Como atrair clientes e vender mais?

Como atrair clientes e vender mais

Como atrair clientes e vender mais?

Seu site é eficiente para atrair clientes e gerar vendas? Não? Talvez exista um problema no conteúdo que está sendo oferecido para seu público. No marketing digital o site e blog de uma empresa são pontos fundamentais para captar e fidelizar novos clientes.

Para isso, você pode usar algumas técnicas simples que fazem do seu conteúdo um verdadeiro imã para leads. Entenda melhor algumas estratégias que devem tornar seu site muito mais eficiente.

1. Inclua conteúdo para todas as etapas da jornada do consumidor

Já entrou num site e viu vários conteúdos sobre um assunto que te interessa, mas todos eram iniciantes demais para o seu conhecimento? Isso é um problema comum, especialmente quando a empresa só trabalha conteúdos para topo de funil.

Ok, essa fase é importante e precisa constituir a maior parte do conteúdo do seu blog, página ou site. Mas focar somente nela desestimula pessoas que estão em outras etapas.

Lembre-se que existem clientes em todas as etapas do funil de compras vendo seu conteúdo. Cada um deles precisa encontrar conteúdo com o qual se identificar e que ajude a ir em frente na jornada. Isso também estimula indivíduos que estão no fim da jornada a comprar, ou seja, ajuda a vender mais.

Para entender melhor a importância de variar os conteúdos, vamos relembrar rapidamente a jornada do consumidor:

  1. Aprendizado;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração de solução;
  4. Decisão de compra.

Digamos que você trabalhe somente com conteúdos para o topo do funil, a fase de aprendizado. Mesmo que 80% do seu público no blog esteja nessa fase, os 20% restantes precisam ter artigos que os interessem. Caso contrário, podem simplesmente sair do seu blog e buscar outro conteúdo que ajude na sua decisão de compra.

Direcionar artigos para as fases finais do funil garantem que sua empresa tenha influência sobre a decisão do consumidor. Ele está buscando ajuda para escolher o que comprar ou qual serviço contratar e seus artigos estão lá para auxiliar. Isso cria um relacionamento de confiança para atrair cliente e torná-lo mais propenso a comprar.

2. Crie conteúdo rico e de preferência viral

Ao decidir a nova decoração da sua casa você resolveu pesquisar cores para pintar a cozinha. O Google, como sempre, foi a solução e logo você estava lendo o conteúdo da primeira página. Só tinha um problema: o artigo tinha cerca de 500 palavras, tocava no assunto de cores superficialmente e nem deu dicas para escolher a tinta. Será que foi um artigo útil?

Provavelmente, ele não te deu orientação alguma para responder sua dúvida. Na verdade, deve ter feito com que você fechasse a página e voltasse para a busca do Google. Agora transfira essa situação para o seu negócio. Ninguém quer que os possíveis consumidores saiam do site decepcionados com o que encontraram.

Talvez seja por esse motivo que os conteúdos ricos, com mais de 2000 palavras, são maioria nas primeiras posições do Google. Um artigo aprofundado que entra em detalhes naquilo que o leitor quer saber aumenta a probabilidade de posicionar nas ferramentas de busca. Além disso, o cliente sentirá muito mais vontade de compartilhá-lo com colegas e amigos.

O tamanho e profundidade do conteúdo é algo a ser considerado na sua criação, mas existe mais um fator importante. Artigos para sites e blogs precisam ser virais. Ou seja, os títulos devem ser atraentes para convencer alguém a clicar neles e ler até o fim, além de gerar reações emocionais que incentivam o compartilhamento.

Sites de notícias e fofocas são especialistas nisso. Alguns títulos são tão atraentes que dá vontade de compartilhar antes mesmo de ler o texto. Está na hora de adaptar isso para seu negócio. Quer uma dica para melhorar seu conteúdo e deixá-lo mais viral? Inspire-se.

Procure os artigos mais compartilhados sobre o tema que deseja explorar e veja o que eles fizeram certo. Veja os títulos, o conteúdo e qual tipo de conexão esse texto criou com o público. Depois, basta melhorá-lo e criar seu próprio conteúdo viral.

3. Use calls to action (CTA) eficientes

Alguns blogs terminam todos os artigos com: “gostou do nosso conteúdo? Então assine a newsletter do blog”. Nada de errado com isso, algumas vezes realmente precisamos incentivar os leitores a assinar a news para conseguir mais leads. Mas será que esse é o único uso do call to action no marketing digital?

A chamada para ação precisa estar presente em todo conteúdo criado para seu blog, Facebook e até e-mail marketing. Ela determina o próximo passo para o possível cliente e o incentiva a tomar a ação. Pode ser para ler outro artigo, se cadastrar na newsletter, baixar um eBook ou se inscrever em um webinário. Tudo é válido.

Esse ponto pode definir se um lead converte ou deixa seu site sem fazer coisa alguma. Por isso, seja criativo. Hoje em dia a internet está saturada de pequenos botões dizendo “DOWNLOAD” ou “SE INSCREVA”. O ideal é usar CTAs mais definidos que indiquem exatamente qual tipo de ação o cliente precisa fazer.

Algo como “baixe o eBook gratuito” é bem melhor que simplesmente “download”. Se você trabalha com botões de call to action no seu site ou landing page faça testes. Os clientes podem reagir melhor a tamanhos, formatos e cores diferentes. Nunca fique no mesmo modelo sem testar opções que podem ser melhores.

4. Aproveite recursos multimídia

Artigos são ótimos, ajudam a melhorar o tráfego orgânico do site e conversões, mas não são tudo. Sabia que nas redes sociais vídeos têm uma tendência muito mais forte a engajar e gerar compartilhamento? Imagens também são ótimas e ajudam muito a melhorar o entendimento do artigo.

Use todos os recursos multimídia aos quais você tem acesso. Isso inclui vídeos, imagens, infográficos, podcasts, entre outros. Ao usar esses formatos diferenciados de conteúdo você consegue se destacar da concorrência que oferece só textos. Além disso, aumenta o tempo de permanência do usuário na sua página.

Muitas vezes um vídeo no meio do artigo é a diferença entre alguém que leu até o final e alguém que parou no meio porque estava entediado. Chegou a hora de compreender que nem todos do público gostam de ler e que é preciso contemplá-los mesmo assim.

Conseguiu entender maneiras simples de melhorar sua estratégia de marketing digital e atrair clientes para seu site? Então esse é o momento de aplicá-las! Aproveite para deixar suas dúvidas nos comentários e compartilhar esse artigo com seus colegas e amigos.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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