Como utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas?
As empresas estão cada vez mais conectadas a ferramentas que as ajudem a vender mais.
Neste processo, há quem tem se destacado: o Whatsapp. O aplicativo de conversas é muito mais que um bate-papo e hoje é utilizado por diversas empresas para aumentar as vendas.
Para isso, é fundamental que a marcas saibam utilizá-lo corretamente e para ajudar a Orin preparou este post que vai te ensinar como vender pelo Whatsapp. Confira:
WhatsApp Business
O primeiro passo para vender pelo Whatsapp é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.
O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.
Hoje em dia não existe mais a era do “achismo”, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação e resulta em campanhas muito mais assertivas.
Dentre as métricas disponíveis podemos destacar: mensagens que foram enviadas pela equipe, mensagens que foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.
Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas, ideal para recebimentos fora do horário de atendimento, e ainda, organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente.
Por meio de etiquetas é possível criar grupos segmentados como: “novo cliente”, “novo pedido”, “pago”, entre outros.
Utilize a função catálogo
Desde o segundo semestre de 2019 a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas.
A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.
Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.
Invista em tempo para o atendimento
Um dos maiores erros das empresas que desejam vender pelo Whatsapp é não dar atenção integral para a ferramenta.
Muitas empresas divulgam o contato, mas não deixam uma pessoa exclusiva para esse tipo de atendimento. Resultado? Você pode deixar de vender.
O cliente da era digital deseja uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência.
Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet.
Automatize processos
O trabalho para vender no Whatsapp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação.
Imagine a dificuldade para enviar uma mensagem personalizada para cada usuário?
Para facilitar a sua rotina, foi criado a linha de transmissão. Ela aumentará a sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.
O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos.
É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista.
Outro ponto importante é: saiba usar a lista de transmissão. Se você enviar muitas mensagens pode ter a conta denunciada como SPAM e ninguém quer isso, não é mesmo?
Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.
Divulgue o contato da sua empresa
Você não deve vender pelo Whatsapp apenas para quem já é seu cliente. Por isso, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.
Nesse momento, é sempre importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo. Isso pode gerar bloqueio e até perda da conta.
Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital.
Entregue um presente em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books, infográficos e cupons de desconto.
Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde.
Seja objetivo
O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo.
Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações.
Conheça outras funcionalidades
O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories.
Ele faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas.
O recurso também faz parte do WhatsApp. Apesar de ainda não ser um fenômeno no aplicativo, algumas pessoas já publicam conteúdos com frequência nessa ferramenta.
No WhatsApp, o recurso é denominado de Status. É uma excelente alternativa para que você crie urgência com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto.
Com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade.