
Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores
Para conduzir a jornada do consumidor até a decisão de compra, é preciso compreender quais são os fatores responsáveis por influenciar esse percurso.
Afinal, são diversos os motivos que levam uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço de determinada marca.
Nesse sentido, entender o comportamento do consumidor é a chave para desenvolver estratégias mais precisas e eficazes, capazes de contribuir verdadeiramente com a condução do cliente ao longo da jornada de compra.
Por isso, neste conteúdo, explicamos quais são os fatores essenciais para a decisão de compra dos consumidores. Continue a leitura!
Entenda quais são os fatores essenciais para a decisão de compra
Toda marca tem como um de seus objetivos atrair mais clientes e aumentar o número de vendas, mas nem sempre uma empresa sabe como traçar as estratégias certas para chegar lá.
Para estruturar ações capazes de cumprir essas metas e melhorar o desempenho da marca no mercado, é essencial compreender melhor o comportamento dos consumidores e os fatores responsáveis por levá-los à decisão de comprar ou não um produto.
A seguir, apresentamos alguns dos principais elementos por influenciar o seu cliente a concluir ou não a jornada de compra:
Preço
Não há como negar: o poder aquisitivo do seu público é um elemento fundamental no momento de fazer uma compra.
Preços muito altos podem desencorajar essa decisão e até mesmo afastar novos clientes, fazendo com que se voltem a opções da concorrência.
Ainda assim, é importante lembrar que uma boa precificação deve levar em conta diferentes elementos, de modo que a estratégia adotada não afaste os consumidores, mas também não deixe a sua marca no prejuízo.
Um bom jeito de encontrar um meio termo é manter os seus preços e, quando possível, realizar promoções que ajudem a atrair mais pessoas e impulsionar as suas vendas.
Confiança e reputação da marca
Também é importante ter em mente que todas as ações da sua marca podem ter impactos sobre a decisão de compra de futuros clientes.
Afinal, a reputação que você cria no mercado pode vir a ser um fator decisivo para os consumidores, especialmente quando eles ainda estão conhecendo as suas soluções.
Um exemplo claro disso é o uso do Reclame Aqui. Segundo o próprio site, 92% dos consumidores utilizam a plataforma para pesquisar sobre a reputação de uma empresa antes de optar por se relacionar com ela.
Assim, um bom gerenciamento de imagem é um elemento fundamental para o sucesso de uma marca no mercado atual.
Experiências passadas
Lembre-se: todo cliente que está comprando um produto da sua marca no presente tem a opção de voltar ou não a se relacionar com a sua empresa no futuro.
Por isso, garantir uma boa experiência e a satisfação das pessoas que passam pelo seu negócio é uma estratégia central para promover a fidelidade da clientela e mantê-la por perto.
Nesse sentido, as experiências passadas dos seus consumidores podem desempenhar um papel bastante importante na decisão de compra.
Opiniões de amigos e familiares
Não são apenas as experiências dos próprios consumidores que podem influenciar a sua decisão de compra, mas também as de amigos e familiares.
Assim, o marketing boca a boca e os programas de indicação podem ser estratégias bastante relevantes para criar uma boa imagem para a empresa e estimular a confiança do público consumidor no seu trabalho.
Influenciadores digitais
De acordo com o Relatório Influenciadores Digitais, realizado pelo Opinion Box, 77% das pessoas entrevistadas seguem algum influenciador digital em suas redes sociais. Além disso, 55% dessas pessoas já compraram um produto por indicação desses perfis.
Nesse sentido, colaborações com esses profissionais podem ser um bom jeito de estimular a confiança do público na sua marca, além de trazer mais visibilidade para as suas soluções.
Para isso, é importante lembrar de escolher bem os influenciadores com quem as parcerias serão feitas, baseando a sua escolha no público-alvo a ser atingido por esses perfis.
Necessidades e estilo de vida
Outro elemento capaz de influenciar a jornada de compra dos seus consumidores é o estilo de vida que eles levam.
Isso significa que, para apresentar os seus produtos e serviços de forma relevante, é preciso entender quais são as necessidades e os interesses do seu público-alvo.
Dessa maneira, as campanhas de marketing se tornam mais personalizadas, pois são direcionadas a um público que a sua marca conhece e compreende a fundo.
Esse é um elemento bastante importante para que, ao conhecer os seus produtos, os consumidores percebam a relevância que eles podem ter para o estilo de vida que procuram levar.
Acesso à informação
Por fim, não podemos esquecer que o acesso à informação é um dos aspectos centrais para a decisão de compra do seu público.
Ou seja, quando o consumidor entende os problemas que enfrenta e as soluções que pode adotar para resolvê-los, fica muito mais fácil conduzi-lo ao longo da jornada de compra.
Para isso, é essencial que a marca tenha uma presença digital forte e consistente, com a qual possa fornecer conteúdos relevantes ao seu público, contribuindo com a sua tomada de decisão.
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