Quais são os principais objetivos de marketing digital?

Principais objetivos de marketing digital

Quais são os principais objetivos de marketing digital?

Escolher entre os objetivos de marketing digital representa grande importância na estratégia da sua empresa.

Você deve pensar:

  • Ah, mas meu objetivo é vender mais.

E você está completamente certo. Porém, os clientes e consumidores não gostam que você venda para eles, principalmente na internet, com tantos banners, informações, anúncios e interrupções.

E para te ajudar nessa missão, fiz esse post com os 7 principais objetivos de marketing digital que você vai conferir agora.

Sobre a estratégia de marketing digital

O marketing digital nasceu do marketing tradicional com algumas adaptações.

Da mesma forma que na mídia offline, o marketing digital requer estratégia e definição de objetivos.

Qualquer ação voltada à internet deve ser capaz de tornar uma empresa relevante a fim de conquistar bons resultados.

Logo, a estratégia definida para o marketing digital contribuirá em partes com a estratégia de negócio das empresas que a adotarem.

Não é atoa que o marketing digital cresce tanto.

O motivo disso são as pessoas que estão cada vez mais conectadas à internet e se tornando mais exigentes diante de um grande número de informações.

Obviamente que uma estratégia bem desenhada de marketing digital permite que empresas tenham mais alcance, encontrem seu público específico, interajam com ele e tenham a oportunidade de mensurar se tudo está ocorrendo como esperado.

7 principais objetivos de Marketing Digital

Para uma estratégia ser bem sucedida, é importante definir o objetivo prioritário da empresa.

Essa etapa do planejamento é extremamente importante e deve ter atenções inteiramente voltadas a ela.

Em diferentes estágios, as empresas podem ter diferentes objetivos, desde que concretizem cada um.

1) Converter leads

Leads são oportunidades de negócio que devem ser trabalhadas e qualificadas até o momento da venda.

Se você deseja atrair e converter mais leads, esse é o objetivo ideal para o planejamento da sua estratégia.

As empresas que precisam gerar mais leads focam sempre em técnicas para despertar o interesse de pessoas nos seus serviços, produtos ou marcas.

Com a oferta de informações e marketing de conteúdo, além de links patrocinados e SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), você consegue atrair visitantes ao seu site e com alguns gatilhos consegue (ou pode) transformar esses desconhecidos em leads.

2) Reter e fidelizar clientes

Falar em reter e fidelizar clientes se tornou tão frequente e importante para construir relações mais estáveis diante do vasto mercado.

Para manter o nível competitivo de qualquer negócio este é um dos objetivos de marketing digital que requerem foco no sucesso do cliente.

Este é um desafio constante e se a sua empresa deseja alcançá-lo é importante contribuir para que o cliente tenha uma experiência satisfatória.

Para isso, o marketing digital pode ser essencial para que você invista de forma inteligente utilizando esforços de sucesso para o seu cliente.

Ações como a que vamos falar agora podem ser os primeiros passos para reter clientes:

  1. Manter relacionamento constante com o cliente;
  2. Pensar em como ajudar seu cliente desde o marketing – seja com Inbound ou Outbound Marketing – até o pós-venda;
  3. Pedir feedbacks aos seus clientes;
  4. Saber a hora certa de aparecer para ajudar o cliente;
  5. Avaliar indicadores chave de performance dos clientes;
  6. Sugerir táticas que resultarão em sucesso para seus negócios.

3) Vender mais

Vender com certeza é o objetivo mais básico de todos os apresentados aqui.

Empresas com fins lucrativos optam por este objetivo e devem olhar para todos os números possíveis do negócio.

Apesar de o marketing digital não tratar unicamente de ações de vendas, ele contribui com uma parte importante que é atrair, gerar leads, qualificar e torná-los oportunidades comerciais.

Portanto, suas receitas com aumento das vendas sempre devem ser maiores que os investimentos em marketing e vendas. Caso contrário, você terá prejuízos.

Deixar de mensurar resultados mostrará que, em algum momento, suas estratégias foram aplicadas erroneamente.

4) Ser referência na internet

Ser especialista na sua área e ser visto como tal são coisas diferentes.

