
O impacto do brand awareness na eficácia do marketing digital
Uma boa estratégia de marketing digital deve levar em consideração diversos elementos e um deles é o brand awareness.
Ao realizar qualquer campanha, a marca precisa lidar com fatores como a visibilidade que possui entre o seu público e a imagem criada diante dele.
Esses são elementos fundamentais para lidar de forma bem sucedida com a alta competitividade do ambiente digital, no qual estão presentes diversas marcas, em busca da atenção dos consumidores.
Por esse motivo, para criar campanhas eficazes e cumprir objetivos como atrair leads, aumentar as vendas e fidelizar clientes, é preciso refletir sobre o quão bem consolidada está a imagem que a sua marca possui no ambiente digital.
Que tal entender como o brand awareness pode ajudar o seu negócio diante desse cenário? Acompanhe o conteúdo e entenda a importância do conceito para o marketing digital!
O que é brand awareness e por que ele é essencial para o marketing digital?
Antes de mais nada, é importante retomar o significado de brand awareness, ou seja, a consciência de marca.
Esse conceito está relacionado ao nível de reconhecimento e familiaridade que os consumidores apresentam em relação a uma marca, diferenciando-a das demais empresas presentes no mercado.
No entanto, esse reconhecimento pode acontecer de diferentes maneiras.
Vemos o brand awareness em ação quando batemos o olho em um ícone de maçã mordida e automaticamente lembramos da Apple, ou mesmo quando nos referimos à palha de aço pelo nome “Bombril”.
Essas marcas atingiram um nível de reconhecimento que faz com que se destaquem entre as demais, tornando-se uma espécie de referência no seu mercado.
Isso tem tudo a ver com marketing digital, especialmente quando pensamos na alta competitividade observada nos espaços virtuais, em que diversos negócios estão presentes com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores.
Por isso, vale a pena conhecer os benefícios de utilizar estratégias capazes de aliar a consciência de marca ao marketing digital.
Benefícios de alinhar o brand awareness com o marketing digital
O ambiente digital abre caminhos bastante interessantes para empresas que desejam ganhar mais visibilidade e atrair novos consumidores.
No entanto, vale lembrar que esse é um ambiente muito democrático, ou seja, qualquer marca com os recursos necessários pode fazer parte desse espaço.
É aí que entra o papel do marketing digital, buscando estruturar estratégias que tornem o posicionamento de um negócio mais forte e consistente, fazendo com que ele se destaque entre os demais.
Aliar essas estratégias ao conceito de brand awareness permite potencializá-las, criando ações e campanhas ainda mais eficientes na hora de colocar a marca em destaque no espaço digital.
Confira alguns benefícios gerados por essa união:
Aumento do alcance e visibilidade online
Um objetivo comum a muitas empresas é o aumento do seu alcance no ambiente digital, o que significa que mais pessoas conhecerão a marca e, consequentemente, seus produtos e serviços.
Para que isso aconteça, é preciso contar com campanhas bem estruturadas, que sejam capazes de levar a imagem da empresa às pessoas certas, de forma relevante e atrativa.
Ao adotar a consciência de marca como um princípio dessas ações, elas se tornam mais efetivas e fazem com que o negócio não apenas chegue a mais pessoas, mas também deixe uma impressão marcante na experiência digital delas.
Melhora na taxa de conversão
Outro elemento que costuma estar presente entre os objetivos de uma empresa ao utilizar o marketing digital é o aumento da taxa de conversão, o que significa uma eficiência maior por parte das campanhas.
Quando o público já tem familiaridade com a marca e as soluções oferecidas por ela, o aumento dessa taxa é uma consequência natural, pois os consumidores já chegam à empresa convencidos da sua decisão de compra.
Nesse sentido, o brand awareness pode ser uma ferramenta valiosa para o aumento das vendas, por exemplo.
Fidelização de clientes através de interações digitais
Por fim, também vale lembrar que a familiaridade com uma marca costuma levar o cliente a desenvolver uma relação de mais confiança, o que resulta na sua fidelização.
Isso pode ser colocado em prática por meio das interações digitais, como no caso de mensagens e comentários nas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo outros canais, criando um diálogo mais próximo e humanizado entre empresa e consumidor.
Isso contribui para que a marca esteja sempre na mente dos consumidores, promovendo um sentimento de lealdade que traz excelentes resultados para o negócio.
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Como implementar o brand awareness no marketing digital?
Existem diferentes maneiras de implementar esse conceito nas suas estratégias de marketing digital.
Uma delas é o investimento em campanhas pagas nas redes sociais e nos mecanismos de busca, já que elas têm um excelente alcance e podem melhorar muito a visibilidade da marca.
Por outro lado, a produção de conteúdo de valor também não pode ficar de fora, pois é por meio deles que a empresa se constitui como uma autoridade no seu ramo, frente ao público que os consome.
Além disso, também pode ser interessante aproveitar algumas tendências bastante atuais, como a colaboração com influenciadores digitais, que ajudam com o ganho de visibilidade e também atribuem mais valor aos seus produtos.
Gostou dessas ideias? Continue por aqui e descubra também se é possível economizar nas campanhas de marketing digital!