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Tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas – Parte 2

Tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas – Parte 2

Atualmente um dos mecanismos mais importantes para os negócios, principalmente quando o assunto está relacionado com marketing digital x experiência do consumidor, o funil de vendas (tema abordado na publicação anterior e que pode ser lido clicando aqui – inserir link do blog) configura um conjunto de etapas lógicas que dão formato à famosa jornada do cliente.

E essa valiosa jornada do cliente tem início nas fases de aprendizado e descoberta, passando pelo reconhecimento do problema e busca por soluções até chegar à conversão e retenção, transformando, de fato, os seus clientes em consumidores ativos – estrategicamente falando.

 

Na prática, quais são os benefícios de um funil de vendas?

Além do fechamento de bons negócios, os benefícios gerados por meio do funil de vendas para o seu negócio são vários, entre eles podemos citar:

  • Previsibilidade dos resultados: como o sucesso de cada uma das etapas do funil depende da anterior, é possível prever desempenho das ações a serem realizadas até o final da jornada, monitorando, assim, a meta a ser alcançada e o tempo necessário para o seu cumprimento.
  • Alta produtividade: a partir de um funil muito bem estruturado, é possível mensurar a produtividade das equipes envolvidas em cada uma das etapas, além de identificar possíveis dificuldades nos processos.
  • Gestão otimizada: ao segmentar e padronizar toda a jornada do cliente, o levantamento de informações e análises sobre os estágios que envolvem esse processo se tornam mais ágeis e assertivos, influenciando diretamente no crescimento dos negócios.
  • Oportunidades: por meio do funil de vendas é possível acompanhar cada uma das vendas em tempo real, o que oferece um número maior de chances para que o processo de compra e venda seja finalizado com sucesso.
  • Novos negócios: com a proximidade e entendimento das necessidades do cliente, você terá um maior acesso a dados importantes, contribuindo para a implantação de melhorias e desenvolvimento de novos produtos para serem oferecidos no mercado.

 

Funil de vendas: como desenvolver um?

Antes da aplicação de qualquer processo, é preciso ter um planejamento estratégico muito bem definido, que contemple todos os objetivos que o seu negócio deseja alcançar com a venda de cada um dos produtos oferecidos no mercado.

No entanto, para que haja produto/serviço, é essencial que você conheça o perfil do seu cliente, entendendo as necessidades e dores dele no dia a dia, a fim de sempre oferecer as melhores experiências com um ótimo custo x benefício, agregando também valor a cada negociação.

Desta forma, um dos primeiros passos a se levar em consideração é a construção da persona, que tem como objetivo principal definir o perfil do cliente ideal para os seus negócios, elencando as razões que o levam a comprar com a sua empresa e não com o seu concorrente.

 

Tendo isso em mente, confira as cinco dicas que preparamos sobre como montar o seu funil de vendas:

  • Determine o topo do seu funil: ele é a primeira experiência que o cliente tem com a sua marca/negócio. E, independentemente da forma que ele tenha chegado até você, é preciso proporcionar uma experiência agradável. 

Feito isso, é necessário determinar como e os motivos pelos quais os clientes vão entrar no seu funil. Por exemplo, se sua empresa está online, a melhor forma é encorajar seus clientes a se cadastrarem por e-mail para receberem seus conteúdos e suas ofertas.

Nesta etapa, uma dica importante é conhecer o seu mercado, saber o que o seu concorrente está fazendo para que você possa superar as expectativas do seu cliente e criar um funil que atenda às necessidades dele também.

  • Ações de marketing: ações estabelecidas a partir de um bom marketing são essenciais tanto para o topo do funil quanto para meio e o fundo. Por isso, ao se tratar do topo, é essencial que você inspire o seu cliente, mostrando que você pode fazer algo para ajudá-lo com o seu “possível” problema. Então, concentre esforços para isso.
  • Minimize os riscos: tenha em mente que, prospectar muitos clientes não é sinônimo de fechamento de muitas vendas. Fique atento e não perca o timing da negociação, deixando o consumidor muito livre para se decidir e acabar se perdendo dentro do funil, assim repetindo diversas vezes a mesma etapa.
  • No tempo certo: conheça o seu cliente e saiba quais são as informações essenciais para fazer com que ele avance nas fases do seu funil de vendas até a conversão e não tenha medo de movê-lo para a próxima etapa. Lembrando que: muitos ou poucos dados sobre os produtos são prejudiciais, gerando dúvidas na cabeça dele.
  • Aposte nos seus diferenciais: com as suas prioridades definidas e com uma equipe alinhada a motivar seus clientes neste processo, estabeleça onde cada profissional do seu time é melhor e invista nisso.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como montar um funil de vendas, entenda que não basta apenas ter o funil sem que ele seja executado de maneira correta. É preciso investir, constantemente, no preparo e desenvolvimento da sua equipe também.

Aproveitando, conta para gente como você tem utilizado o funil de vendas na sua empresa e os ganhos gerados.

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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