Branding Experience: entenda a importância da experiência da marca
A experiência vivida pelo usuário vai aproximá-lo da marca, conceituando a estratégia de branding experience.
Na Comunicação Digital, este relacionamento está mais estreito e a experiência do cliente em relação a uma marca tem um peso muito mais significativo.
O fato de vivermos cada vez mais conectados interfere diretamente na maneira como as marcas se relacionam com os consumidores.
Durante a palestra no 19º Encontro Locaweb, em Porto Alegre, o empresário e um dos fundantes da AG2, César Paz, discutiu sobre o tema e ressaltou que as marcas precisam desenvolver uma cultura da experiência, pois não adianta ter apenas uma boa comunicação se o consumidor é enganado sobre o produto entregue.
É preciso fazer muito mais do que vender para se manter no mercado atual.
O engajamento do cliente com a marca é fundamental para criar vínculos e proporcionar experiências positivas nesta relação.
Paz destaca ainda que não são apenas os produtos que contam, mas a estratégia de como eles se relacionam com as pessoas.
Uma marca precisa provocar emoções, pensamentos e respostas comportamentais.
A proatividade por parte da empresa é ainda mais importante para criar uma experiência da marca.
As marcas líderes no mercado já entenderam a importância de se conectar com seus consumidores para proporcionar experiências únicas, diferenciadas e inovadoras.
E o você, já parou para analisar como está a estratégia de branding experience do seu negócio?
O que deve fazer quem cuida de marcas?
Crie cultura de experiência. Como? Siga os passos abaixo:
UX (User Experience Design)
Ou design da experiência do usuário – é a ciência que se preocupa com a relação de um produto/serviço com o usuário, buscando facilitar esta interação.
CX (Customer Experience)
Está mais ligado à marca e em como as pessoas interagem com ela.
Tem uma área de atuação mais ampla que a do UX, pois se preocupa com todas as interações que uma pessoa tem com a marca, envolvendo a jornada completa de interações do consumidor com as diferentes plataformas e pontos de contato da empresa.
BX (Branding Experience)
É a experiência gratificante em todos os pontos de contato da marca com as pessoas.
HCD (Human Centered Design)
Design Centrado no Ser Humano – é um processo que desenvolve soluções para problemas envolvendo a perspectiva humana em todas as etapas de resolução de problemas.
O design centrado no ser humano está focado na observação do problema dentro do contexto, brainstorming, conceituação, desenvolvimento e implementação da solução.
Infográfico Branding Experience
A equipe da Orin participou da última edição do Encontro Locaweb, que ocorreu em Porto Alegre. Confira no infográfico abaixo as principais informações da palestra ministrada pelo empresário e um dos fundantes da AG2, César Paz.