É possível economizar nas campanhas de marketing digital?
As campanhas de marketing digital são um passo fundamental para toda empresa que deseja vender mais e ganhar visibilidade no mercado. Mas será que elas precisam ter um custo alto para funcionarem?
Com boas estratégias, é possível implementar ações que permitem utilizar melhor o seu orçamento e ainda assim aproveitar todas as vantagens de um bom marketing para o seu negócio.
Esse é um ponto bastante importante para as pequenas e médias empresas, que nem sempre possuem recursos suficientes para aplicá-los em grandes campanhas ou mesmo na criação de uma presença digital em todos os canais possíveis.
Assim, economizar no desenvolvimento e implementação das estratégias é sinônimo de optar pelos caminhos mais eficientes e aproveitar os resultados que eles trarão para a marca.
Neste conteúdo, falaremos sobre como é possível economizar nas campanhas de marketing digital e ainda assim garantir bons resultados para a sua empresa. Confira!
Como as campanhas de marketing digital beneficiam as empresas?
Não é à toa que, segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content, 94% das empresas brasileiras escolhem as campanhas de marketing digital como estratégia de crescimento.
Esse tipo de ação se tornou fundamental na era em que vivemos, marcada pelo uso constante da tecnologia e pela comunicação ágil que as pessoas buscam a todo momento, utilizando as redes sociais e os mecanismos de busca diariamente.
Nesse cenário, as empresas se viram obrigadas a entrar com tudo no mundo virtual, marcando presença nos mais diversos espaços, desde plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn até os mecanismos de busca como o Google.
As campanhas de marketing digital são o que viabiliza esse posicionamento digital forte e consistente que tantos negócios buscam, ganhando mais credibilidade e visibilidade na internet.
É assim que as empresas alcançam novos clientes, divulgam seus produtos e serviços, estabelecem seus diferenciais competitivos e vendem mais.
Mas isso tudo não precisa consumir todo o seu orçamento. A mesma pesquisa que citamos anteriormente mostra que 50,9% das empresas brasileiras destinam de 1% a 2% do seu faturamento às campanhas de marketing digital.
Nesse sentido, vale a pena conhecer algumas maneiras de economizar ao realizar essas ações.
Dicas para economizar nas campanhas de marketing digital
Para ajudar você a colocar as ações de marketing digital em prática com mais facilidade, de uma forma que caiba no seu bolso, aqui vão algumas dicas:
Integre marketing e vendas
A integração entre os setores de marketing e de vendas é uma estratégia simples e muito eficiente, mas que muitas empresas ainda não aplicam.
Quando esses setores atuam de forma desarticulada, é comum que as ações implementadas em cada um deles não estejam alinhadas. Dessa maneira, é pouco provável que as ações de marketing funcionem e as vendas aumentem.
O diálogo e a integração de ambos é essencial para acelerar resultados e garantir que você possa investir da forma correta nas campanhas, sem desperdício de recursos.
Tenha um orçamento estratégico
Lembre-se de que um bom planejamento estratégico é o segredo para o sucesso de qualquer ação.
Por isso, é preciso ter essa visão ao administrar o orçamento da empresa e definir qual valor será direcionado às campanhas de marketing digital.
Um bom caminho é definir o valor antes de elencar as ações. Assim, você terá um bom direcionamento ao avaliar quais delas são prioritárias, buscando investir nas estratégias que forem mais importantes no momento.
Estruture um bom planejamento
Um bom planejamento também faz toda a diferença para as próprias campanhas, fazendo com que se tornem muito mais efetivas e tragam um bom retorno para o investimento que foi feito nesse setor.
Nesse sentido, vale a pena consultar profissionais especializados, que possam ajudar a estruturar melhor esse processo e garantir que todo o seu orçamento seja utilizado com sabedoria.
Conheça profundamente o seu cliente
A economia envolvida em uma determinada ação da empresa está diretamente ligada ao seu sucesso. Afinal, investir e não obter bons resultados é um verdadeiro desperdício.
Conhecer o seu cliente a fundo permite que estratégias mais eficazes sejam desenvolvidas e aplicadas, auxiliando na elaboração de um planejamento realmente eficiente.
Um levantamento a respeito dos seus clientes pode indicar quais os melhores canais de comunicação para investir, os formatos de conteúdo que fazem mais sucesso e até mesmo qual linguagem utilizar nas campanhas.
Colha feedbacks
Implementar uma cultura de feedbacks também é um bom caminho para garantir que o seu orçamento seja utilizado da melhor forma possível.
O time de vendas, por exemplo, pode trazer informações importantes sobre como as ações de marketing estão sendo recebidas pelos clientes, quais delas têm tido bons resultados e quais precisam ser aprimoradas.
Crie conteúdos inspirados nos insights dos seus clientes
Por fim, que tal usar as opiniões dos clientes a seu favor na hora de produzir conteúdos?
Eles podem trazer insights importantes para a sua empresa, como dúvidas a respeito de um produto, princípios que consideram importantes, entre outras possibilidades.
Essa é uma forma de agilizar a produção dos conteúdos e, ao atender as questões do seu público, permite que as campanhas tragam resultados ainda melhores. Assim, o retorno sobre o seu investimento se torna ainda melhor.
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