Estrutura de landing page: o que deve conter?
A estrutura de landing page deve ter itens para converter usuários em leads e ajudar a empresa a bater metas, além de agregar na experiência do usuário.
Para que determinada ação gere resultados, é necessário que seja feita de maneira completa, como um post de rede social, que deve conter arte, texto criativo e ser direcionado para as pessoas certas, ou um site, que precisa ser completo e ter páginas e conteúdos.
Acontece o mesmo quando o assunto é estrutura de landing page. Esse item, também conhecido como página de conversão, deve ter todos os elementos necessários para convencer os usuários a realizarem determinadas ações, como preencher formulários.
Imagine que você está em um supermercado e anunciam um sorteio, mas não falam como participar ou qual é o prêmio. A tendência é que você desista imediatamente de participar, certo? O mesmo acontece quando se fala em páginas de conversão.
Em ações de publicidade e marketing, trabalha-se com trocas, onde, por exemplo, o usuário preenche um formulário em troca de um e-book, ou realiza a compra, pois aquele produto irá agregar bastante em sua vida.
Para que essa troca seja justa, é necessário contar com ferramentas completas e que tragam firmeza para essas pessoas.
Pensando em ajudar você a fazer a estrutura de landing page correta e conseguir atingir seus objetivos com ela, preparamos esse conteúdo. Fique atento aos fatores necessários para converter e aproveite para saber mais sobre as páginas de conversão.
O que são landing pages?
Antes de saber qual a estrutura de landing page ideal para converter, é necessário conhecer mais sobre essa ferramenta muito usada no marketing digital, para conseguir leads de maneira correta e dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados.
Traduzidas como páginas de destino, elas são endereços na web que possuem, como principal foco, o objetivo de converter os usuários que a visitam.
Isso ocorre quando a pessoa responde algum formulário para receber algo em troca. Geralmente, são descontos, materiais ricos, como e-books, ou guias.
Esses dados de contato são verdadeiros tesouros para quem cria esse tipo de página, já que com eles é possível saber quantas pessoas estão interessadas na sua empresa, assim como é possível enviar e-mails e demais tipos de contatos.
A captação desses dados faz parte de uma série de estratégias do marketing digital, como o inbound, que atua atraindo indivíduos e os trabalha para virarem clientes.
No entanto, para elas comprarem, é preciso que demonstrem algum tipo de interesse pela empresa, sendo o preenchimento de formulários uma das melhores e mais claras formas de perceber isso.
Como pode ser a estrutura de landing page que converte?
Agora que você sabe o que é uma página de destino, saiba quais são os itens que não devem faltar na estrutura de landing page, para ela funcionar e converter a maior quantidade de pessoas possível.
Logo
O logotipo da empresa deve ser um dos itens que aparecem primeiro para o usuário, geralmente no topo da estrutura de landing page, para que as pessoas lembrem da marca e saibam para qual empresa estão disponibilizando seus dados de contato.
Inclusive, existem alguns tipos de páginas desse estilo que falam brevemente sobre a empresa e apresentam links, para que as pessoas entendam mais sobre a organização.
Título
O título é um fator muito importante, pois deixa bem claro do que se trata aquela página. Geralmente, quando se oferece um material gratuito, a landing page também leva o nome dele para atrair as pessoas.
É importante lembrar que o título pode ser pensado utilizando estratégias de SEO e usando palavras-chave, para que essa página seja achada de maneira orgânica pelos buscadores.
Imagem
Principalmente quando se fala na oferta de e-books e demais materiais, utilizar a imagem de um mockup pode fazer com que as pessoas queiram baixar o conteúdo e preencher mais rapidamente o formulário.
Formulário
Por falar em formulário, ele é um dos itens mais importantes na estratégia de landing page e serve para que as pessoas o respondam em troca dos materiais gratuitos, que possuem interesse.
Ele deve ser objetivo e ter apenas os campos necessários, para que a empresa guarde os dados de clientes. Geralmente, é necessário ter campo para nome e e-mail. Se for grande demais, pode desinteressar as pessoas.
