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8 excelentes tipos de conteúdo para marketing digital

8 excelentes tipos de conteúdo para marketing digital

8 excelentes tipos de conteúdo para marketing digital

Já percebeu que existem  diversos tipos de conteúdo quando consumimos informações na internet? 

A maioria das pessoas não se contenta em ficar apenas com um texto e sempre busca outros recursos, como vídeos, áudios e imagens. Por isso, é fundamental para uma empresa trabalhar com vários formatos de conteúdos.

O blog pode ser a base da sua estratégia de marketing digital, mas os artigos não devem ser o único tipo de conteúdo utilizados para aumentar o tráfego, gerar leads e fechar vendas.

Uma estratégia completa com conteúdos diversificados sempre será a melhor opção. Por isso criamos esse artigo para ajudar você a obter resultados melhores conhecendo os oito principais tipos de conteúdo para marketing digital. Confira.

Por que investir em diversos tipos de conteúdo?

Assim como as pessoas ao entrarem em uma loja querem se deparar com uma vasta opção de produtos, o mesmo ocorre com os usuários quando entram na internet. Não querem apenas textos, imagens ou vídeos, mas uma harmonia perfeita entre eles.

Principalmente hoje em dia, onde a variedade de canais e formas de consumidor conteúdos é grande, as pessoas querem usufruir das possibilidades para emergirem de fato em cada conteúdo que forem consumir.

Além disso, não podemos esquecer que a nova geração já nasceu no auge da tecnologia e não é qualquer coisa que prende a atenção dessas pessoas tão facilmente! Por isso, quanto mais inovar, trazer variedades e, claro, qualidade, melhor para a sua empresa.

Já se foi o tempo onde bastava ter um bom produto, hoje as pessoas querem uma experiência completa, com direito a posicionamentos, conteúdos de qualidade, materiais ricos e uma boa presença digital da sua marca.

Um dos melhores caminhos para isso é usar a favor da sua empresa a grande variedade de tipos de conteúdo e os canais para isso, trazendo uma surpresa sempre que o seu público-alvo ver algo sobre a sua marca.

Principais tipos de conteúdo

Para uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo, existem diversos formatos que podem ser utilizados para gerar mais relevância e reconhecimento de marca, além de captação de leads e relacionamento para vendas. Aqui separamos os 8 principais:

1. Blog Post

Um dos principais tipos de conteúdo ideal no marketing digital que vamos abordar é justamente esse formato que você está lendo agora, o blog post!

Para muitas empresas que estão presentes no meio online, as postagens de blog constituem a parte central de sua estratégia de marketing digital.

A razão para isso é que os blog posts geralmente são bem eficientes, são mais flexíveis, são facilmente encontrados pelo Google e os usuários conseguem tirar suas dúvidas ao lê-los.

Essa é uma maneira interessante de educar seu público e oferecer conteúdo de valor possíveis de serem compartilhados pelos próprios usuários.

As postagens de blogs também são ideais para construir relacionamentos com seus leitores, o que pode ajudar com a criação de leads e conversões.

Manter um blog consistente com posts frequentes e de alta qualidade é o que fará seu negócio ter tráfego significativo no site.

Principais vantagens dos blog posts

  • Aumento do tráfego no seu site: com o passar do tempo, se os seus textos seguirem as boas práticas de SEO, seu blog aparecerá nas primeiras posições do Google, aumentando o número de acessos nas suas páginas.
  • Fidelizar a audiência de possíveis clientes: o público ficará cada vez mais interessado em seguir seu blog se encontrar conteúdos relevantes, passando a acompanhar todas as novidades.

2. eBook

Um dos focos de qualquer estratégia de marketing digital é gerar leads para o negócio. Eles são essenciais para dar prosseguimento no seu planejamento, que deve contar com a disponibilização de conteúdos relevantes. Assim, é possível convencê-los de que sua solução é a melhor opção para resolver os problemas que o lead enfrenta.

Nesse cenário, os eBooks são um dos tipos de conteúdo do marketing digital mais importantes, pois funcionam como recompensa para cada persona no momento em que ela preenche um formulário de uma landing page deixando seus dados.

Os eBooks são uma espécie de livro em formato digital para ler no computador, tablet ou smartphone. São conteúdos muito detalhados que aprofundam determinado assunto específico. Por isso ele possui a capacidade de cobrir vários tópicos diferentes, fazendo um apanhado geral de todas as informações sobre o tema.

Outra intenção do eBook é fazer com que uma pessoa até então leiga em determinado assunto possa descobrir mais informações sobre esse tema e ainda se aprofundar nele.

É por esses motivos que o conteúdo do eBook deve apresentar dados muito relevantes para que as pessoas estejam dispostas a ler o material para extrair algo positivo com isso.

Principais vantagens do eBook

  • Aumentar o número de leads: com a ajuda de uma boa divulgação, você conseguirá ótimos resultados na captação de novos leads para sua empresa.
  • Deixar o lead mais próximo de realizar uma compra: se no final do eBook a sensação foi de que aquele tempo de leitura foi proveitoso, então esse lead terá mais chances de seguir o fluxo dentro do seu funil de vendas. Com isso, você terá abertura para uma abordagem de fechamento da compra.

3. Infográfico

O infográfico é uma forma de conteúdo que apresenta texto em partes curtas e pequenas, combinando com elementos visuais que facilitam a compreensão das informações.

Quando se trata de conteúdo visual, é possível atrair muito mais a atenção do público. É por isso que um infográfico pode ser extremamente benéfico para os seus resultados com marketing digital.

Todos nós absorvemos informações de maneiras diferentes, mas focar na interação visual de cada visitante é uma ótima maneira de transmitir sua mensagem.

