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Quais são os principais objetivos de marketing digital?

Quais são os principais objetivos de marketing digital?

Quais são os principais objetivos de marketing digital?

Os objetivos de marketing digital são voltados a aproximar o seu negócio a um público qualificado que costuma utilizar a internet e possui interesse no segmento no qual sua empresa atua.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apontou que nosso país possuía no ano de 2020 mais de 152 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores.

Isso significa que 81% da população brasileira com mais de 10 anos acessa a internet na busca de assuntos do seu interesse.

Você já realizou algum estudo sobre a possibilidade de oferecer os produtos e serviços desenvolvidos por sua empresa para esse público? Afinal de contas, a internet não possui limites geográficos!

Nesse post apresentamos os principais objetivos de marketing digital e as possibilidades existentes para trazer novas oportunidades para o seu negócio. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Sobre a estratégia de marketing digital

O marketing digital nasceu a partir do tradicional, adaptando-se à nova realidade.

Da mesma forma que na mídia offline, o online requer estratégia e definição de objetivos.

Uma estratégia bem desenhada de marketing digital permite que sua empresa:

  • tenha maior alcance, 
  • encontre seu público específico, 
  • interaja com ele,
  • tenha oportunidade de mensurar se tudo está ocorrendo como esperado.

Por que investir em marketing digital?

Para que sua empresa alcance os objetivos de marketing digital é preciso primeiro compreender a importância de investir na divulgação de sua marca, produtos e serviços.

Observe como trabalham os grandes players do mercado mundial que, mesmo estando na liderança de seus segmentos, não param de divulgar seus produtos de forma direta e através de conteúdos educativos e interativos.

Se você reparar com atenção, essa ação não para, pois, o consumidor precisa ser lembrado a respeito da existência da marca e dos produtos e serviços que ela fabrica ou comercializa, daí, então, a importância do investimento contínuo em marketing.

A verdade é que o marketing digital ganhou força em função da mudança de comportamento que a internet trouxe à sociedade em todo o mundo, onde a conexão e a busca por informações é realizada a qualquer momento através de um simples celular.

7 principais objetivos de marketing digital

Diversos objetivos de marketing digital podem ser traçados e os resultados esperados alcançados, desde que estratégias sejam bem planejadas e processos bem definidos.

Vamos conhecer os 7 principais que podem ser adotados por sua empresa:

1) Converter leads

Leads são oportunidades de negócio que devem ser trabalhadas e qualificadas até o momento da venda

As empresas que buscam novos clientes precisam gerar mais leads, para isso focam sempre em técnicas para despertar o interesse de pessoas nos seus serviços, produtos ou marcas.

Com a oferta de informações e marketing de conteúdo, além de links patrocinados e SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), você consegue atrair visitantes ao seu site e com alguns gatilhos transforma esses desconhecidos em leads.

2) Reter e fidelizar clientes

Um dos maiores objetivos de marketing digital envolve a retenção e fidelização de clientes, no entanto, para isso é necessário criatividade e estratégias inteligentes que mantenham constantemente o seu público em movimento e visitando suas páginas, como:

  • site,
  • blog,
  • redes sociais.

Os conteúdos de qualidade e constantes promoções que venham a possibilitar a interação dos leads e demais visitantes é o melhor caminho para alcançar esse importante objetivo.

3) Vender mais

Muito provavelmente esse deve ser o objetivo que mais chama a atenção de qualquer empreendedor, pois, vender mais gera caixa, aumenta o lucro e permite investir ainda mais em campanhas.

No entanto, para que se alcance as vendas é necessário que estratégias sejam tomadas para:

  • apresentar os produtos e serviços,
  • despertar o interesse dos visitantes,
  • melhorar o ticket médio dos pedidos,
  • criar fãs e passar a ser uma marca reconhecida pelo mercado.

4) Ser referência na internet

Por falar em se tornar uma marca reconhecida pelo mercado, esse é considerado um objetivo à parte, tamanha as vantagens e destaque que pode gerar para a sua empresa.

Sua marca pode se tornar referência no mundo digital e passar a ser vista como uma autoridade no segmento em que atua.

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia utilizada para que as pessoas busquem informações, tirem dúvidas, conheçam dicas, recebam curiosidades da área e adquiram as soluções de sua empresa.

5) Aumentar a produtividade das equipes de marketing e vendas

Você já ouviu falar em Inbound Marketing

Esse é o melhor caminho para aumentar a produtividade e os resultados das equipes de marketing e vendas da sua empresa!

Essa estratégia foi desenvolvida para possibilitar que pessoas acessem as páginas de sua empresa e sintam-se atraídas em conhecer detalhes das soluções oferecidas pela sua marca. Aqui de novo a produção de conteúdo tem destaque especial.

O marketing atrai e o pessoal do comercial faz o contato e fecha os pedidos.

6) Reduzir custos de aquisição e venda

A redução de custos para vendas e aquisição de novos clientes é uma realidade bastante observada pelos empreendedores quando avaliam os objetivos de marketing digital.

O Inside Sales, ou seja, uma equipe de vendas que atue a partir da empresa pode alcançar excelentes resultados sem a necessidade da geração de custos com deslocamentos.

A tecnologia disponível possibilita que reuniões sejam realizadas de forma remota e as trocas de informações ocorram instantaneamente por canais digitais.

Mais uma vez, o marketing digital é o grande alavancador das oportunidades, pois, é a partir dele que possíveis clientes localizam sua empresa e buscam pelas soluções.

7) Mensurar e provar ROI das atividades de marketing

Ter um bom ROI (Retorno Sobre o Investimento) é a prova de que seus investimentos em marketing e vendas estão dando certo.

O marketing digital possibilita que, de maneira simples e fácil, seja possível acompanhar o dia a dia da operação, pois, diversas ferramentas conseguem em tempo real medir:

  • número de visitantes que acessam o site,
  • quais páginas são visitadas,
  • quantas conversões são realizadas,
  • qual o número de vendas realizadas.

São muitas as possibilidades oferecidas, permitindo que, a partir de avaliações, mudanças possam ser realizadas ou campanhas que obtiveram êxito sejam replicadas para outros produtos ou serviços.

Como esses objetivos influenciam uma estratégia digital?

A escolha de um ou mais objetivos de marketing digital influenciarão os caminhos e ferramentas a serem utilizadas para que os resultados sejam alcançados.

Contar com profissionais especializados e experientes é um grande facilitador para se alcançar êxito na internet, encurtando distâncias e evitando erros e enganos comuns quando não se domina as possibilidades existentes.

Para cada objetivo existem ações específicas a serem realizadas, portanto, é fundamental decidir o que se deseja para o alcance dos resultados a curto, médio e longo prazo.

Além disso, contar com um parceiro estratégico, como a Agência Orin, é uma forma de encurtar caminhas e ter resultados mais rápidos.

Precisa de ajuda com o seu marketing digital? Entre em contato e vamos bater um papo!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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