Funil de marketing: o que é e qual a sua importância para as estratégias?

Funil de marketing: o que é e qual a sua importância para as estratégias?

Funil de marketing: o que é e qual a sua importância para as estratégias?

Você já foi impactado por anúncios que interromperam algo que estava realizando, certo? Com o funil de marketing é o oposto.

É muito comum sermos atingidos por anúncios em rádios, TVs, carros de som, telefonemas, vídeos na internet, pop ups e até mesmo panfletos. Isso faz parte do marketing de interrupção.

Mesmo sendo invasivo, ainda dá bastante certo. Contudo, surgiram outras maneiras de vender no ambiente digital que não interrompem a navegação, ou qualquer outra ação, do usuário. Na verdade, incentivam ele a ir atrás da empresa.

Essa mudança não é à toa e aconteceu por diversos motivos, entre eles estão o surgimento da internet, o novo comportamento do consumidor e a preocupação das empresas, focando agora mais nas pessoas e não apenas em vender.

É aí que entra o inbound marketing, atuando para atrair as pessoas para sites, redes sociais, blogs e na solicitação da permissão do usuário, assim podendo receber contatos e demais interações.

Dentro desse universo podemos citar o funil de marketing, um parceiro ideal para quem quer nutrir os seus visitantes de maneira assertiva até o transformar em vendas. Entenda mais neste post e fique por dentro.

O que é o funil de marketing?

O funil de marketing não tem esse nome em vão, já que sua forma de trabalhar é muito semelhante ao objeto. Em seu topo estão muitos usuários, mas ao afunilar, apenas os com maior potencial de venda ficam retidos.

Ele é como uma peneira, irá trabalhar os visitantes para transformá-los em leads e depois em clientes fiéis, podendo criar verdadeiros fãs da marca.

Possui três etapas, que devem ser muito bem estabelecidas e conhecidas pelos responsáveis que lidarão com elas, para que a estratégia funcione e o funil trabalhe de maneira fluída e linear.

Quais são as etapas do funil de marketing?

O funil de marketing é formado por etapas que classificarão os usuários de acordo com suas ações. Confira quais são:

Topo

O topo é a parte que concentra a maior parcela de pessoas, porque é a primeira fase na jornada de compra do inbound marketing, envolvendo a descoberta e o aprendizado.

É aquele momento em que o usuário ainda não sabe o problema que possui e muito menos a melhor solução para ele. É necessário ter muita presença orgânica, em redes sociais e blogs.

Nessa fase, as pessoas encontram o blog da empresa por acaso, ao pesquisar por algo no Google, e devem aprender sobre o tema abordado, com linguagem fácil, acessível e clara.

Meio

É normal que ao chegar no meio do funil a quantidade de pessoas diminua, porque nem todas que conheceram sua empresa se interessarão por ela ou pelas soluções que oferece.

É um bom indicativo de que os usuários estão sendo segmentados.

No meio do funil ficarão os clientes em potencial e que se interessaram pelos produtos. Eles começarão a consumir mais conteúdos e vão procurar informações cada vez mais específicas.

Estar preparado para isso, e criar posts mais elaborados, com respostas completas e dicas, é essencial para manter essas pessoas interessadas e cada vez mais conscientes sobre aquela solução.

No meio do funil, possivelmente, você terá leads que se inscreveram na newsletter, baixaram materiais e se inscreveram em eventos online.

Com os dados de contatos deles, você poderá manter uma comunicação mais assertiva.

Fundo

No fundo, é onde ficarão os leads mais preciosos, ou seja, os que estão mais próximos de concluir a venda e são qualificados.

As etapas anteriores eram mais educativas e conscientizadoras. Nessa, conteúdos mais específicos são criados, para incentivar a venda e destacar os benefícios de escolher a empresa.

É no fundo do funil de marketing que irá ocorrer a venda. Mas o trabalho não acaba por aí, pois depois de todo esse processo é interessante investir em um pós-venda de qualidade.

Qual a importância de traçar um funil de marketing?

Atualmente, o conteúdo é uma das formas de atração de clientes que mais funciona, além de gerar maior conexão com os usuários.

Atrair, em vez de interromper a navegação, e oferecer textos, vídeos, podcasts, infográficos e demais conteúdos, é o futuro. Estar na parcela de empresas que ganha seus clientes dessa forma é essencial.

E diferente de ações com anúncios diretos, os posts orgânicos fazem com que a empresa fique nos primeiros lugares do Google, sem gastar para isso. É uma maneira de trazer mais visibilidade, credibilidade e cliques por um valor mais acessível.

Entenda essa estratégia, na prática

Apresentaremos um exemplo para você entender como funciona na prática o funil de marketing.

Imagine que sua empresa é uma loja online de joias artesanais.

No topo do funil você pode fazer posts amplos, falando sobre as joias e o que torna o trabalho manual tão importante.

Já no meio do funil de marketing, pode trabalhar com informações mais específicas. Por exemplo, como escolher uma joia feita especialmente para você e criar um e-book sobre as tendências do ano.

Na última etapa, você pode publicar depoimentos de outros clientes satisfeitos, divulgar seu trabalho e contar um pouco mais do seu cotidiano.

Interessante como o funil de marketing pode apresentar resultados interessantes, não é mesmo? Aproveite para continuar por dentro do mundo digital e nos siga no Instagram para ver nossos posts.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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