
Potencialize sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados
Como o próprio nome sugere, o enriquecimento de dados é uma forma de aprimorar as informações já existentes visando potencializar a carteira de clientes do seu negócio.
Há quase duas décadas, mas precisamente em 2006, em algum momento no exercício da sua profissão, o matemático britânico Clive Humby teria balançado empresários ao dizer que: data is the new oil. Traduzido para o nosso português: dados são o novo petróleo.
Porém, foi só em 2017, quando a revista britânica The Economist publicou um artigo tendo como manchete “The world’s most valuable resource is no longer oil, but data”, que a frase de Humby começou a chamar a atenção do mundo corporativo global.
Traduzindo a manchete do The Economist, ela diz: “o recurso mais valioso do mundo não é mais o petróleo, mas sim os dados”.
Se dados são o novo petróleo, saber captá-los, interpretá-los e utilizá-los pode ser o diferencial da sua empresa e a base do seu sucesso, desde que estejam sempre atualizados.
Quer saber como potencializar a sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados? Continue a leitura e confira.
A importância do enriquecimento de dados
A falta de informações precisas e atualizadas sobre o seu consumidor pode impactar negativamente nas suas estratégias e vendas, afinal, elas são essenciais para tomadas de decisão assertivas.
Como já dissemos, o enriquecimento de dados é um processo estratégico que visa adicionar novas informações em uma base de contatos que a sua empresa já tem.
Esse processo pretende qualificar as informações para que a sua empresa tenha uma compreensão mais profunda e promova uma comunicação mais assertiva e direcionada com o seu cliente.
Logo, o enriquecimento de dados significa atualizar regularmente as informações da sua carteira de clientes.
E aqui abrimos um parêntese para destacar que a obtenção de dados precisa estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ou seja, o seu consumidor precisa ser informado sobre o processo de coleta e uso das informações, além de consentir o acesso a elas. A empresa também precisa implementar medidas de segurança e proteção em relação aos dados que ficarão sob seus cuidados.
E aqui lembramos que quanto mais transparente e seguro for o processo de captação de dados, melhor a experiência e maior a confiança do seu consumidor.
Por que investir nessa estratégia?
Lembra da frase: dados são o novo petróleo, cunhada pelo matemático britânico Clive Humby?
Há algum tempo, Michael Palmer, vice-presidente executivo da ANA (Association of National Advertisers) deu um complemento a ela, dizendo que: dados são como petróleo bruto. São valiosos, mas se não forem refinados, não podem ser realmente usados.
Esse pensamento reafirma a necessidade do enriquecimento de dados, afinal, informações de má qualidade ou desatualizadas podem resultar em tomadas de decisões erradas e prejuízos à empresa.
Confira, então, porque você precisa investir nessa estratégia para potencializar a sua carteira de clientes.
Aumenta a produtividade
Investir no enriquecimento de dados ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe de marketing e vendedores.
Falando em carteira de clientes, de posse de informações atualizadas e organizadas, o seu time de vendas terá informações mais precisas para fazer prospecções e abordagens mais eficazes.
Da mesma forma que não precisará, por exemplo, ter que fazer mais de uma ligação ou escolher entre várias formas de contato para se falar com o cliente.
Isso representa ganho de tempo para os profissionais se dedicarem nas práticas de vendas.
Melhora o conhecimento do perfil de cliente ideal
Destacamos que tanto no que se refere às campanhas de marketing como nas práticas de vendas, um dos principais erros é abordar o consumidor sem o conhecer devidamente.
Investir no enriquecimento de dados da sua carteira de clientes ajuda a equipe de marketing e de vendas a buscarem dados mais precisos e informações de qualidade, visando um melhor conhecimento do perfil de cliente ideal.
Aumenta as suas vendas
Conhecer o comportamento, as preferências, dores e demandas contribui efetivamente para a criação de campanhas de marketing melhor direcionadas e estratégias mais eficientes para atrair e converter mais clientes.
O enriquecimento de dados também contribui para:
- maior geração de leads qualificados,
- abordagens de vendas mais eficazes,
- geração no aumento de vendas,
- expansão do negócio.
Estratégias de enriquecimento de dados
O enriquecimento de dados pode ser feito de formas diferentes, ou seja, as informações podem ser obtidas a partir de fontes internas ou externas.
Você pode atualizar as informações dos seus clientes fazendo, por exemplo, uma pesquisa nas redes sociais ou utilizar feedbacks e comentários feitos por eles, seja em questionários, e-mails ou outras abordagens realizadas pela sua empresa.
Outra alternativa é criar estratégias para conseguir dados que considera importantes, visando qualificar a comunicação com o seu consumidor.
E uma maneira de fazer isso é organizar campanhas para envio de novos formulários. Você pode oferecer descontos ou brindes ao seu público, em troca de dados que sua equipe de marketing julgue interessante para novas abordagens e estratégias.
Claro que você pode também contar com auxílio de ferramentas eficazes investindo em softwares especializados e até mesmo no uso de chatbots para a coleta e enriquecimento de dados.
Uma dica é construir um banco de dados interno que possibilite o compartilhamento das informações entre setores, como vendas, marketing, cobrança, gerência, etc.
Como você pôde perceber, o enriquecimento de dados ajuda a sua equipe a ter uma segmentação mais precisa e informações mais qualitativas, ajudando a potencializar a sua carteira de clientes.
Agora, que tal continuar no nosso blog e conhecer uma estratégia para aumentar as vendas e conferir nossas dicas para a Black Friday?