Explorando o potencial de elaborar o perfil de cliente ideal
Conhecer o seu perfil de cliente ideal é um passo crucial na elaboração de estratégias mais eficientes.
Um dos princípios mais básicos, e também mais importantes, do marketing digital é que precisamos conhecer o público ao qual nos dirigimos, seja qual for a ação executada.
Esse conhecimento garante que as estratégias desenvolvidas sejam realmente eficientes e possam agir de forma impactante sobre o público de uma agência ou empresa.
Mas como chegar lá? Continue a leitura e conheça melhor o conceito de perfil de cliente ideal para elaborar ações cada vez mais eficazes!
O perfil de cliente ideal
Toda empresa trabalha com clientes muito diversos, que podem apresentar semelhanças, mas também muitas diferenças.
Em meio a essa diversidade de consumidores, há sempre aqueles que se destacam por estarem alinhados às suas soluções, reconhecerem o seu valor logo de cara e passarem por uma jornada de compra mais simples, com menos custos para a organização.
É aí que encontramos o perfil de cliente ideal de uma empresa ou agência.
Trata-se de um conjunto de características que sintetizam o seu cliente perfeito, aquele que tem maior índice de recorrência de compra, engaja nas suas ações de marketing e, dessa maneira, oferece um processo de venda menos trabalhoso.
Nesse sentido, compreende-se que esse é um modelo bastante importante para direcionar as ações de uma marca, já que são esses os consumidores que servem como parâmetro para a estruturação das suas estratégias.
A ideia é que, ao traçar o perfil de cliente ideal, não precisamos atirar para todo lado, já que temos um alvo específico a ser conquistado.
Quais as diferenças entre perfil de cliente ideal e persona?
É muito comum que esse conceito seja confundido com o de público-alvo e principalmente com o de persona, já que eles desempenham funções parecidas.
O público-alvo é a categoria mais abrangente entre esses conceitos, sendo um conjunto de características presentes entre os clientes da empresa, especialmente aspectos mais abrangentes, como faixa etária, região, setor em que atuam, entre outras.
Assim, esse primeiro termo se refere a um grupo bem heterogêneo, que pode reunir características distintas, como no caso de uma empresa que se dirige a pessoas de diferentes profissões.
Já o conceito de persona, que se assemelha mais ao de perfil de cliente, é uma espécie de personificação do público-alvo. A partir das características elencadas e daquelas que são mais constantes, criam-se personagens que ajudam a guiar as estratégias de marketing.
Assim, este arquétipo deve ter nome, idade, profissão, localização, interesses, necessidades, hobbies, entre outras características bastante específicas.
Dessa forma, o conceito ajuda a criar estratégias de marketing com um direcionamento mais preciso, como se cada ação de comunicação da marca fosse endereçada especialmente a ela, mas é importante pontuar que é possível ter várias personas.
Por outro lado, o perfil de cliente ideal, ou ICP, serve como um direcionamento para diversas ações de uma marca, desde a criação de estratégias de marketing até aquelas que visam promover o aumento das vendas.
Esse perfil não precisa conter uma caracterização tão particular, com nome e uma história própria, mas deve reunir características como faixa etária, cargo e região. Os fatores elencados também podem mudar de acordo com as necessidades de direcionamento da própria empresa.
As vantagens do ICP para o sucesso nas vendas
Aplicar esse conceito traz impactos positivos para o posicionamento digital, os valores investidos na aquisição de clientes e para o aumento das vendas.
Um direcionamento como esse garante resultados muito melhores para as campanhas de marketing digital, que passam a atingir o público de forma certeira, impactando as pessoas mais propensas a se relacionarem com a marca efetivamente.
Isso pode ocorrer, por exemplo, a partir da escolha das plataformas certas para se comunicar com clientes em potencial, da adoção do tom de voz correto e da seleção de temas relevantes.
Dessa forma, também é reduzido o custo por lead e o custo por aquisição de cliente, o que representa um ganho financeiro importante para as empresas que colocam esse conceito em prática.
Considerando essas melhorias, também não podemos esquecer que estratégias eficientes contribuem para o aumento das vendas e um desempenho de muito sucesso no mercado.
Afinal, com esse conhecimento em mãos, fica mais fácil entender de que maneira o processo de vendas deve ser conduzido para obter resultados melhores, oferecendo as soluções certas a partir de uma abordagem mais eficaz.
Vale lembrar que uma pesquisa de tendências da experiência do cliente realizada pela Zendesk aponta que 27% dos consumidores dizem que a personalização é um dos principais fatores para que se relacionem com uma marca.
Como definir o perfil de cliente ideal?
Agora que você já conhece bem esse conceito e todas as vantagens que ele proporciona, é hora de colocar a mão na massa e aprender a aplicá-lo.
O primeiro passo será selecionar alguns dos seus clientes nos quais você enxerga maior potencial, aqueles que atendem a todas as características de um cliente perfeito.
A partir de um conjunto de 3 a 5 pessoas, faça um levantamento das suas principais características, levando em conta fatores como:
- aspectos demográficos: se são homens, mulheres, jovens, idosos, qual sua renda média, em que setor trabalham, qual cargo ocupam,
- aspectos geográficos: em que região se encontram, em quais cidades vivem, se estão em grandes centros urbanos ou em outras áreas,
- perfil de consumo: tipo de compra, recorrência, forma de pagamento, o que compram,
- necessidades: quais problemas esses clientes buscam solucionar ao se relacionar com a sua marca,
- comunicação: quais canais eles utilizam para se comunicar com a empresa, como é essa interação.
Seguindo esse levantamento, você terá em mãos uma boa descrição do seu perfil de cliente ideal para começar a estruturar suas ações de forma mais estratégica.
Para continuar conhecendo outras maneiras de melhorar o desempenho da sua empresa, confira nosso conteúdo sobre a fórmula para o brainstorming perfeito!