Potencialize sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados

Potencialize sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados

Potencialize sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados

Como o próprio nome sugere, o enriquecimento de dados é uma forma de aprimorar as informações já existentes visando potencializar a carteira de clientes do seu negócio.

Há quase duas décadas, mas precisamente em 2006, em algum momento no exercício da sua profissão, o matemático britânico Clive Humby teria balançado empresários ao dizer que: data is the new oil. Traduzido para o nosso português: dados são o novo petróleo.

Porém, foi só em 2017, quando a revista britânica The Economist publicou um artigo tendo como manchete “The world’s most valuable resource is no longer oil, but data”, que a frase de Humby começou a chamar a atenção do mundo corporativo global.

Traduzindo a manchete do The Economist, ela diz: “o recurso mais valioso do mundo não é mais o petróleo, mas sim os dados”.

Se dados são o novo petróleo, saber captá-los, interpretá-los e utilizá-los pode ser o diferencial da sua empresa e a base do seu sucesso, desde que estejam sempre atualizados. 

Quer saber como potencializar a sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados? Continue a leitura e confira.

A importância do enriquecimento de dados 

A falta de informações precisas e atualizadas sobre o seu consumidor pode impactar negativamente nas suas estratégias e vendas, afinal, elas são essenciais para tomadas de decisão assertivas.

Como já dissemos, o enriquecimento de dados é um processo estratégico que visa adicionar novas informações em uma base de contatos que a sua empresa já tem.

Esse processo pretende qualificar as informações para que a sua empresa tenha uma compreensão mais profunda e promova uma comunicação mais assertiva e direcionada com o seu cliente.

Logo, o enriquecimento de dados significa atualizar regularmente as informações da sua carteira de clientes.

E aqui abrimos um parêntese para destacar que a obtenção de dados precisa estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Ou seja, o seu consumidor precisa ser informado sobre o processo de coleta e uso das informações, além de consentir o acesso a elas. A empresa também precisa implementar medidas de segurança e proteção em relação aos dados que ficarão sob seus cuidados.

E aqui lembramos que quanto mais transparente e seguro for o processo de captação de dados, melhor a experiência e maior a confiança do seu consumidor.

Por que investir nessa estratégia?

Lembra da frase: dados são o novo petróleo, cunhada pelo matemático britânico Clive Humby? 

Há algum tempo, Michael Palmer, vice-presidente executivo da ANA (Association of National Advertisers) deu um complemento a ela, dizendo que: dados são como petróleo bruto. São valiosos, mas se não forem refinados, não podem ser realmente usados.

Esse pensamento reafirma a necessidade do enriquecimento de dados, afinal, informações de má qualidade ou desatualizadas podem resultar em tomadas de decisões erradas e prejuízos à empresa.

Confira, então, porque você precisa investir nessa estratégia para potencializar a sua carteira de clientes.

Aumenta a produtividade

Investir no enriquecimento de dados ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe de marketing e vendedores.

Falando em carteira de clientes, de posse de informações atualizadas e organizadas, o seu time de vendas terá informações mais precisas para fazer prospecções e abordagens mais eficazes.  

Da mesma forma que não precisará, por exemplo, ter que fazer mais de uma ligação ou escolher entre várias formas de contato para se falar com o cliente.

Isso representa ganho de tempo para os profissionais se dedicarem nas práticas de vendas.

Melhora o conhecimento do perfil de cliente ideal

Destacamos que tanto no que se refere às campanhas de marketing como nas práticas de vendas, um dos principais erros é abordar o consumidor sem o conhecer devidamente.

Investir no enriquecimento de dados da sua carteira de clientes ajuda a equipe de marketing e de vendas a buscarem dados mais precisos e informações de qualidade, visando um melhor conhecimento do perfil de cliente ideal.

Aumenta as suas vendas

Conhecer o comportamento, as preferências, dores e demandas contribui efetivamente para a criação de campanhas de marketing melhor direcionadas e estratégias mais eficientes para atrair e converter mais clientes.

O enriquecimento de dados também contribui para:

  • maior geração de leads qualificados,
  • abordagens de vendas mais eficazes,
  • geração no aumento de vendas,
  • expansão do negócio.

Estratégias de enriquecimento de dados 

O enriquecimento de dados pode ser feito de formas diferentes, ou seja, as informações podem ser obtidas a partir de fontes internas ou externas. 

Você pode atualizar as informações dos seus clientes fazendo, por exemplo, uma pesquisa nas redes sociais ou utilizar feedbacks e comentários feitos por eles, seja em questionários, e-mails ou outras abordagens realizadas pela sua empresa.

Outra alternativa é criar estratégias para conseguir dados que considera importantes, visando qualificar a comunicação com o seu consumidor. 

E uma maneira de fazer isso é organizar campanhas para envio de novos formulários. Você pode oferecer descontos ou brindes ao seu público, em troca de dados que sua equipe de marketing julgue interessante para novas abordagens e estratégias. 

Claro que você pode também contar com auxílio de ferramentas eficazes investindo em softwares especializados e até mesmo no uso de chatbots para a coleta e enriquecimento de dados.

Uma dica é construir um banco de dados interno que possibilite o compartilhamento das informações entre setores, como vendas, marketing, cobrança, gerência, etc.

Como você pôde perceber, o enriquecimento de dados ajuda a sua equipe a ter uma segmentação mais precisa e informações mais qualitativas, ajudando a potencializar a sua carteira de clientes.

Agora, que tal continuar no nosso blog e conhecer uma estratégia para aumentar as vendas e conferir nossas dicas para a Black Friday?

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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