Como usar o gatilho mental da reciprocidade na estratégia de vendas e de marketing?
Como você deve imaginar, existem uma série de estratégias no marketing, principalmente no digital, para engajar os usuários. Uma delas é o gatilho mental da reciprocidade.
Para quem não sabe exatamente o que esse termo significa, pode parecer até algo negativo trabalhar com gatilhos mentais.
Porém, diferente dos gatilhos emocionais que despertam emoções negativas e até mesmo crises de ansiedade, os mentais são aqueles para gerar determinadas sensações e ações positivas dos usuários.
No marketing e campanhas publicitárias, diversos aparatos são usados para gerar determinadas ações da audiência, para que então a conversão desejada aconteça: desde o cadastro em uma landing page até uma compra propriamente dita.
A verdade é que muitos desses atalhos para a ação podem sair despercebidos pela maioria dos usuários, de forma que aquela compra por impulso ou até mesmo aquele agendamento para uma demonstração de produto parece que foram feitas sem nem ver.
No entanto, desde a escolha de uma imagem, tipografia, cor do texto, CTA e muitos outros itens visuais e textuais dentro de uma peça são escolhidos para que as pessoas nem imaginem que estão sendo encorajadas a tomar determinada ação.
Você mesmo já deve ter feito uma compra na internet após ver um anúncio curioso ou se cadastrou para receber novidades de uma empresa e, quando foi ver, estava no site dela novamente.
Esses “truques” não são meras ferramentas usadas para vender mais, mas sim gatilhos que levaram anos para serem aperfeiçoados, com direito a centenas de estudos, testes, acertos, fracassos, análise de bancos e mais.
Pensando em ajudar você a entender mais sobre os gatilhos mentais e especificamente sobre o de reciprocidade, fizemos este post. E é claro que aqui também traremos dicas de como colocar em prática esse atalho para conversões.
Continue por aqui e surpreenda-se com esse gatilho que já deve ter pegado você pelo menos uma vez ao navegar pela internet.
O que é o gatilho mental da reciprocidade?
Antes de falar sobre o gatilho mental da reciprocidade em si, é importante entender do que se tratam esses gatilhos tão famosos no marketing.
Para começar, é preciso entender que o nosso cérebro toma uma centena de decisões a cada minuto e muitas delas ocorrem no subconsciente, de forma que em grande parte das vezes nem percebemos que estamos decidindo sobre um montão de coisas da nossa vida.
Nesse caso, os gatilhos mentais do marketing atuam ativando as chavinhas do nosso cérebro, de forma a incentivá-lo a tomar determinado caminho por causa daquele estímulo.
Os gatilhos podem ser separados em alguns tipos, mas hoje iremos focar no da reciprocidade. Ele leva esse nome porque faz com que a pessoa se sinta na obrigação de retribuir algo que lhe foi feito pela empresa.
Um grande exemplo do uso da reciprocidade é oferecer um e-book, webinar ou até mesmo um pequeno curso de graça e em troca pedir os dados de contato do usuário. É da natureza humana trabalhar a reciprocidade e, nesse caso, entregar os dados sem demorar.
Quais os benefícios de usar esse gatilho?
Se a sua empresa deseja aumentar os lucros, o alcance de mercado, a fidelização e, claro, os leads, seguir com estratégias que usam esse tipo de gatilho é uma boa pedida.
A reciprocidade faz parte das interações, compras, conversas, estudos e muitos outros pontos da vida das pessoas. Seguir dessa forma apenas deixará a sua empresa mais humanizada e digna de uma atenção especial da sua audiência.
Além de tudo isso, não podemos deixar de falar que quanto mais a sua marca encontrar formas de atingir positivamente os usuários e incentivá-los a devolverem esse esforço pela sua empresa, melhores serão as relações entre vocês, ainda mais na era da competitividade.
Como usar o gatilho mental da reciprocidade?
Agora que você já sabe um pouco mais do gatilho mental da reciprocidade e os benefícios de contar com essa estratégia em seus materiais, nada melhor do que conferir algumas dicas de como usar a reciprocidade da melhor forma no marketing digital da sua marca.
Perceba que as possibilidades são variadas, bem como os benefícios. Ah, não precisa fazer investimentos gigantes ou ficar de cabelo em pé pensando em como aplicar as estratégias.
Confira e surpreenda-se.
Materiais gratuitos
E-books, vídeos, infográficos, layouts de documentos (como, por exemplo, a carta de apresentação), estudos de mercado e muitos outros podem servir como um prato cheio para ativar a reciprocidade do usuário.
Afinal, você deixaria de passar dados básicos de contato, como o seu telefone e e-mail, em troca de um estudo completo sobre um setor que interessa bastante?
Interações para tirar dúvidas
Principalmente durante lives e no cotidiano, com os stories, é comum que gestores ou representantes de empresas possam tirar dúvidas e interagir em tempo real com os seguidores.
Após oferecer o tempo e disposição para essas pessoas, provavelmente elas irão querer retribuir tomando determinadas ações.
Amostras grátis
Na época de lançamento de algum produto ou até mesmo para aquele usuário que mostrou algum interesse pela marca ou os seus produtos, é muito importante enviar uma amostra grátis.
Além de permitir que as pessoas possam testar algum produto sem gastar nada, faz com que eles sintam que estão devendo algo para você.
Brindes
Ah, os brindes! Eles sempre são bem-vindos. Desde um pequeno adesivo até uma vantagem numa próxima compra, como desconto ou frete grátis.
Eles seguem a mesma ideia das amostras grátis e podem ser mais um caminho para fidelizar os clientes e encantá-los ainda mais.
E aí, preparado para usar o gatilho mental da reciprocidade em suas campanhas e usufruir o melhor do seu potencial?
Aproveite para tirar dúvidas conosco e entrar em contato caso precise de mais alguma informação.