4 dicas para criar uma estratégia de inbound marketing
Uma boa estratégia de inbound marketing é capaz de atrair, converter e encantar clientes, tornando-os verdadeiros fãs da sua empresa.
No entanto, para que dê certo, é preciso conhecer as quatro etapas do marketing de atração e compreender para que serve cada uma delas.
Além disso, diferente de outros tipos de estratégia, nesse caso, o foco é que os clientes encontrem sua marca, portanto, é normal que os resultados demorem um pouco mais do que um plano de interrupção, por exemplo.
Essa estratégia tem como principais pilares os textos com SEO, conteúdos ricos e ações em redes sociais, de modo que o interessante é conseguir atrair as pessoas pela relevância do conteúdo, gatilhos mentais e outros elementos.
Entre as principais razões que explicam por que esse tipo de marketing só tende a crescer estão a maior facilidade de encontrar o público certo, a possibilidade de se aproximar mais dos clientes e ter maior poder de persuasão.
Já pelo ponto de vista comercial, é um conjunto de ações que saem mais barato e tornam o ciclo de vendas mais curto, que, pela oferta de conteúdo altamente relevante, permite que o lead tome decisão rapidamente.
Veja nesse post as quatro dicas que trouxemos para você criar uma estratégia de inbound marketing de sucesso e que atenda seus objetivos. Continue a leitura.
Como criar uma estratégia de inbound marketing?
Agora que você já sabe por que adotar esse tipo de estratégia é interessante para sua empresa, veja a seguir como estruturar a sua e obter resultados com isso.
Como o inbound marketing está separado em quatro etapas, nada mais justo que conceituar todas e dar a você as melhores dicas para atuar corretamente em cada uma delas.
Antes de tudo, saiba que elas devem ser levadas a sério, e pular etapas ou tarefas pode colocar o trabalho em risco, de modo a atrapalhar todo o ciclo.
Atrair
A fase de atração envolve ofertar conteúdos de qualidade sobre determinado assunto, e podem ser em forma de blogs, infográficos, vídeos, áudios, ebooks, entre outros.
A “equação” dessa fase é bem simples: sem visitas no seu site, sem leads, vendas e demais fases!
A dica para a etapa de atração é fazer conteúdos direcionados e com alta qualidade. Para isso, é preciso fazer um longo estudo do seu público, criar a buyer persona e então compreender qual conteúdo é o melhor para seus clientes.
Além disso, é importante criar materiais de acordo com as etapas do funil de vendas, onde existem pessoas que não sabem nada do seu produto e aquelas que estão a um passo de comprar com você.
Converter
Esse passo tem como foco transformar esses visitantes que foram atraídos pelos conteúdos em leads, que são contatos com muito mais poder de compra que um simples usuário.
No entanto, para que essas pessoas se transformem em leads, é preciso que passem seus dados de contato como nome e e-mail em troca de alguma recompensa, que também são chamadas de ofertas diretas e indiretas.
A dica nessa etapa é trabalhar em ofertas indiretas, que envolvem o download de ebook, infográfico ou qualquer outro conteúdo, e nas diretas, que podem ser o pedido de um orçamento, formulário de contato, teste gratuito de um produto, entre outros.
É interessante mostrar valor nessa troca, induzindo a pessoa a se tornar um lead.
Vender
Agora é hora de transformá-los em clientes! Essa etapa da sua estratégia de inbound marketing é muito importante, pois mesmo que os esforços em nutrir esses clientes em potencial e aproximá-los da marca sejam importantes, vender ainda é o foco.
Nunca se esqueça que todo trabalho envolvido, desde o oferecimento de conteúdos de qualidade até as ofertas indiretas e diretas, são para aumentar as vendas!
A dica sobre essa etapa é avaliar o quão complexa é a venda da sua solução, levando em conta que geralmente as vendas mais difíceis são as de produtos com valor elevado, e trabalhar para tornar o processo leve e facilitado.
Oferecer, além dos conteúdos comuns, dicas sobre os produtos, consultoria e presença digital são boas escolhas.
Encantar
Depois de vender, acabou? Não! Agora é hora de transformar clientes em verdadeiros fãs da marca e em parceiros de divulgação gratuita, no chamado boca a boca.
O foco das empresas não é apenas vender, mas manter a base de consumidores ativa, de forma que voltem frequentemente para sua loja. Além disso, é de cinco a sete vezes mais barato reter um cliente do que buscar um novo!
A dica para encantar seus clientes é sempre se manter presente de diversas formas, seja com newsletters, mensagens personalizadas de aniversário e demais datas comemorativas como natal e ano novo, por exemplo, e enviar descontos especiais para clientes antigos.
Apesar de a qualidade do seu produto e serviço serem muito importantes, a forma como acontece o pós-venda é essencial, já que o consumidor não quer só comprar e sim manter uma relação com a empresa, se ele sentir que ela merece.
Agora que você já conhece as dicas para sua estratégia de inbound marketing, aproveite para orçar uma consultoria completa com especialistas nesse assunto! Entre em contato e fale conosco.