Os infográficos também oferecem a possibilidade de ter um ótimo conteúdo compartilhável, que pode inclusive se tornar um conteúdo viral.

Como ele é de visualização rápida e traz uma série de informações relevantes, suas chances de fazer sucesso nas redes sociais são altas.

Principais vantagens do uso de infográficos

  • Aumenta o engajamento de mídia social: as mídias sociais como Facebook, Twitter e Pinterest são perfeitas para infográficos porque são ambientes focados totalmente em conteúdos visuais. Um bom infográfico pode estimular o engajamento das pessoas com as marcas.
  • Ajuda na otimização de conversões: infográficos são ferramentas ideais para otimizar conversões. Lembre-se que eles têm a capacidade de incentivar os consumidores a fazer download para conferir o que de especial podem encontrar naquele conteúdo.

4. Vídeo

O vídeo é um dos tipos de conteúdo que deve estar associado ao marketing de digital. Ele é o mais dinâmico e envolvente entre todos e há mais usuários assistindo a vídeos todos os dias do que lendo textos.

É por tudo isso que precisamos incluí-lo em nossa estratégia rotineira de produção de conteúdo para web. No estudo State of Video Marketing de 2017 ficou comprovado que 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço.

Uma grande vantagem é que você pode distribuir um vídeo em campanhas de marketing digital nas diversas mídias sociais. A maneira mais fácil de analisar seus resultados é enviá-lo para o YouTube, usá-lo para compor as postagens de blog e fazer o compartilhamento em todas as suas redes.

Ainda dentro desse tipo de conteúdo para o marketing digital, você pode produzir Webinars, que são conferências online que acontecem ao vivo em alguma plataforma de vídeos onde especialistas de determinado tema se reúnem para discutir e debater.

Todos os vídeos devem oferecer valor e, ao final de cada um, é importante incluir uma chamada (CTA) para os usuários seguirem o caminho do funil de vendas.

Principais vantagens do uso dos vídeo

  • Formato mais consumido na internet: produzir vídeos educativos sobre suas soluções é muito vantajoso para qualquer negócio, já que os usuários realizam várias pesquisas diárias nos temas e conseguem interagir melhor com esse tipo de conteúdo.
  • Facilita o entendimento sobre os assuntos: é muito mais fácil de entender a mensagem que está sendo passada com a vantagem de ter os mais variados recursos visuais.

5. E-mail Marketing

O e-mail marketing é um dos tipos de conteúdo mais antigos da internet, mas assim como os outros formatos, atualizou-se e hoje em dia é um dos mais usados para os mais variados fins.

Essa aplicação pode ser usada tanto automaticamente, depois de alguma ação do cliente, como para fazer uma compra ou assinar a newsletter, de forma estratégica, para oferecer promoções, trazer descontos especiais e, claro, conteúdos de valor.

A newsletter da sua empresa, por exemplo, pode trazer os últimos textos de blog do seu site, novidades do setor, pesquisas de mercado e também infográficos e links para vídeos e materiais interativos.

Não se prenda apenas ao foco comercial, o e-mail pode e deve ser usado como mais uma fonte de conteúdos de qualidade.

6. Podcasts

Uma verdadeira febre, os podcasts estão marcando a nova era da internet, com direito a abordagem de assuntos bastante falados e importantes, até mesmo grandes casos criminais, cases de sucesso e muito mais.

Muitos deles são ao vivo, de forma que os usuários podem interagir, fazer perguntas para os entrevistados e até mesmo subir algumas hashtags para bombar ainda mais o programa.

Se a sua empresa é expert em algum segmento, coloque todo esse conhecimento com fácil acesso para sua audiência, em uma conversa informal e cheia de conteúdo.

7. Webinar

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que conhecimento nunca é demais, certo? E é verdade. Principalmente se for de forma gratuita e abordando um tema bastante interessante para a sua audiência.

Os webinars podem ser definidos como palestras online gratuitas, disponibilizadas por empresas que são referência em algum segmento, com a intenção de atrair mais leads e, claro, alimentar aqueles já conquistados.

Geralmente, possuem um mediador e alguns convidados, que irão explicar de forma clara e objetiva sobre determinado tema. Semelhante aos podcasts, são ao vivo e os participantes podem receber perguntas e até mesmo elogios durante a apresentação.

Esse tipo de conteúdo, além de mostrar a face da organização, traz ainda mais visibilidade e credibilidade para o negócio, já que geralmente os convidados são grandes especialistas da área, bem como o gestor da empresa poderá falar um pouco do que sabe também.

O webinar pode agregar outras formas de conteúdo, como e-mail marketing, convidando os leads alguns dias antes, assim como um texto de blog ou nas redes sociais falando sobre o dia da apresentação e trazendo informações sobre a palestra.

8. Case de sucesso

O case de sucesso nada mais é que a apresentação ao seu público de outros clientes que foram tão importantes para a sua jornada e apresentaram resultados tão grandes, que viram uma verdadeira inspiração.

Além de servirem como uma prova de que a sua empresa realmente consegue apresentar os resultados que promete, podem ser interativos, unir diferentes conteúdos, como imagens, vídeos, textos e infográficos, além de surpreender pelos resultados.

O case de sucesso não precisa ser apenas prints de métricas, mas sim uma apresentação do potencial da sua marca, fundamental para encantar os leads.

Gostou de saber mais sobre os tipos de conteúdo para o marketing digital que são indispensáveis para suas estratégias de produção? 

Essas ideias de conteúdos farão seus resultados atingirem níveis mais altos. E para conferir mais dicas como essa continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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