Como utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas?

Como utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas?

As empresas estão cada vez mais conectadas a ferramentas que as ajudem a vender mais.

Neste processo, há quem tem se destacado: o Whatsapp. O aplicativo de conversas é muito mais que um bate-papo e hoje é utilizado por diversas empresas para aumentar as vendas.

Para isso, é fundamental que a marcas saibam utilizá-lo corretamente e para ajudar a Orin preparou este post que vai te ensinar como vender pelo Whatsapp. Confira:

 

WhatsApp Business

O primeiro passo para vender pelo Whatsapp é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.

O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.

Hoje em dia não existe mais a era do “achismo”, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação e resulta em campanhas muito mais assertivas.

Dentre as métricas disponíveis podemos destacar: mensagens que foram enviadas pela equipe, mensagens que foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.

Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas, ideal para recebimentos fora do horário de atendimento, e ainda, organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente.

Por meio de etiquetas é possível criar grupos segmentados como: “novo cliente”, “novo pedido”, “pago”, entre outros.

 

Utilize a função catálogo

Desde o segundo semestre de 2019 a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de utilizar o Whatsapp para aumentar as vendas.

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.

Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

 

Invista em tempo para o atendimento

Um dos maiores erros das empresas que desejam vender pelo Whatsapp é não dar atenção integral para a ferramenta.

Muitas empresas divulgam o contato, mas não deixam uma pessoa exclusiva para esse tipo de atendimento. Resultado? Você pode deixar de vender.

O cliente da era digital deseja uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência.

Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet.



Automatize processos

O trabalho para vender no Whatsapp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação.

Imagine a dificuldade para enviar uma mensagem personalizada para cada usuário?

Para facilitar a sua rotina, foi criado a linha de transmissão. Ela aumentará a sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.

O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos.

É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista.

Outro ponto importante é: saiba usar a lista de transmissão. Se você enviar muitas mensagens pode ter a conta denunciada como SPAM e ninguém quer isso, não é mesmo?

Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.



Divulgue o contato da sua empresa

Você não deve vender pelo Whatsapp apenas para quem já é seu cliente. Por isso, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.

Nesse momento, é sempre importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo. Isso pode gerar bloqueio e até perda da conta.

Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital.

Entregue um presente em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books, infográficos e cupons de desconto.

Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde.


Seja objetivo

O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo.

Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações.

 

Conheça outras funcionalidades

O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories.

Ele faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas.

O recurso também faz parte do WhatsApp. Apesar de ainda não ser um fenômeno no aplicativo, algumas pessoas já publicam conteúdos com frequência nessa ferramenta.

No WhatsApp, o recurso é denominado de Status. É uma excelente alternativa para que você crie urgência com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto.

Com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade.



Use a linguagem do seu público
A mensagem para o seu cliente não precisa ser formal o tempo todo. Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída.

Se o seu público for mais descolado, aposte nos emojis para conseguir mais aproximação com o seu cliente.

Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática com a ajuda de uma equipe especializada? Fale com um de nossos especialistas. Podemos te ajudar!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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