das pessoas online afirmam se entreter diariamente com vídeos gratuitos de diferentes fontes, ou seja, criadores e empresas.
Gera um maior engajamento
Principalmente quando falamos em vídeos que retratam pontos delicados e que geram uma grande conexão com a audiência, é comum que o engajamento seja maior.
Desde curtidas, comentários, salvamentos e até mesmo os tão desejados compartilhamentos são mais comuns e ocorrem de forma natural e orgânica.
Aumenta a visibilidade da empresa
Quanto mais aquele vídeo for visto de forma positiva dentro das redes sociais e demais canais digitais, mais os algoritmos de cada plataforma irão compreender que aquele conteúdo é de qualidade e deve ser mais entregue.
Com isso, o alcance se torna surpreendente e consequentemente mais pessoas terão acesso ao conteúdo, tendo chance de se aproximar mais da sua marca.
Melhora o posicionamento do Google
Quando falamos em SEO, os robôs não olham apenas para textos, mas também vídeos que se adequem bastante ao que está sendo buscado.
Não é raro encontrar pesquisas no Google que apresentam vídeos nos primeiro resultados justamente pela credibilidade que eles possuem.
Sendo assim, é natural que o seu posicionamento no maior buscador do mundo melhore.
Dicas para a produção de conteúdo audiovisual
E aí, pronto para colocar as mãos na massa e criar vídeos de arrepiar e engajar ainda mais a sua audiência? Confira as nossas dicas.
Conheça o público para quem você deseja comunicar
Como fazer um conteúdo audiovisual que engaje? Antes de qualquer coisa é fundamental entender os interesses do público-alvo para que então você entregue o que ele quer ver.
Se, por exemplo, a sua audiência prefere conteúdos mais curtos e virais como os challenges, não vale a pena criar posts de 10 minutos e sem muito movimento, certo?
Planeje e crie um cronograma
Até mesmo as maiores produtoras de vídeos no mundo criam roteiros, definem um planejamento sólido e seguem cronogramas de produção, para que aquele material tenha a maior qualidade possível.
Sendo assim, por que fazer diferente? Leve em conta que ter controle sobre todos os processos é muito importante para o sucesso.
Elabore um roteiro com a mensagem bem clara
Depois de entender o que as pessoas desejam e ter em mente como começar e quando começar, é hora de um dos pontos mais importantes: pensar no que você quer passar para a audiência e o que quer causar com isso.
Mesmo com várias ideias, você precisa definir o ponto principal que deseja transmitir, com uma linguagem que conecte o público. Então, começará ver a mágica acontecer.
Sabe o que é mais interessante quando falamos de conteúdos audiovisuais? Fazê-los! Conte conosco para fazer a criação de vídeos e demais conteúdos encantadores para os seus canais digitais.
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