Ter apoio de uma marca já consolidada para apresentar uma imagem de especialista com um currículo cheio de qualificações já não são suficientes.

As pessoas já viram histórias iguais a essa antes, de outros profissionais.

Por isso, se este for o seu objetivo e da sua empresa, você deve ser capaz de solucionar problemas da sua área.

Neste caso, o Marketing Digital e consequentemente o Marketing de Conteúdo podem ser capazes de tornar profissionais e empresas em autoridades no assunto.

Além de mostrar que é especialista no assunto, você deve aparecer para as pessoas certas e gerar negócios com isso.

Portanto:

  1. Crie conteúdo relevante;
  2. Estude muito;
  3. Torne-se visível com o marketing digital.

5) Aumentar a produtividade das equipes de marketing e vendas

Se o seu objetivo é aumentar a produtividade e desempenho das equipes de marketing e vendas nada melhor do que utilizar metodologias já comprovadas de marketing digital.

Capacitar colaboradores no uso destas metodologias e ferramentas permite automatizar processos e ajuda a empresa crescer aliando as duas áreas na busca por resultados.

Ferramentas como planilhas e templates que ajudem a calcular alcance de metas também são formas de auxiliar os times.

Quando há várias pessoas envolvidas no processo é importante definir fluxos de trabalho e formas de gestão.

E dentro do marketing digital existe a estratégia de Inbound Marketing, que é uma forma de fazer com que marketing e vendas estejam alinhados.

O propósito desta estratégia é contribuir com uma espécie de Funil de Vendas que começa desde a atração de visitantes para o seu site, conversão destes visitantes em oportunidades e contatos e posteriormente vendas até o relacionamento contínuo.

Assim, as duas equipes podem acompanhar o funil e fazer acordos entre elas usando esta metodologia.

6) Reduzir custos de aquisição e venda

Estar efetivamente presente na internet e estruturar seu marketing digital lhe ajudará a separar o joio do trigo.

Isto significa trazer os clientes certos para seu processo comercial a custos menores do que utilizando mídias tradicionais.

A ideia chave, com isso, é segmentar clientes e qualificar leads!

Com o marketing digital e pessoas qualificadas você consegue se aprofundar na realidade do lead/oportunidade a fim de traçar estratégias de solução dos gargalos que “atrapalham” a vida dele.

Utilizando o marketing digital você pode ter também uma equipe de vendas inteligente trabalhando internamente (Inside Sales).

Assim você evita custos de aquisição com economia de tempo, reuniões presenciais para oportunidades não qualificadas e sem intenção de compra, problemas e custos com deslocamento, entre outros.

Se este é o seu objetivo, optar por Inside Sales aliado a Inbound Marketing é, definitivamente, a solução mais adequada para sua empresa.

7) Mensurar e provar ROI das atividades de marketing

Ter um bom ROI (Retorno Sobre o Investimento) é a prova de que seus investimentos em marketing e vendas estão dando certo.

Além de somente provar o impacto sobre a organização, acompanhar o ROI permite um setor de marketing e vendas mais assertivo com melhores táticas.

Com o marketing digital é possível compreender e tomar decisões efetivas através de uma série de dados disponibilizados através da internet.

O número de visitantes que acessam o seu site e entram em contato com você ou quantos contatos estão se tornando vendas e gerando receitas para a empresa são algumas das informações que o marketing digital torna acessível.

Então se você quer saber se o investimento que aplica em marketing e vendas traz retorno lucrativo, este é um dos objetivos de marketing digital mais adequado.

Por isso que é importante definir sua estratégia e saber exatamente como falar com seu consumidor.

Bom, agora que você já conheceu os principais objetivos de marketing digital que tal identificar qual deles aplicar em sua estratégia?

Espero poder ter ajudado e ficarei feliz em esclarecer dúvidas que possam surgir.

Deixe seu comentário sobre o que achou do texto.

 

Patrícia Hörmann

Formada em Marketing pela UCS, especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo (Hubspot, Resultados Digitas, ESPM e Rock Content). Atua com ênfase em estratégia e análise de dados (analytics).

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