Tópicos
A estrutura de landing page é conhecida por ser enxuta e bem objetiva, para focar os usuários no preenchimento do formulário. Por isso, falam sobre o tema da página em forma de tópicos e de maneira bem rápida, com frases curtas.
É uma forma de deixar as pessoas mais interessadas em receber o conteúdo gratuito.
Política de privacidade
Principalmente agora, que a Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor, é muito importante que a landing page tenha um aviso de cookies no site, além de uma política de privacidade bem clara e com fácil acesso para todos.
Nela, deve conter todas as informações sobre captação, uso e armazenamento dos dados informados no formulário.
Dicas para criar uma landing page incrível!
Pode até parecer uma receita de bolo essa lista de itens fundamentais para a sua landing page, mas a verdade é que esses pontos não garantem o resultado da sua página de conversão por si só.
Não estamos querendo dizer que são meros detalhes e que um layout bem definido, por exemplo, não é tão importante, mas sim que não basta unir todos esses pontos e esperar sentado pelo resultado.
Até mesmo as landing pages com recordes de cadastros não são apenas um amontoado de conteúdos. São páginas criadas de forma minuciosa, levando em conta pontos como o tempo médio de navegação dos usuários, comportamentos de compra e mais.
Dentro do marketing digital, ou seja, não só quando falamos da estrutura de landing page, é importante saber que mesmo com tantas ferramentas, softwares, estratégias e dados, não existem resultados garantidos, bem como números exatos a serem esperados.
Levando isso em conta, fica a reflexão: será que basta ter uma página com todos os elementos que citamos, sem um grande cordão para mantê-los juntos e contando uma história, além de uma boa navegabilidade?
Levando isso em conta, veja a seguir algumas dicas que, junto com a estrutura da landing page correta, poderão aumentar o potencial de sucesso da sua página ainda mais.
Reduza o menu de navegação
Pode parecer estranho para algumas pessoas essa dica, mas a verdade é que quando falamos de páginas de conversão, quanto menor a quantidade de fatores que podem dispersar o usuário, melhor.
Isso porque aquele usuário que ainda não é lead tem uma atenção muito rasa, o que em questão de segundos pode ser perdida por um link até então curioso ou uma página que ele queira conhecer mais.
Em uma dessas, eles podem ir embora para sempre e em vez de fazerem a ação esperada, apenas serão mais usuários soltos.
Por isso, quanto menos informações externas, como menus e direcionamentos para sites de fora, melhor.
Lembre-se: menos é mais
Não estamos falando que é para deixar os usuários sem acesso à informação ou criar uma página sem imagens e um layout bem trabalhado. Aqui, a ideia é trazer uma estrutura de landing page que leve em conta os descansos visuais e espaços em branco.
Use recursos visuais com cautela e não se deixe levar por referências que não são do seu setor de atuação.
Principalmente landing pages de temas muito específicos precisam seguir os direcionamentos do segmento, para que não espantem o público-alvo daquele escopo
Tenha um site rápido
Um dos principais fatores de ranqueamento do Google é o tempo de carregamento da página, já que para o maior buscador do mundo é preciso manter a experiência dos usuários a melhor possível.
Por isso, ao desenvolver a sua página de conversão, foque em layouts limpos, leves, responsivos e com uma linguagem de código da atualidade.
Ah, pense no peso das imagens e dos elementos visuais, pois eles também podem afetar a velocidade de carregamento do site.
Foque no seu público-alvo
A sua estrutura de landing page pode ser a mais linda do mundo, mas se a oferta que ela trabalha não é relevante para o seu público, todo o trabalho será em vão.
É preciso pensar no que faria a sua audiência se cadastrar em um site, principalmente em uma época em que os usuários estão cada dia mais críticos e exigentes.
Se for a oferta de um material, de qual tipo seria? Um e-book, webinar, curso gratuito, uma série de vídeos, template de documentos ou uma oferta como um desconto na sua loja ou até mesmo cashback? Pense nisso.
Agora que você sabe o que é e qual a estrutura de landing page ideal para converter, conte com nossa equipe de especialistas para criar a melhor página para sua empresa. Entre em contato e vamos conversar.