A importância de entender a intenção de busca para otimizar suas campanhas digitais
A intenção de busca é um dos elementos mais importantes para quem deseja obter um desempenho melhor nas campanhas de marketing digital.
Na produção de conteúdo, especialmente, os profissionais já sabem que um dos princípios adotados deve ser o de produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Isso envolve a seleção dos temas que serão tratados e a linguagem utilizada, mas também uma investigação sobre o propósito do usuário ao realizar determinada pesquisa.
Por isso, é preciso entender a fundo esse conceito e aprender a aplicá-lo nas estratégias de marketing digital, que passarão a ter um direcionamento muito mais preciso e eficaz.
Neste conteúdo, explicaremos o que é a intenção de busca, quais são seus tipos e como você pode identificá-la entre o seu público. Confira!
O que é intenção de busca?
Fazer pesquisas em mecanismos como o Google se tornou parte do cotidiano de toda a população.
É assim que as pessoas encontram produtos pelos quais têm interesse, descobrem os melhores canais para fazer compras, acompanham notícias e tiram dúvidas sobre como podem resolver os problemas do seu dia a dia.
Por isso, podem existir diferentes propósitos por trás do ato de fazer uma busca no Google.
Aí entra o conceito de intenção de busca, que diz respeito ao objetivo do usuário ao fazer uma pesquisa.
Esse objetivo está diretamente relacionado às necessidades e aos desejos das pessoas, que sempre devem ser considerados na elaboração de uma boa campanha de marketing, capaz de impactar verdadeiramente o seu público-alvo.
A ideia, portanto, é descobrir o que ele está procurando, exatamente, e como a sua estratégia de marketing digital pode proporcionar a melhor resposta.
Nesse sentido, o conceito de intenção de busca gera efeitos sobre diversas ações, especialmente a produção de conteúdo, que precisa estar alinhada aos interesses e objetivos do usuário.
Tipos de intenção de busca
Mas, afinal, que tipo de propósito o usuário pode ter ao realizar uma pesquisa?
Para ajudar a responder essa pergunta, podemos categorizar as intenções de busca em três tipos.
O primeiro deles é o navegacional, que se refere às situações em que uma pessoa procura por um site específico e digita o seu nome na barra de pesquisa.
Isso pode acontecer quando o usuário já é cliente de uma loja e quer acessar o seu site, ou até mesmo no caso de alguém que já acompanha um blog e procura por ele para se informar sobre assuntos do seu interesse.
Outra categoria bastante comum é a transacional, na qual se deseja fazer uma “transação”. Isso quer dizer, basicamente, que a pessoa quer fazer uma compra.
Nesse sentido, as buscas costumam incluir o nome de um produto específico, pois o usuário já sabe o que está procurando. Em alguns casos, outros termos podem aparecer na pesquisa, como “comprar” ou “preços”.
Por fim, temos também a intenção informacional, ou seja, aquela em que o usuário está em busca de informações sobre um assunto, o que indica que ele ainda está no início da jornada do cliente.
É por esse motivo que a intenção informacional é a porta de entrada de muitos dos novos usuários que chegam ao site de uma marca.
Com uma boa produção de conteúdo, é possível atrair pessoas que ainda estão no início da jornada do cliente, conduzindo-as em direção à aquisição de um produto ou serviço capaz de solucionar o problema que estão enfrentando.
Benefícios de monitorá-la
Conhecer e monitorar a intenção de busca do seu público-alvo é a melhor maneira de garantir uma produção de conteúdo estratégica e eficiente.
Um exemplo simples de como isso pode ser vantajoso é a escolha das palavras-chave, que está diretamente relacionada às pesquisas realizadas pelos usuários e, portanto, ao propósito de cada uma delas.
Assim, monitorar esse aspecto do comportamento do público-alvo garante que as estratégias de Search Engine Optimization, o famoso SEO, funcionem de maneira mais eficaz, a partir de um direcionamento mais preciso.
Dessa maneira, é possível tornar a experiência do usuário mais positiva e, consequentemente, melhorar o seu desempenho no ambiente digital.
Afinal, com a ajuda dessa informação, fica mais fácil entender em qual estágio do funil os conteúdos devem focar, quais termos são os mais produtivos em cada contexto e, assim, obter melhores resultados.
Como identificar a intenção de busca dos usuários?
Por fim, só falta entender como realizar esse monitoramento, identificando e analisando a intenção do seu público-alvo.
Uma das maneiras de fazer isso é consultar os próprios mecanismos de busca, informando uma palavra-chave do seu interesse e avaliando aspectos como:
- qual informação é fornecida pelo resultado zero,
- presença de anúncios relacionados ao termo,
- disponibilização de carrossel do Google Shopping,
- resultados no Google Imagens,
- dúvidas exibidas na seção “As pessoas também perguntam”.
Por outro lado, caso essa análise não traga resultados concretos o suficiente para a sua estratégia, também é possível optar por um formulário direcionado aos visitantes da sua página.
Esse instrumento pode conter perguntas sobre os interesses dos usuários, por que eles acessaram o seu site, entre outras questões. O importante é que ele seja curto e fácil de responder.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Continue por aqui e conheça também os Relatórios Google Ads que são indispensáveis para o sucesso do seu negócio!