Funil de marketing: o que é e qual a sua importância para as estratégias?
Você já foi impactado por anúncios que interromperam algo que estava realizando, certo? Com o funil de marketing é o oposto.
É muito comum sermos atingidos por anúncios em rádios, TVs, carros de som, telefonemas, vídeos na internet, pop ups e até mesmo panfletos. Isso faz parte do marketing de interrupção.
Mesmo sendo invasivo, ainda dá bastante certo. Contudo, surgiram outras maneiras de vender no ambiente digital que não interrompem a navegação, ou qualquer outra ação, do usuário. Na verdade, incentivam ele a ir atrás da empresa.
Essa mudança não é à toa e aconteceu por diversos motivos, entre eles estão o surgimento da internet, o novo comportamento do consumidor e a preocupação das empresas, focando agora mais nas pessoas e não apenas em vender.
É aí que entra o inbound marketing, atuando para atrair as pessoas para sites, redes sociais, blogs e na solicitação da permissão do usuário, assim podendo receber contatos e demais interações.
Dentro desse universo podemos citar o funil de marketing, um parceiro ideal para quem quer nutrir os seus visitantes de maneira assertiva até o transformar em vendas. Entenda mais neste post e fique por dentro.
O que é o funil de marketing?
O funil de marketing não tem esse nome em vão, já que sua forma de trabalhar é muito semelhante ao objeto. Em seu topo estão muitos usuários, mas ao afunilar, apenas os com maior potencial de venda ficam retidos.
Ele é como uma peneira, irá trabalhar os visitantes para transformá-los em leads e depois em clientes fiéis, podendo criar verdadeiros fãs da marca.
Possui três etapas, que devem ser muito bem estabelecidas e conhecidas pelos responsáveis que lidarão com elas, para que a estratégia funcione e o funil trabalhe de maneira fluída e linear.
Quais são as etapas do funil de marketing?
O funil de marketing é formado por etapas que classificarão os usuários de acordo com suas ações. Confira quais são:
Topo
O topo é a parte que concentra a maior parcela de pessoas, porque é a primeira fase na jornada de compra do inbound marketing, envolvendo a descoberta e o aprendizado.
É aquele momento em que o usuário ainda não sabe o problema que possui e muito menos a melhor solução para ele. É necessário ter muita presença orgânica, em redes sociais e blogs.
Nessa fase, as pessoas encontram o blog da empresa por acaso, ao pesquisar por algo no Google, e devem aprender sobre o tema abordado, com linguagem fácil, acessível e clara.
Meio
É normal que ao chegar no meio do funil a quantidade de pessoas diminua, porque nem todas que conheceram sua empresa se interessarão por ela ou pelas soluções que oferece.
É um bom indicativo de que os usuários estão sendo segmentados.
No meio do funil ficarão os clientes em potencial e que se interessaram pelos produtos. Eles começarão a consumir mais conteúdos e vão procurar informações cada vez mais específicas.
Estar preparado para isso, e criar posts mais elaborados, com respostas completas e dicas, é essencial para manter essas pessoas interessadas e cada vez mais conscientes sobre aquela solução.
No meio do funil, possivelmente, você terá leads que se inscreveram na newsletter, baixaram materiais e se inscreveram em eventos online.
Com os dados de contatos deles, você poderá manter uma comunicação mais assertiva.
Fundo
No fundo, é onde ficarão os leads mais preciosos, ou seja, os que estão mais próximos de concluir a venda e são qualificados.
As etapas anteriores eram mais educativas e conscientizadoras. Nessa, conteúdos mais específicos são criados, para incentivar a venda e destacar os benefícios de escolher a empresa.
É no fundo do funil de marketing que irá ocorrer a venda. Mas o trabalho não acaba por aí, pois depois de todo esse processo é interessante investir em um pós-venda de qualidade.
Qual a importância de traçar um funil de marketing?
Atualmente, o conteúdo é uma das formas de atração de clientes que mais funciona, além de gerar maior conexão com os usuários.
Atrair, em vez de interromper a navegação, e oferecer textos, vídeos, podcasts, infográficos e demais conteúdos, é o futuro. Estar na parcela de empresas que ganha seus clientes dessa forma é essencial.
E diferente de ações com anúncios diretos, os posts orgânicos fazem com que a empresa fique nos primeiros lugares do Google, sem gastar para isso. É uma maneira de trazer mais visibilidade, credibilidade e cliques por um valor mais acessível.
Entenda essa estratégia, na prática
Apresentaremos um exemplo para você entender como funciona na prática o funil de marketing.
Imagine que sua empresa é uma loja online de joias artesanais.
No topo do funil você pode fazer posts amplos, falando sobre as joias e o que torna o trabalho manual tão importante.
Já no meio do funil de marketing, pode trabalhar com informações mais específicas. Por exemplo, como escolher uma joia feita especialmente para você e criar um e-book sobre as tendências do ano.
Na última etapa, você pode publicar depoimentos de outros clientes satisfeitos, divulgar seu trabalho e contar um pouco mais do seu cotidiano.
Interessante como o funil de marketing pode apresentar resultados interessantes, não é mesmo? Aproveite para continuar por dentro do mundo digital e nos siga no Instagram para ver nossos posts.