Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores

Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores

Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores

Para conduzir a jornada do consumidor até a decisão de compra, é preciso compreender quais são os fatores responsáveis por influenciar esse percurso.

Afinal, são diversos os motivos que levam uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço de determinada marca.

Nesse sentido, entender o comportamento do consumidor é a chave para desenvolver estratégias mais precisas e eficazes, capazes de contribuir verdadeiramente com a condução do cliente ao longo da jornada de compra.

Por isso, neste conteúdo, explicamos quais são os fatores essenciais para a decisão de compra dos consumidores. Continue a leitura!

Entenda quais são os fatores essenciais para a decisão de compra

Toda marca tem como um de seus objetivos atrair mais clientes e aumentar o número de vendas, mas nem sempre uma empresa sabe como traçar as estratégias certas para chegar lá.

Para estruturar ações capazes de cumprir essas metas e melhorar o desempenho da marca no mercado, é essencial compreender melhor o comportamento dos consumidores e os fatores responsáveis por levá-los à decisão de comprar ou não um produto.

A seguir, apresentamos alguns dos principais elementos por influenciar o seu cliente a concluir ou não a jornada de compra: 

Preço 

Não há como negar: o poder aquisitivo do seu público é um elemento fundamental no momento de fazer uma compra.

Preços muito altos podem desencorajar essa decisão e até mesmo afastar novos clientes, fazendo com que se voltem a opções da concorrência.

Ainda assim, é importante lembrar que uma boa precificação deve levar em conta diferentes elementos, de modo que a estratégia adotada não afaste os consumidores, mas também não deixe a sua marca no prejuízo.

Um bom jeito de encontrar um meio termo é manter os seus preços e, quando possível, realizar promoções que ajudem a atrair mais pessoas e impulsionar as suas vendas.

Confiança e reputação da marca 

Também é importante ter em mente que todas as ações da sua marca podem ter impactos sobre a decisão de compra de futuros clientes.

Afinal, a reputação que você cria no mercado pode vir a ser um fator decisivo para os consumidores, especialmente quando eles ainda estão conhecendo as suas soluções.

Um exemplo claro disso é o uso do Reclame Aqui. Segundo o próprio site, 92% dos consumidores utilizam a plataforma para pesquisar sobre a reputação de uma empresa antes de optar por se relacionar com ela.

Assim, um bom gerenciamento de imagem é um elemento fundamental para o sucesso de uma marca no mercado atual.

Experiências passadas 

Lembre-se: todo cliente que está comprando um produto da sua marca no presente tem a opção de voltar ou não a se relacionar com a sua empresa no futuro.

Por isso, garantir uma boa experiência e a satisfação das pessoas que passam pelo seu negócio é uma estratégia central para promover a fidelidade da clientela e mantê-la por perto.

Nesse sentido, as experiências passadas dos seus consumidores podem desempenhar um papel bastante importante na decisão de compra.

Opiniões de amigos e familiares

Não são apenas as experiências dos próprios consumidores que podem influenciar a sua decisão de compra, mas também as de amigos e familiares.

Assim, o marketing boca a boca e os programas de indicação podem ser estratégias bastante relevantes para criar uma boa imagem para a empresa e estimular a confiança do público consumidor no seu trabalho.

Influenciadores digitais

De acordo com o Relatório Influenciadores Digitais, realizado pelo Opinion Box, 77% das pessoas entrevistadas seguem algum influenciador digital em suas redes sociais. Além disso, 55% dessas pessoas já compraram um produto por indicação desses perfis.

Nesse sentido, colaborações com esses profissionais podem ser um bom jeito de estimular a confiança do público na sua marca, além de trazer mais visibilidade para as suas soluções.

Para isso, é importante lembrar de escolher bem os influenciadores com quem as parcerias serão feitas, baseando a sua escolha no público-alvo a ser atingido por esses perfis.

Necessidades e estilo de vida

Outro elemento capaz de influenciar a jornada de compra dos seus consumidores é o estilo de vida que eles levam.

Isso significa que, para apresentar os seus produtos e serviços de forma relevante, é preciso entender quais são as necessidades e os interesses do seu público-alvo.

Dessa maneira, as campanhas de marketing se tornam mais personalizadas, pois são direcionadas a um público que a sua marca conhece e compreende a fundo.

Esse é um elemento bastante importante para que, ao conhecer os seus produtos, os consumidores percebam a relevância que eles podem ter para o estilo de vida que procuram levar.

Acesso à informação

Por fim, não podemos esquecer que o acesso à informação é um dos aspectos centrais para a decisão de compra do seu público.

Ou seja, quando o consumidor entende os problemas que enfrenta e as soluções que pode adotar para resolvê-los, fica muito mais fácil conduzi-lo ao longo da jornada de compra.

Para isso, é essencial que a marca tenha uma presença digital forte e consistente, com a qual possa fornecer conteúdos relevantes ao seu público, contribuindo com a sua tomada de decisão.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue aqui no blog da Agência Orin e descubra como potencializar a sua carteira de clientes com o enriquecimento de dados!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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