5 hábitos para adotar na sua rotina de gestão comercial
“Planeje seu trabalho para hoje e todos os dias. Em seguida, trabalhe o seu plano.” A célebre frase de Margaret Thatcher é um excelente guia para as empresas. O primeiro passo para atrair bons resultados é fazer um planejamento de vendas e só isso não basta. É preciso repensar a dinâmica da sua rotina de gestão comercial.
Afinal, este trabalho requer muita atenção, organização e disciplina. Não é só uma questão de ter uma agenda ordenada — é preciso um pensamento crítico. Quais são os compromissos realmente necessários? Você consegue acompanhar os principais KPI’s da sua equipe? Como você cultiva o relacionamento com os vendedores e o que pode ser feito para melhorar isso?
Esses são alguns dos pensamentos que gestores precisam ter para fazer um bom trabalho. E se você não sabe por onde começar, não se preocupe: a Orin separou cinco hábitos para adotar na sua rotina de gestão comercial.
Boa leitura!
5 hábitos para adotar na sua rotina de gestão comercial
1. Estabeleça uma rotina de trabalho
Pode parecer óbvio, só que infelizmente não é. Um dos erros mais comuns é não ter uma rotina de gestão comercial estruturada. Nesta etapa, o responsável precisa organizar o seu próprio cronograma e orientar os vendedores a montarem os seus.
O gerente deve dividir sua agenda em “blocos”, cada um com uma tarefa e objetivo. Ferramentas como o Google Agenda podem ser bastante úteis, pois permitem diferenciar os compromissos através de cores. A ideia é separar um tempo especial para acompanhar as métricas de cada colaborador e, depois, ter uma visão geral do time.
Também é necessário reservar um espaço para reuniões, mas não deixe que elas tomem mais do que 30% da sua agenda semanal. Senão, você terá pouco tempo para colocar em prática o que foi resolvido nesses encontros e não conseguirá se dedicar ao desenvolvimento da equipe.
2. Promova uma cultura de alta performance em vendas
Todo gestor comercial quer ver alta performance em vendas, correto? E o que você está fazendo para atingir esse objetivo?
É preciso reservar um tempo para pensar nas metas a serem alcançadas e quais serão as estratégias utilizadas. O primeiro passo é fazer um mapeamento dos resultados e do desempenho atual para encontrar os principais pontos de melhoria.
Em alguns casos, os problemas podem ser resolvidos com treinamentos e capacitação do time. Outros pedem novas ferramentas ou até mesmo uma reestruturação completa. Faz parte da sua rotina de gestão comercial estar atento a essas informações.
Clique aqui para ler o artigo “Como se preparar para ter alta performance em vendas em 2021”.
3. Dê feedbacks construtivos e individuais
Para ter bons resultados, não basta olhar apenas para os clientes. É preciso construir um bom relacionamento com a equipe, promovendo não só o crescimento da empresa, como também dos colaboradores.
Faz parte da rotina de gestão comercial ter feedbacks com cada membro do time. Também chamados de 1:1 (do inglês one to one, ou “um a um”), essas reuniões focam no desenvolvimento do colaborador. Tais encontros podem acontecer de forma mensal ou quinzenal, pois é importante definir uma frequência.
No entanto, é preciso ter atenção sobre como conduzir as conversas. O gestor precisa se mostrar aberto para receber críticas e sugestões, uma vez que o 1:1 é uma via de mão dupla.
4. Utilize um programa de gestão
Se você possui uma equipe muito grande, pode se beneficiar de plataformas digitais. São muitas opções disponíveis no mercado que te ajudam a controlar as etapas do trabalho. Esses softwares permitem que o gestor faça o acompanhamento em tempo real do desempenho dos vendedores, quantidade de propostas realizadas, clientes atendidos, entre outras atividades.
E não é só a rotina de gestão comercial que vai colher os frutos dessa decisão. Ao ter todas essas informações concentradas, sua equipe terá uma visão do pipeline de vendas. Isso facilita a comunicação e controle de dados.
5. Alinhe as expectativas com outros setores
Por fim, lembre-se que uma andorinha só não faz verão. Ou seja, os gestores de diversas áreas precisam conversar entre si para alinhar as expectativas e garantir um fluxo de trabalho verdadeiramente eficaz.
Uma situação bastante comum é quando o time de vendas promete algo para o cliente que os desenvolvedores não conseguem entregar. Ou o contrário: o comercial perde um contrato porque não tinha todas as informações do produto em mãos.
A melhor forma de resolver esses impasses é através da comunicação. A rotina de gestão comercial pede reuniões periódicas com outras áreas para que haja uma troca de informações e novidades dos setores. Assim, todos ficam na mesma página e podem conduzir suas tarefas da melhor forma possível.
Esperamos que essas dicas ajudem a transformar o dia a dia da sua equipe de vendas. Saiba que não é preciso adotar todos esses hábitos de uma vez só, pelo contrário. Comece aos poucos, com uma mudança de cada vez para adaptar as ações de acordo com a recepção dos colaboradores.
Aproveite esse post e conte para a gente como você organiza sua rotina de gestão comercial! Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar o artigo em suas redes sociais.