Dicas valiosas para ter sucesso no atendimento por WhatsApp
O atendimento por WhatsApp faz toda a diferença para as empresas que desejam alavancar os seus negócios e desenvolver uma aproximação com o mercado.
Isso porque, de acordo com a 35ª Edição da Pesquisa do uso de TI, conduzida pela Fundação Getúlio Vargas, em maio de 2024 existiam no Brasil 384 milhões de dispositivos portáteis em uso, portanto, 1,8 equipamento por habitante.
A partir dessa informação, não é difícil prever que milhões de potenciais clientes utilizam notebooks, tablets e principalmente smartphones para desenvolverem pesquisas, consultas sobre produtos e serviços, além de muitas compras.
Outro número impressionante e que precisa ser conhecido é que, segundo a pesquisa da We Are Social e Meltwater, 93,4% dos usuários de internet brasileiros usam o WhatsApp, portanto, são 169 milhões de pessoas em nosso país cadastrados nessa plataforma.
Certamente você já deve ter concluído que a presença da sua empresa na internet e, especialmente, a disponibilidade de um canal de negociação nessa plataforma, é fundamental para ampliar o número de clientes e fechar grandes negócios.
Continue a leitura e confira 8 dicas fundamentais para ter sucesso no atendimento por WhatsApp!
Confira 8 dicas para fazer o melhor atendimento por WhatsApp
Para se conseguir ter sucesso no atendimento por WhatsApp, algumas ações precisam ser tomadas, como veremos na sequência. Confira 8 dicas que você deve implementar em sua empresa:
Utilize a versão web para facilitar o atendimento
Uma excelente opção que facilita toda a operação é utilizar a versão web do WhatsApp, ou seja, possibilitar que mensagens e todas as ações possam ser realizadas de maneira facilitada.
O operador tem mais conforto para o trabalho, pois pode digitar em um teclado comum e tem disponível uma tela em tamanho maior para desenvolver as suas ações.
Além disso, fica mais fácil consultar outros sistemas, ferramentas, tabela de preços e detalhes no mesmo equipamento que está à sua disposição.
Para isso, basta acessar a seguinte página e fazer a conexão através do QR code do aparelho celular: https://web.whatsapp.com/
Treine a sua equipe
Muito além do treinamento sobre técnicas de vendas e de comunicação, é fundamental que a equipe comercial esteja devidamente preparada para trabalhar com essa plataforma.
Portanto, é muito importante um treinamento a esse respeito, considerando que a maioria desses colaboradores, muito provavelmente, já utiliza de maneira particular a plataforma, porém, é preciso um foco comercial, onde eles possam utilizar todas as funcionalidades disponíveis.
Responda prontamente às mensagens
A agilidade é fundamental quando se faz o atendimento por WhatsApp, uma vez que o público que utiliza essa ferramenta possui uma expectativa de obter retorno em curto espaço de tempo.
Portanto, a equipe precisa estar preparada para atender as mais diversas situações e questionamentos, com precisão e rapidez.
Configure algumas respostas automáticas
A configuração de respostas automáticas também possibilita a agilidade na operação.
Muitas delas podem ser enviadas de maneira fácil, uma vez que muitas das perguntas feitas pelos usuários são parecidas, o que possibilita respostas padrões.
Além disso, existem os chatbots, ou seja, assistentes conversacionais utilizados para interagir de forma automática com os contatos.
Determine um horário de atendimento
Uma ação indispensável quando se faz o atendimento por WhatsApp é informar ao cliente o horário em que esse serviço está disponível.
Portanto, é muito importante que uma das mensagens apresente essa informação, evitando frustrações por parte dos usuários.
Centralize as informações dos clientes
Além dos contatos bem realizados e uma equipe treinada para conquistar novos clientes e aumentar o faturamento da empresa, é necessário que as informações dos clientes estejam centralizadas.
Isso significa adotar alguma tecnologia que possibilita que qualquer atendente encontre todas as informações a respeito da negociação em um único banco de dados, evitando redundâncias e a insatisfação de quem está fazendo o contato.
Para isso, pode ser adotado:
- software específico voltado a centralização das informações nos atendimentos,
- integração com o CRM utilizado por sua empresa,
- aplicação do conceito omnichannel na operação.
Invista na personalização
Como você viu, automatizar respostas e usar chatbot é uma maneira que colabora muito com o atendimento por WhatsApp, no entanto, a personalização não pode ficar de lado.
Então, a partir das tratativas iniciais e das respostas generalistas, no momento em que a interação passa a envolver detalhes, é fundamental que a equipe esteja pronta para utilizar uma linguagem autêntica e de acordo com o público que está sendo atendido.
A personalização desse atendimento é que fará a diferença, quando a informalidade pode ser utilizada, porém, sem jamais perder o caráter profissional que precisa fazer parte da operação.
Mantenha uma linguagem clara e objetiva
Para terminar, é muito interessante que uma linguagem clara e objetiva faça parte da comunicação, portanto, avalie o público-alvo que sua empresa atende e prepare os vendedores para oferecer a melhor experiência para os seus clientes.
Como se observa, o atendimento por WhatsApp é uma excelente maneira de aquecer as vendas, conquistar novos mercados e garantir os resultados desejados para a sua empresa, no entanto, é fundamental que os detalhes sejam observados para que o sucesso seja alcançado.
Agora que você conhece mais a esse respeito, leia nosso post que aborda as vendas online: desvendando os segredos do sucesso!